Adotando essas práticas você poderá economizar muito dinheiro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

economizar dinheiro

Praticamente todas as pessoas precisam economizar dinheiro. Isso porque, dinheiro é um assunto delicado para todo mundo – a menos que você seja muito rico, dificilmente você é uma pessoa que não se preocupa com os seus gastos. Principalmente para quem está começando na vida – saindo da casa dos pais para estudar ou trabalhar – a palavra de ordem deve ser sempre poupar.


As pessoas normalmente não percebem, mas pequenos valores que você deixa de gastar podem fazer uma grande diferença no final de um mês. Quando você precisar gastar dinheiro, tente seguir estas dicas e talvez você se surpreenda com o quanto conseguirá poupar…

8 dicas para economizar seu dinheiro
Compre produtos não perecíveis em volumes maiores

1 Tente sempre comprar produtos não perecíveis em grandes quantidades. Essa dica vale principalmente para produtos de limpeza. Não se deixe enganar pelos preços no supermercado, se você dividir o preço das embalagens maiores, na maioria das vezes o produto acabará saindo mais barato. Então sempre pense duas vezes antes de recusar aquela promoção que quer te empurrar duas garrafas de amaciante ao invés de comprar só uma.

Economize em transporte

2 Repense sua forma de locomoção. Ter um carro é muito cômodo, mas também é muito caro. Se você colocar todos os gastos na ponta do lápis, como impostos, gasolina, seguro, estacionamentos, manutenções etc., talvez perceba que vender seu carro e passar a andar em transporte coletivo ou em aplicativos de motoristas particulares acabe saindo mais barato. Outra dica importante é não descartar tão rápido a possibilidade de simplesmente ir a pé aos lugares mais próximos.

Evite compras desnecessárias

3 Nunca vá ao supermercado com fome! Portanto, sempre esteja saciado na hora de comprar comida e sempre faça uma lista. Isso porque, comprar comida quando você está com fome vai fazer com que você ceda mais fácil aos impulsos e você acabará comprando coisas que não precisa.

Como comprar livros

4 Sempre que quiser comprar um livro, procure antes em um sebo ou em algum site que venda livros usados. Você vai encontrar livros em perfeito estado por preços muito menores do que os cobrados pelas grandes livrarias.

Use um cofrinho

5 Compre um cofrinho. Guarde todas as moedas que você tiver em um cofrinho. Isto porque seguidamente as moedas ficam perdidas em bolsos de calças e jaquetas, bolsas, mochilas e etc. Junte tudo em um cofrinho e conte quando ele estiver cheio. O valor apurado talvez dê para comprar algo bem legal.

Aproveite as promoções

6 Fique atento para as promoções de roupas, principalmente nas épocas de transição entre estações do ano, pois as lojas têm grandes volumes de roupas que precisam vender para abrir espaço para as novas coleções. Ainda que talvez você não vá usar um blusão até o ano seguinte, pode ser um belo investimento comprar um blusão em promoção no fim do inverno.

Organize seus gastos

7 Mantenha um registro dos seus gastos. Portanto, tente anotar tudo o que você gasta e no fim da semana analise seu comportamento. Talvez você esteja gastando em pequenas coisas com muita frequência, sem perceber o impacto que isso tem no seu orçamento. Por exemplo, se você gasta R$ 2,00 em um cafezinho depois do almoço todos os dias, ao fim do mês terá gastado, no mínimo, R$ 40,00 em cafezinhos.

Esqueça as grifes

8 Procure versões genéricas dos itens que você quer comprar ao invés de gastar uma fortuna naquela marca que está na moda. Assim, talvez você consiga encontrar um produto tão bom quanto o famoso de uma marca menos conhecida, gastando muito menos.

Então, tente colocar em prática as dicas acima e outras ideias que lhe ocorram para economizar seu suado dinheirinho, depois compare como você chega ao final do mês e como chegava antes de adotá-las. Por fim, lembre-se que economizar dinheiro é um hábito saudável e precisa ser continuado.


Leia também:
Como faço para… – Parte I
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
12 dicas para você economizar no preparo das refeições
O que significa sonhar com dinheiro?
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Aprenda duas simpatias para atrair dinheiro
Mitos que atrapalham investimentos financeiros

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *