Como saber se meu gato é saudável?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

gato sentado no sofá

É importante que saibamos como cuidar de nossos gatos da melhor maneira possível, sendo assim, identificar sinais de que nosso gato está saudável é um desses cuidados.

Os gatos são animais incríveis e que trazem muita alegria e amor para nossas vidas, mas isso precisa ter nossa reciprocidade em cuidados.

Além de serem criaturas especiais, os gatos em geral são muito fáceis de satisfazer. Distante, mas carinhoso. Às vezes fácil de entender, mas muitas vezes misterioso. Infelizmente, como seus cuidadores não temos como ler as suas mentes e saber se algo está errado com sua saúde ou bem-estar.

Portanto, para saber se o seu gato está doente ou saudável, você precisa prestar atenção aos sinais.

Como é um gato saudável

Existem muitos indicadores de que um gato está saudável, e a maioria deles é bastante óbvia. Por exemplo, um gato saudável é ativo, alerta e tem uma aparência geral brilhante e limpa.

Além disso, seu pelo deve ser macio e brilhante, sem sinais de coceira, caspa ou perda excessiva. Assim como seus olhos devem estar claros e brilhantes, sem qualquer perda de líquido ou vermelhidão. Seus ouvidos também devem estar limpos e sem odores desagradáveis.

Outro indicador importante da saúde do seu gato é sua alimentação. Um gato saudável deve ter apetite regular, com uma dieta balanceada que inclui proteínas de alta qualidade e nutrientes essenciais.

Ou seja, gatos saudáveis ​​geralmente são brincalhões mesmo na velhice, com uma pelagem macia e sedosa. Seus olhos são brilhantes, bem abertos, sem secreção. Eles devem ter bons hábitos de caixa de areia, fezes firmes e micção abundante. Devem comer com gosto e beber muita água. Suas gengivas devem estar rosadas e seus dentes livres de tártaro.

Portanto, se o seu gato não está comendo bem, ou tem uma perda significativa de peso, isso pode ser um sinal de problemas de saúde e você deve procurar um veterinário imediatamente.

Outros sinais de que algo pode estar errado com seu gato incluem mudanças no comportamento, como letargia ou agressividade, e problemas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade para respirar.

Também é importante prestar atenção à aparência dos dentes e gengivas do seu gato, pois problemas dentários podem afetar a saúde geral do animal.

Como saber se meu gato é saudável

Vacinas são importantes

Manter as vacinas e cuidados preventivos atualizados é outra forma importante de garantir que seu gato esteja saudável. Os gatos devem ser vacinados contra várias doenças, portanto consulte seu veterinário, pois em cada região do país há doenças mais comuns de atacarem seu felino. Além disso, os gatos devem ser tratados regularmente para parasitas, como pulgas e carrapatos.

Se você suspeitar que algo está errado com seu gato, então é importante agir rapidamente. Leve-o ao veterinário imediatamente para um exame completo e diagnóstico preciso. Quanto mais cedo um problema de saúde é detectado, mais fácil é tratar e mais rapidamente seu gato pode se recuperar.

Em resumo, como saber se um gato está bem de saúde

Olhos: os olhos devem ser brilhantes e claros.

Orelhas: as orelhas devem estar limpas e livres de secreção, odor e vermelhidão. Os problemas de ouvido não tratados são dolorosos, além disso, podem causar perda auditiva.

Boca: a boca deve ter um cheiro fresco. As gengivas devem ser rosadas e os dentes devem estar livres de tártaro ou placa bacteriana. Além disso, a boca e os lábios devem estar livres de feridas ou inchaços.

Pelagem: os pelos devem ser brilhantes e limpos.

Peso: gatos saudáveis e ativos raramente estão acima do peso.

Hábitos da caixa de areia: o gato deve usar sempre a caixa de areia para suas necessidades, qualquer mudança de comportamento deve ser investigada.

Sinais de que seu gato pode estar com problemas de saúde

Qualquer mudança na rotina normal do seu gato deve ser observada e atendida imediatamente com uma visita ao veterinário. Algumas coisas específicas a serem observadas:

  • Alterações no apetite ou no consumo de água (tanto aumento quanto diminuição);
  • Problemas comportamentais (agressividade repentina ou letargia);
  • Prisão de ventres, diarreia ou problemas de micção;
  • Tosse, pieira (respiração barulhenta) ou dificuldade em respirar;
  • Perda de pelo ou coceira;
  • Claudicação;
  • Caroços, inchaços ou feridas;
  • Espirros, secreção nasal ou ocular;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Perda ou ganho excessivo de peso.

Se você notar algum desses sintomas, então marque uma consulta com o veterinário. Isso porque qualquer um desses sinais pode significar um problema sério de saúde.

Alguns são mais graves do que outros, mas é melhor prevenir do que remediar. Lembre-se, seu gato é seu companheiro e merece o melhor cuidado que você pode dar a ele.

Como saber se meu gato é saudável - gato doente

O que não é normal em um gato

Diarreia continuada: a diarreia é uma doença comum em gatos e pode ocorrer por muitos fatores, incluindo bactérias, vírus, parasitas internos, substâncias tóxicas, excesso de comida ou distúrbios psicológicos. Procure seu veterinário se as fezes estiverem com sangue, se houver um grande volume de fezes aquosas, se seu gato estiver magro ou barrigudo ou se a diarreia persistir por mais de 24 horas.

Constipação: assim como a diarreia, a constipação pode ocorrer por muitos fatores, incluindo a ingestão de substâncias como cabelo, pelos, ossos ou materiais estranhos, ou devido a doenças ou ingestão insuficiente de água. Seu veterinário pode recomendar exames de sangue, radiografias ou realizar outros testes para encontrar a causa.

Vômitos: Não é incomum que um gato vomite ocasionalmente, mas vômitos frequentes ou persistentes não são normais. Portanto, procure o veterinário se o vômito ocorrer mais de cinco vezes em poucas horas, grandes volumes forem vomitados, o vômito contiver sangue ou for acompanhado de diarreia ou aparente dor abdominal.

Micção anormal: esforço para urinar ou urina com sangue pode indicar uma infecção dolorosa do trato urinário. Nesse caso, procure imediatamente o seu veterinário.

Conclusão

Em resumo, a melhor maneira de garantir que seu gato esteja saudável é prestar atenção à sua aparência, comportamento e dieta, manter suas vacinas e tratamentos preventivos atualizados e levar seu gato ao veterinário regularmente para exames de rotina e para lidar com quaisquer problemas de saúde que possam surgir.

Ou seja, tomando os cuidados e atenção adequados, você pode garantir que seu gato tenha uma vida longa e feliz.


Leia também:
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Por que se diz que um gato tem 7 vidas?
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Gatos com olhos de duas cores
Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência
Seu gato está soltando muito pelo?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *