Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

por que ter um gato - capa

Apesar de ser muito popular, talvez o gato seja um dos animais de estimação mais controversos, afinal, uma pergunta recorrente de quem não é apaixonado por felinos é, por que ter um gato?

Saiba que há estudos que mostraram que o simples fato de assistir a vídeos de gatos pode aumentar a energia de uma pessoa e criar emoções positivas.

Portanto, não é nenhuma surpresa que conviver com gatos ofereça uma série de benefícios. Então vamos conhecer alguns deles?

Por que ter um gato?

Mesmo que a ciência algumas vezes tenha tendências e uma descoberta não anule outra, as pesquisas a seguir são totalmente favoráveis aos gatos.

Além disso, se você vai adotar um gato, ou um cachorro que já existem, muitos desses estudos não fazem muito sentido, pois eles não deixarão de existir.

Está bem, alguma dessas pesquisas talvez forcem um pouco a barra, mas quem ama gatos vai adorá-las.

1. Um gato é melhor para o meio ambiente do que um cão

Se você está preocupado com o impacto da emissão de carbono, então é melhor ter um gato do que um cachorro. Um estudo descobriu que os recursos necessários para alimentar um cachorro ao longo de sua vida geram o mesmo impacto que um uma grande SUV. Em contrapartida, os gatos, por comerem menos e preferirem peixes a carne vermelha geram um impacto equivalente a um carro pequeno.

2. Um gato ajuda e lidar com as perdas

A perda de um ente querido é dolorosa, mas uma das melhores maneiras de lidar com essa perda é ter um animal de estimação.

Foi demonstrado que os gatos, assim como os cães, ajudam as pessoas a superarem a perda mais rapidamente, choram menos e apresentam menos sintomas físicos de dor.

Apesar de serem apenas animais, os gatos servem como suporte social em momentos difíceis. Pessoas de luto costumam conversar com seu animal de estimação para extravasar seus sentimentos, já que muitas vezes é mais fácil falar com alguém que não responde e não julga.

3. Gatos ajudam homens a encontrarem companhia

Se você é solteiro e não consegue um encontro, a boa notícia é que de acordo com uma pesquisa britânica, um gato pode ajudá-lo. Foi descoberto que 82% das mulheres se sentem mais atraídas por homens que gostam de animais.

Além disso, embora ter um cachorro faça maravilhas pela vida amorosa, 90% das mulheres solteiras disseram em outra pesquisa que os homens que possuem um gato são “mais legais” do que os outros.

No entanto há controvérsias, nem todas as mulheres preferem um homem que ama gatos. Um estudo descobriu que as mulheres se sentem menos atraídas por homens que apresentavam gatos em seus perfis de namoro. Por que será?

casal com gatos

4. Donos de gatos são mais inteligentes

Uma pesquisa feita pela Universidade de Bristol com pessoas que têm animais de estimação descobriu que as pessoas que amam gatos são mais propensas a ter diploma universitário do as amantes de cães.

Um pesquisador em Wisconsin entrevistou 600 estudantes universitários e descobriu que os donos de gatos também eram mais inteligentes.

Mas, será que é gato que torna a pessoa mais inteligente? Os pesquisadores que conduziram a pesquisa de Bristol afirmam que pessoas mais inteligentes tendem a trabalhar mais horas. Sendo assim, como os gatos exigem menos atenção do que os cães, eles são uma escolha melhor para elas.

5. Gatos fazem o coração ficar mais saudável

Todos os animais de estimação são bons para o coração, mas particularmente os gatos diminuem o nível de estresse. Uma das hipóteses é que não exigem tanto esforço quanto os cães e diminuem a ansiedade.

Acariciar um gato tem um efeito calmante positivo, mas o mesmo acontece com cães.

Um estudo descobriu que, ao longo de um período de 10 anos, as pessoas que conviviam com gatos tinham 30% menos probabilidade de morrer de ataque cardíaco ou derrame do que as outras pessoas. No entanto talvez isso possa ser apenas porque os donos de gatos são mais relaxados e têm menos estresse em geral.

6. Os gatos satisfazem a necessidade de companhia

A crença popular de que cachorros são mais carinhosos que gatos não é a realidade. Isso porque os gatos podem ser tão amorosos quanto os cachorros, ainda mais para com as mulheres.

Um estudo austríaco descobriu que ter um gato em casa é o equivalente emocional de ter um parceiro romântico. Além de buscarem o contato na maior parte do tempo, os gatos retribuem a gentileza demonstrada a eles em outros momentos.

Mas os gatos têm uma vantagem nesses relacionamentos. Depois de milhares de anos de domesticação, os gatos aprenderam a fazer um ronronar que soa notavelmente como o choro de um bebê humano.

E como nossos cérebros são programados para responder ao sofrimento de nossos filhos, é quase impossível ignorar o que um gato quer quando ele exige isso.

gato no colo de uma mulher

7. Os gatos dizem muito sobre você

A escolha de animal de estimação revela muito sobre a personalidade da pessoa. Enquanto os amantes de cães tendem a ser a alma da festa, os donos de gatos são mais quietos e introvertidos.

No entanto, eles pontuam muito bem quando se trata de quão confiáveis ​​são e quanto confiam nas outras pessoas. Os donos de gatos também tendem a ser menos manipuladores e mais modestos.

8. Gatos ajudam a dormir melhor

Vários estudos e pesquisas feitas no Reino Unido descobriram que as pessoas, em especial as mulheres, preferem dormir com seus gatos do que com seus parceiros. Segundo elas, dormem melhor com um gato do que com um humano.

Um estudo do Mayo Clinic Center for Sleep Medicine indica que a opinião dessas mulheres pode ter sentido. Segundo o estudo, 41% das pessoas indicaram que dormiram melhor por causa de seu animal de estimação, enquanto apenas 20% disseram que isso causava incômodo.

9. Gatos podem diminuir alergias

O National Institutes of Health divulgou um estudo que descobriu que crianças menores de um ano expostas a um gato tinham menos probabilidade de desenvolver alergias. Mas não apenas alergias provocadas pelos animais de estimação.

De acordo com o Dr. Marshall Plaut, responsável pela seção de mecanismos alérgicos do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas Norte Americano, “a alta exposição a animais de estimação no início da vida parece proteger não apenas contra a alergia a animais, mas também a outros tipos de alergias comuns, como alergia a ácaros, pólen e grama”.

gatinho dormindo com bebê

10. Gatos podem salvar vidas

Os gatos têm a reputação de serem indiferentes aos seres humanos, mas já salvaram inúmeras vidas ao longo dos anos.

Por exemplo, um gato no Reino Unido alertou seu dono quando ele estava prestes a ter um ataque epilético, enquanto um gato em Montana acordou seus donos quando um cano de gás começou a vazar. No segundo caso, os bombeiros afirmaram que a casa poderia ter explodido se não fosse a intervenção do gato.

Um gato chamado Simon recebeu a medalha mais alta disponível para animais militares. Isso porque ele estava a bordo de um navio quando um projétil o atingiu, matando vários fuzileiros navais e ferindo gravemente Simon.

Esse evento marcou o início de um cerco de 101 dias ao navio, que ficaria conhecido como o Incidente do Yangtze. Simon foi tratado e, apesar de ferido, cumpriu seu dever no navio de caçar os ratos que ameaçavam o abastecimento de alimentos, além de fornecer apoio moral aos marinheiros sobreviventes.

Simon morreu pouco depois de o navio retornar ao Reino Unido, mas ele foi condecorado postumamente com a Medalha Dickin do Reino Unido, reconhecido como o animal Victoria Cross.


Leia também:
Como saber se meu gato é saudável?
Seu gato está soltando muito pelo?
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Como adaptar um segundo gato em casa
Como cortar as unhas de um gato
Gato ou cachorro? Descubra qual o mais adequado para você!

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *