Como cortar as unhas de um gato

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

cortando a unha do gato

Cortar as unhas de um gato como rotina é essencial para mantê-lo saudável. Isso porque, se as unhas não forem cuidadas regularmente, elas podem se enrolar e crescer nas almofadas das patas, causando inchaço e infecção.

Embora a maioria dos gatos consiga manter suas unhas gastas através do hábito de arranhar, ainda assim é importante observar suas unhas periodicamente. Além disso, unhas compridas e afiadas podem causar muitos danos aos seus móveis e cortinas. Assim como pode machucar as pessoas. Portanto, gatos que não gastam suas unhas, devem ter as unhas cortadas a cada três a seis semanas.

Como cortar as unhas de um gato que não costuma gastá-las

Embora os gatos tenham sido domesticados há muito tempo, eles ainda conservam algumas características de quando eram selvagens. Por exemplo, se suas unhas não forem gastas ou cortadas elas continuarão crescendo e ficando cada vez mais afiadas. Suas unhas são suas garras para se defenderem dos inimigos.

No entanto, a maioria dos gatos não gosta de ter suas patas tocadas. Assim, para minimizar os arranhões nas pessoas e nos móveis da casa, aprenda como fazer isso com o mínimo de traumas, tanto para você como para seu bichano.

Embora possa parecer uma tarefa que assuste, com cuidado e paciência você e seu gato devem ser capazes de lidar com uma sessão de cuidados com as unhas sem muita dificuldade.

Primeiramente, acostume seu gato ao manuseio antes de começar a aparar as suas unhas. Dessa forma, você minimiza o estresse para ele, com isso, evita mordidas e arranhões em você.

Em geral demora mais tempo para os felinos adultos, que não estão acostumados, se sentirem confortáveis ​​​​ao serem manuseados para o corte das unhas. Ainda mais se eles tiveram experiências anteriores estressantes. Gatinhos filhotes vão aceitar com mais facilidade. De qualquer forma, vá devagar e tenha paciência, isso é fundamental, porque os gatos percebem seu nervosismo.

unhas de gato

O que usar para cortar as unhas de um gato

Portanto, para cortar as unhas de um gato você vai precisar de uma boa dose paciência e um bom cortador de unhas para gato. Você encontra facilmente cortadores em lojas de produtos para pets.

Muitas pessoas usam tesouras, alicates, ou cortadores de unhas para humanos. Essa não é a melhor solução, a menos que você tenha muita destreza. Portanto, se não é esse o seu caso, não faça isso, pois essas opções podem trazer mais estresse. Isso porque ao usar ferramentas não adequadas você pode machucar seu gato e não cortar suas unhas de maneira eficiente.

Filhotes, por terem as unhas mais moles e ainda não terem desenvolvido estresse pelo corte, podem até aceitar bem o uso de um equipamento improvisado. No entanto, os cortadores de unhas para gatos têm um encaixe apropriado para o tipo de unha deles e são quase indolores.

Existe mais de um tipo de aparador de unhas para gatos disponíveis. Muitas pessoas preferem os aparadores de unhas estilo tesoura ou com dobradiça de mola, eles tem uma lâmina que encaixa a unha. Outras pessoas preferem os aparadores que têm uma lâmina tipo guilhotina. Assim, se você não tem experiência, pode levar algum tempo, com tentativas e erros para saber qual tipo funciona melhor para você e seu gato.

Portanto, independente do aparador que você escolha, pratique o seu uso com um espaguete seco. Dessa forma você vai sentir a sensação de como eles cortam.

Como preparar o gato para cortar as suas unhas

Comece o preparo com seu gato em um estado relaxado, pode ser após uma refeição, ou em um momento em que ele não está a espera de nada. Então, chame seu gato para sentar em seu colo e aguarde até que ele pareça relaxado.

Em seguida, pegue suavemente uma das patas do seu gato. Então, se ele não se afastar, ofereça um petisco. Faça isso por alguns minutos todos os dias, adicionando aos poucos mais patas nesse processo.

O passo seguinte é pegar uma das patas do gato, massageando um pouco mais a cada dia e mantendo as sessões de alguns minutos no máximo. Eventualmente, tente apertar suavemente um dos dedos do pé para estender a unha. Mas lembre-se de recompensar seu gato se ele não se importar que você faça isso. No entanto, se o seu gato ficar ansioso ou agitado volte um passo atrás e recomece todo o processo com calma.

Então, quando seu gato permitir que você exponha suas garras você poderá seguir em frente. Isso vai acontecer quando você fizer com uma pata de cada vez e ele não reclamar nem se agitar.

expondo as unhas do gato

Comece então a usar o aparador para cortar as unhas do seu gato

Apresente o aparador para seu gato, mas sem cortar suas unhas, faça isso durante uma de suas sessões calmas de carinho. Assim, deixe seu gato cheirar e explorar o aparador sem movê-lo. Então, de um modo gradual, comece a mover o aparador, recompensando a calma do seu bichano.

Dessa forma, após vários dias de sessões, tente tocar suavemente os aparadores nas patas do seu gato. Em seguida, tente pegar uma pata e tocar os aparadores na pata novamente. Mas lembre-se de manter as recompensas.

Assim, dependendo do estresse anterior de seu gato, esse processo de prepará-lo para um corte de unha pode levar de semanas até meses. Lembre-se de que todos os gatos aprendem no seu próprio ritmo. Os filhotes podem até estar prontos em poucos dias.

Finalmente, comece a cortar as unhas do seu gato

A partir do momento em que seu gato se sinta confortável com o manuseio de suas patas e o contato do cortador de unhas, então você pode tentar aparar algumas unhas. Você pode cortar apenas uma unha na primeira vez. Ir rápido demais não só fará com que seu gato se sinta estressado, mas também pode fazer com que ele morda ou arranhe.

Coloque o gato sobre uma toalha ou um cobertor para receber as unhas cortadas e, assim, evitar que as unhas caiam no seu colo. Você pode adquirir junto com o aparador de unhas um pó hemostático, assim, caso por acidente a unha sangre, ele vai parar o sangramento.

cortar as unhas de um gato

Quanto cortar

Então, como fazia antes, aproveite um momento em que seu gato esteja relaxado e escolha uma pata para começar.
A maioria dos gatos tem unhas brancas com rosa na base, a parte rosa é a cutícula, onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Você não deve cortar essa parte, é ela que causa dor e sangramento. Portanto, procure o lugar onde termina a parte rosa e começa a parte branca. Assim, somente a partir desse ponto deve ser cortado.

Escolha um local bem iluminado para evitar cortar errado. Então, aperte suavemente a pata para expor a unha e use o aparador de unhas para cortar rapidamente a parte branca a cerca de, pelo menos, um ou dois milímetros de distância da parte rosa.

Tente evitar que seu gato pule do seu colo, portanto, depois desse primeiro corte, pare e elogie seu gato, oferecendo uma recompensa. Se ele não estiver ansioso ou agitado, siga em frente e repita o processo na próxima pata.

Se por acidente você cortar muito perto da parte rosa da unha, seu gato pode sentir dor e ter algum sangramento na unha. Então aplique o pó hemostático na área para parar o sangramento. Se o seu gato parecer incomodado, a sessão de corte de unhas deve ser interrompida. Dessa forma, você deve tentar novamente outro dia.

Cortar as unhas de um gato agitado

Se o seu gato for muito agitado para cortar as unhas, você pode precisar da ajuda de outra pessoa. Mas procure receber ajuda de uma pessoa que acompanhou e conheça todo o processo de acalmar o gato. Assim, pode ser mais fácil ter uma pessoa segurando seu gato enquanto você se concentra apenas nas unhas. Dessa forma, se você ouvir rosnados ou grunhidos, é melhor parar para que ninguém se machuque.

Além disso, se você continuar tendo problemas para deixar seu gato calmo para cortar as unhas ou se ainda estiver desconfortável com o processo, peça ajuda de um profissional. Portanto, considere levar seu gato ao veterinário ou a um espaço de banho e tosa para aparar as unhas regularmente.


Leia também:
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Adotei um gato, e agora? Veja o que fazer
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Simbolismo das cores dos gatos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *