Posso alimentar meu filhote com comida de adulto?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Posso alimentar meu filhote com comida de adulto

Essa é uma dúvida recorrente, principalmente para “pais” novos de peludinhos: posso alimentar meu filhote com comida de adulto?

Mas quem já criou um pet filhote sabe que eles não são apenas cães adultos de pequeno porte. No primeiro ano de vida, o metabolismo de um filhote consiste em crescer, aprender e amadurecer, desde comportamentos e interações sociais até o crescimento físico.

Portanto, não é nenhuma surpresa que os filhotes tenham necessidades nutricionais muito diferentes dos adultos, inclusive isso também acontece com os humanos.

Então, para evitar problemas de saúde, como ossos fraturados, doenças cardíacas ou problemas de medula óssea, é muito importante alimentar os filhotes com alimentos específicos para eles.

Mas, se existem rações diferentes para as diferentes fases da vida de um animal, por que a pergunta “Posso alimentar meu filhote com comida de adulto?” é recorrente?

Pode haver várias razões pelas quais as pessoas considerem alimentar seu filhote com comida de adulto. Às vezes é uma questão de comodidade porque já existe um cão adulto em casa e é mais fácil comprar uma ração em vez de duas. Outras vezes porque o filhote quer comer o que o “irmão mais velho” está comendo. Talvez possa ser até por economia, em função da diferença de preço entre rações.

No entanto, muitas vezes é por ignorância mesmo. Sendo assim, os tutores de animais alimentam filhotes com ração para cães adultos porque acreditam que eles podem se alimentar com quantidades menores de cálcio e fósforo.

Prejuízos que uma má alimentação pode causar a um filhote

Altos níveis de cálcio e fósforo têm sido associados na causa ou agravamento de doenças articulares, como osteoartrite ou displasia do quadril.

Está provado que quantidades exageradas desses dois minerais podem resultar em um aumento no nível de formação óssea, especialmente durante o crescimento.

Esse foi um grande problema que ocorreu nas décadas de 1970 e 80, quando então muitos criadores deram suplementos na esperança de que seus filhotes crescessem em estatura.

Por exemplo, a comida para cachorros tem níveis ligeiramente mais elevados de cálcio e fósforo quando comparada com a maioria dos alimentos para cães adultos. A ração para filhotes também possui maior teor de gordura e proteína, o que significa que há mais calorias por porção do que a versão adulta da mesma marca.

Há quem recomende o uso de fórmulas para adultos por causa do baixo teor de cálcio e fósforo. No entanto, esses minerais estão em menos quantidade necessária do que a fórmula para filhotes.

O cálculo das porções é feito com base em pesquisas

adulto e filhote comendo separados


Sendo assim, para atender às necessidades calóricas e proteicas de um filhote que consome uma fórmula para adultos, uma quantidade substancialmente maior de fórmula para adultos deve ser fornecida, resultando na ingestão de ainda mais cálcio e fósforo do que os filhotes teriam caso tivessem apenas ficado com a ração certa.

Nutricionistas veterinários passam anos estudando nutrição em animais. Seria altamente improvável que alguém, por melhores que fossem suas intenções, descobrisse um alimento melhor em sua própria cozinha.

Portanto, contanto que você esteja alimentando seu filhote com uma ração de marca confiável, e não necessariamente cara e de grife, você pode acreditar e se sentir confiante nas recomendações do fabricante.

Qual a diferença entre a ração para filhote e adulto

Como vimos acima, a principal diferença entre ração para filhote e adulto é a composição nutricional.

A ração para filhotes é formulada com uma maior quantidade de proteínas, gorduras e calorias para apoiar o crescimento e desenvolvimento do animal jovem.

Já a ração para adultos é projetada para atender às necessidades nutricionais de um animal já formado e é formulada com níveis nutricionais equilibrados de proteínas, gorduras e carboidratos.

Além disso, algumas rações para filhotes podem incluir nutrientes específicos, como DHA, que suportam o desenvolvimento cognitivo e visual, enquanto rações para adultos podem ter ingredientes adicionais para ajudar a manter a saúde dos dentes e do coração.

Vamos entender melhor então a composição de cada uma?

Ração para filhotes comparada com ração para adultos

Ao formular uma ração que atenda às necessidades nutricionais dos filhotes, os fabricantes de alimentos procuram focar atenção especial aos seguintes componentes:

Proteínas e aminoácidos

Proteína dietética e aminoácidos são blocos de construção importantes para o desenvolvimento dos músculos e órgãos. Os filhotes precisam de uma porcentagem maior de calorias de proteínas do que cães adultos.

Isso significa que a proporção de proteína em relação a outras fontes de energia é muito importante na alimentação de um filhote, mesmo que a dieta tenha uma quantidade total de proteína semelhante à de um alimento para adultos.

Gordura

A gordura é uma ótima fonte de energia para o filhote sempre em movimento, pois contém o dobro de calorias de proteínas ou carboidratos.

Também é importante que os filhotes obtenham gordura suficiente para ajudar a absorver as vitaminas lipossolúveis.

Sendo assim, o conteúdo de gordura dos alimentos para filhotes deve ser maior do que os alimentos para adultos, mas não tão alto a ponto de causar obesidade ou taxas de crescimento aceleradas.

Ácidos graxos de omega-3

Os ácidos graxos ômega-3 auxiliam no desenvolvimento do cérebro, visão e saúde da pele em filhotes.

Portanto, depois que os filhotes são desmamados, é importante que eles obtenham ácidos graxos como DHA de sua dieta. Em geral uma fonte de peixe ou óleo de peixe ajuda, pois não os obtêm mais da amamentação.

Minerais

Minerais como cálcio e fósforo são essenciais para o desenvolvimento da estrutura óssea do filhote. Sódio e cloreto são importantes para a função muscular e cardíaca.

No geral, os filhotes precisam de mais cálcio do que os cães adultos. Mas os filhotes de raças grandes são mais sensíveis ao excesso de cálcio ou proporções inadequadas de cálcio para fósforo.

Sendo assim, se você tem um filhote de raça grande, procure dietas feitas especificamente para filhotes maiores.

Vitaminas

Embora as vitaminas ajudem os cães a aproveitar os nutrientes, a maioria só é necessária em pequenas quantidades. Frequentemente, você encontrará quantidades semelhantes de vitaminas em alimentos tanto para filhotes quanto para adultos.

Além disso, um filhote saudável não precisa de suplementação vitamínica se você alimentá-lo com uma dieta balanceada.

Calorias

O conteúdo calórico está diretamente relacionado ao teor de gordura, carboidrato e proteína contidos no alimento.

A densidade calórica da ração para filhotes geralmente é maior do que a da ração para adultos. No entanto, há um limite de quantas calorias um filhote deve ingerir, o que pode variar de acordo com a raça ou tamanho.

Sendo assim, é muito importante monitorar a condição corporal e a taxa de crescimento do seu filhote. Dessa forma você pode garantir que ele não esteja crescendo muito rapidamente, o que pode causar obesidade e deformidades esqueléticas.

adulto e filhote comendo

Conclusão

Não é recomendado alimentar um filhote com comida de adulto, pois ele tem necessidades nutricionais diferentes. Os filhotes precisam de uma dieta balanceada e específica para o seu crescimento e desenvolvimento saudável.

Filhotes precisam de uma dieta que forneça mais calorias, proteínas e nutrientes essenciais para um crescimento e desenvolvimento adequados.

Além disso, algumas comidas de adulto podem ser prejudiciais à saúde dos filhotes. É importante seguir as orientações do veterinário quanto à alimentação adequada para o seu filhote.


Leia também:
14 alimentos que jamais devem ser dados para cães
Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência
Quais as raças de cachorros mais dóceis?
Como saber se meu cachorro está feliz
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *