Gatos com olhos de duas cores

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Gatos com olhos de duas cores

Você já se perguntou por que alguns gatos têm olhos de duas cores diferentes? Descubra aqui o motivo, e se isso é um problema.

Além disso, você sabia que alguns gatos têm olhos mais marcantes do que outros?

Os gatos com olhos de duas cores possuem uma anomalia, são os gatos heterocromáticos. Essa anomalia afeta a pigmentação dos olhos do gato, fazendo com que cada olho tenha uma cor diferente.

Os olhos de gato têm uma variedade de cores lindas, do dourado ao cobre, ao laranja, ao verde e ao azul.

Curiosamente, os olhos dos gatos são sempre de cor clara, por exemplo, os gatos não têm olhos castanhos escuros como os cães ou as pessoas.

Mas esse fenômeno marcante, a heterocromia, também pode ocorrer em cães e até mesmo em pessoas, porém em menos volume.

Por que alguns gatos têm olhos de duas cores diferentes?

Essa condição é mais comum em gatos brancos com manchas coloridas, assim como acontece em diversas raças, como por exemplo o Siamês, o Persa e o Angorá.

Embora seja bastante rara, uma condição chamada heterocromia pode resultar em gatos com olhos de duas cores diferentes.

Esses gatos de olhos estranhos geralmente têm uma íris (a parte colorida do olho) azul, enquanto a outra é verde, marrom, laranja ou amarela. A heterocromia também pode afetar cães e humanos.

Mas, além de sua aparência única, os gatos heterocromáticos não são diferentes de outros gatos em termos de personalidade e comportamento. Além disso, eles não necessitam cuidados especiais.

Eles podem ser carinhosos, brincalhões e inteligentes como qualquer outro gato. No entanto, eles têm uma beleza única que os torna muito populares entre os amantes de gatos e fãs de raças incomuns.

O que causa a heterocromia em gatos?

Todos os felinos nascem com olhos que parecem azuis devido à falta de pigmento na íris. Então, nas primeiras semanas ou meses de vida, um pigmento chamado melanina é distribuído pela íris, fazendo com que os olhos mudem de cor.

Em geral isso acontece nos dois olhos, mas se o gato tiver heterocromia, a melanina fica distribuída apenas em uma íris, deixando a outra azul. Ou seja, o olho azul é o que não ficou na cor definitiva.

Não está claro porque alguns gatos desenvolvem heterocromia e outros não. Parece ser uma condição de desenvolvimento e, embora possa haver uma ligação genética, ninguém sabe realmente o que causa esse estranho e belo fenômeno.

Embora, como dito acima, algumas raças de gatos pareçam mais propensas a desenvolver heterocromia do que outras, isso pode acontecer com qualquer gato.

Gatos com olhos de duas cores - gatinho branco

Os gatos de olhos de duas cores têm visão ruim?

Felizmente, a heterocromia não afeta a capacidade de visão de um gato e também não parece afetar sua audição.

Gatos brancos com um ou mais olhos azuis têm maior incidência de surdez congênita, mas esses gatos não são mais propensos à cegueira do que outros gatos.

Só há motivo para preocupação se os olhos do seu gato mudarem de cor quando tiverem mais de 12 semanas de idade ou se mudarem repentinamente de cor em qualquer idade.

Existem vários processos de doença que podem fazer com que um olho mude de cor e, se isso acontecer, você deve falar com um veterinário o mais rápido possível.

O que você deve fazer se notar uma mudança na cor dos olhos do seu gato?

Se você perceber uma mudança na cor dos olhos do seu gato ou se suspeitar que os olhos do seu gato o estão incomodando, leve-o ao veterinário para um exame oftalmológico.

Isso porque há condições que podem causar alterações de cor nos olhos de um gato que não estão associadas à heterocromia. Por exemplo, catarata, glaucoma, distrofia da córnea, uveíte, esclerose nuclear, nervo óptico subdesenvolvido e displasia da retina.

Os gatos podem ter um único olho com duas cores diferentes?

Gatos com olhos de duas cores - duas cores no mesmo olho

Quando os gatos têm dois olhos de cores diferentes, isso é conhecido como heterocromia completa, mas também existe uma condição conhecida como heterocromia setorial.

É quando uma única íris contém duas ou mais cores, por exemplo, metade é azul e metade é verde. Da mesma forma que acontece com a heterocromia completa, isso é resultado de uma distribuição inconsistente de pigmento na íris.

Há alguma superstição ou simbolismo associado a gatos com olhos de duas cores?

Em algumas culturas há lendas, simbolismos e superstições sobre gatos com olhos duas cores. Por exemplo, no Japão, eles são considerados bons presságios e acredita-se que tragam sorte e prosperidade. Na Turquia, acredita-se que esses gatos têm o poder de afastar o mal.

Além disso, em algumas culturas, acredita-se que esses gatos têm poderes sobrenaturais, como a capacidade de ver em outras dimensões ou de perceber espíritos.

No mundo da moda e do entretenimento, esses gatos representam a uma aparência única e exótica.

Alguns donos de gatos heterocromáticos afirmam que esses animais são mais afetuosos e inteligentes do que os gatos comuns, o que pode reforçar sua reputação como animais especiais. No entanto não há nenhuma comprovação científica sobre isso.

Em termos de simbolismo mais amplo, esses gatos estão ligados a qualidades como elegância e mistério. Os olhos, por sua vez, são frequentemente vistos como janelas para a alma ou como símbolos de intuição e sabedoria.

Juntos, os gatos com olhos de cores diferentes podem representar um mistério, o que pode aumentar seu apelo simbólico para algumas pessoas.

Em resumo, os gatos com olhos de cores diferentes podem ter significados simbólicos variados, dependendo da cultura e da perspectiva individual. No entanto, sua aparência distintiva e sua associação com a elegância, o mistério e a independência os tornam um símbolo intrigante e cativante para muitas pessoas.

Gatos com olhos de duas cores - gato malhado


Leia também:
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Gato ou cachorro? Descubra qual o mais adequado para você!
Como cortar as unhas de um gato
Quais os prós e contras de ter um gato?
Superstição: o real e o imaginário!
Coisas que atraem azar, superstição ou realidade?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *