Seu gato está soltando muito pelo?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Seu está gato soltando muito pelo

Perder pelos é normal em todos os gatos, no entanto, se o seu está gato soltando muito pelo isso não é normal. Portanto, descubra o que pode ser isso e como resolver.

Se seu gato está soltando pelos em excesso então isso pode ser um problema de saúde ou algum descuido seu. Nesse artigo você vai saber mais sobre isso.

Por que meu gato solta tanto pelo?

Dependendo das características individuais do seu gato, como raça, tipo de pelo e como responde às mudanças climáticas, o volume de queda de pelo pode variar. Mas é importante você saber que todos os gatos que têm pelos sempre acabam soltando pelo. Isso é a natureza agindo.

Sendo assim, a perda de pelos é saudável e natural, desde que o volume não seja excessivo.

Portanto, como um gato soltando pelo é um processo natural, isso significa que não há uma “cura” para essa situação. A menos, é claro, que isso esteja acontecendo devido a uma condição de saúde.

No entanto, existem maneiras de minimizar a quantidade de pelos espalhados pela sua casa, mesmo com a queda “normal”.

Causas potenciais para um gato estar soltando pelo

As causas mais comuns de perda de pelos em gatos podem ser minimizadas. Veja quais são elas:

  • O processo natural. Os gatos trocam de pelo com o crescimento de novos pelos o tempo todo.
  • Além disso, há uma troca de pelos sazonal muito comum quando o clima esquenta ou esfria;
  • De acordo com a raça. Gatos com certos tipos de pelagem, especialmente raças de pelo comprido, tendem a perder mais pelos;
  • Estresse, medo ou ansiedade;
  • Baixa qualidade da alimentação;
  • Falta de escovação;
  • Causas médicas (problemas de saúde).
Problemas de saúde que podem contribuir para um gato acabar soltando pelos em excesso

Como regra geral, os gatos que estão passando por queda normal terão uma pelagem saudável. Sendo assim, sua pelagem será brilhante ou fofa, sem falhas, oleosidade ou odores.

Por outro lado, um gato que está soltando muito pelo devido a uma causa médica pode ter uma pelagem opaca ou fina, manchas sem pelo, erupções cutâneas ou outras anormalidades.

Isso pode ser causado por alergias, infecções de pele, desequilíbrio hormonal ou ainda muitos outros problemas de saúde.

Além disso, a velhice, a artrite ou a dor podem dificultar que ele mesmo faça a higiene correta. Portanto, um gato parecerá perder mais pelo porque não pode mais limpar o seu pelo por conta própria.

Se você desconfiar que algo assim está acontecendo, então o ideal é uma visita ao veterinário.

gato no veterinário

Como evitar que um gato perca muito pelo

Além de ser conveniente não ter pelos de gato por toda a casa, a redução da queda traz outros benefícios tanto para você como para seu felino.

Quando os gatos se limpam, eles engolem os pelos soltos nesse processo. Isso é natural e a maior parte desse pelo passa pelo sistema digestivo sem problemas. No entanto, a queda excessiva pode fazer com que o gato vomite bolas de pelo.

A escovação e outros esforços para reduzir a queda ajudam a evitar isso, pois você remove o excesso de pelo para que seu gato não precise fazer isso sozinho.

Além disso, um gato soltando menos pelo pela casa beneficia também as pessoas que moram nela, diminuindo a exposição a alérgenos.

Muitas pessoas são alérgicas ao pelo ou à saliva do gato, no entanto, reduzir o volume de pelos também reduzirá a propagação desses alérgenos.

Mas, o que fazer se o seu gato está soltando pelo?

Primeiramente, se você achar que é pelo demais, consulte seu veterinário para descartar quaisquer condições médicas que precisem ser resolvidas.

Também procure alimentar seu gato com uma ração de boa qualidade, completa e balanceada para garantir que ele receba todos os nutrientes de que precisa. Além disso, mantenha sempre água potável disponível.

Se for o caso, por recomendação do veterinário, considere oferecer para ele suplementos para gatos, como ácidos graxos ômega para a saúde da pele e da pelagem.

Esses suplementos podem ser colocados nos alimentos para gatos ou fornecidos separadamente. Mas, para segurança do seu gato, consulte o veterinário antes de dar qualquer novo medicamento ou suplemento.

Evite estresse em seu felino

Minimize o estresse tanto quanto possível, especialmente durante os períodos de transição, como por exemplo uma mudança para uma nova casa.

Tente escovar seu gato uma vez por dia, se possível. Aprenda a escovar o seu gato, para que o pelo fique na escova e não espalhado pela casa. Muitos gatos gostam de ser escovados, desde que a escova seja confortável para eles.

Portanto, escolha o melhor tipo de escova para o seu gato. Existem muitas opções disponíveis para raças de pelos longos e curtos.

luva para remover pelos

Pode levar algumas tentativas e erros para encontrar a melhor opção. Observe a resposta do seu gatinho e escolha uma escova que seja eficaz, mas também agradável para ele.

Torne isso uma rotina e ofereça elogios, guloseimas ou atenção extra para tornar a escovação uma experiência especialmente agradável.

Além disso, você também pode banhar e tosar seu gato, isso não impedirá totalmente a queda, mas diminuirá com certeza.

 No entanto, é comum que os gatos fiquem muito estressados ​​com o banho ou a tosa. Portanto, se for o caso do seu gato, evite fazer isso.

Dê ao seu gato a sua própria cama, se o seu gato tiver um local especial onde adora dormir, então é provável que muito do pelo que cai se acumule lá. Isso facilita um pouco a limpeza.

gato dormindo

Quando o veterinário deve ser acionado

Sempre que você notar algo diferente com seu gato, seja uma mudança no comportamento de limpeza, aumento da eliminação de pelos ou qualquer outra coisa, então é uma boa ideia entrar em contato com o veterinário e ver se ele recomenda uma visita.

Os gatos são sutis, portanto tendem a esconder sintomas de doenças, então uma pequena mudança pode indicar algo que precisa ser verificado.

Se você notar sintomas óbvios, como manchas calvas, nós em excesso, pele vermelha ou irritada, sinais de doença, mudanças nos hábitos, então isso justifica uma visita ao veterinário.

Encontrar algumas maneiras práticas de evitar gato fique soltando muito pelo significa menos tempo limpando o pelo e mais tempo aconchegando-se com seu felino.


Leia também:
Como preparar um gato para receber um bebê
Descobrindo o melhor aspirador robô
Como adaptar um segundo gato em casa
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência
Como saber se meu gato é saudável?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *