Por que se diz que um gato tem 7 vidas?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Por que se diz que um gato tem 7 vidas - capa

Você já se perguntou por que se diz que um gato tem 7 vidas? Há coisas que repetimos desde criança de ouvir e tomamos como verdade, mas porque alguém teria afirmado isso pela primeira vez?

A crença popular de que um gato tem 7 vidas é um mito ou uma superstição transmitida há muitos séculos em diferentes culturas. Não há uma única origem clara para essa crença, mas existem algumas suposições.

Então, descubra nesse artigo o significado místico das 7 vidas de um gato e as lendas que possivelmente tenham dado origem a essa expressão.

Primeiramente, como tudo o que envolve gatos também envolve mistérios, você precisa saber que diz-se que um gato tem 7 vidas em países como o Brasil ou Portugal.

No entanto, em muitos países, também por todo esse misticismo que envolve gatos, diz-se que um gato tem 9 vidas.

Isso mesmo, há países em que a crença é de que os gatos têm 9 vidas. A Inglaterra, o Egito e os EUA são exemplos de países onde se diz isso.

Portanto, se o número 7 é um número místico, ligado à magia, à fortuna e à sorte, o número 9 representa a vida e a abundância.

Seria por isso então que nesses países os gatos sejam mais afortunados e, portanto tenham direito a 9 vidas? Nos EUA essa afirmação é tão popular, que o nome de uma famosa marca de ração para gatos é “9 lives”.

Por que se diz que um gato tem 7 vidas - gato agarrado em um ferro

Mas enfim, por que um gato tem 7 vidas?

Uma possível explicação é que, em algumas culturas antigas os gatos eram sagrados e adorados como divindades. Acreditava-se que tinham habilidades sobrenaturais e que podiam se regenerar após sofrer ferimentos graves ou até mesmo morrer.

Outra possível explicação é que os gatos são animais muito ágeis, flexíveis e habilidosos, capazes de sobreviver a quedas de grandes alturas, assim como escapar de situações perigosas.

Portanto, essa capacidade de sobrevivência pode ter sido interpretada ao longo do tempo como um gato tendo múltiplas vidas.

No entanto, é importante lembrar que essa crença é apenas uma superstição e que os gatos têm apenas uma vida, assim como todos os outros seres vivos.

Possíveis razões para as “7 vidas” de um gato

Até onde se pode saber, existem três motivos possíveis que levaram à criação dessa expressão. Entre elas, duas podem sugerir que é em função dos gatos serem muito saudáveis e dificilmente adoecerem, ou pela sua incrível habilidade em escapar de situações difíceis.

A terceira pode ter origem na época medieval, durante a inquisição.

A excelente resistência física e a habilidade dos gatos

Os gatos são ágeis por natureza. Você certamente já presenciou, se não ao vivo, em vídeos, a destreza que os gatos têm para fazer acrobacias que os livrem de perigos eminentes de se machucarem. Observe que os gatos conseguem se virar no ar e, assim, sempre cair em pé.

Essa habilidade e reflexo dos gatos não se vê em outras espécies animais e sempre nos surpreendem. O fato dos gatos realizarem essas acrobacias, saltos ou escaladas sem se machucarem pode ter originado a expressão “gato tem 7 vidas”.

Além disso, os gatos têm, reconhecidamente, um sistema imunológico muito forte e, com isso, uma longa expectativa de vida. Raramente vemos gatos doentes e eles são resistentes e adaptáveis a qualquer tipo de ambiente. Portanto, esse também pode ser o motivo de que pareça que um gato tenha 7 vidas, sendo capaz de superar qualquer desafio.

Por que se diz que um gato tem 7 vidas - gato caíndo

Na era antiga bruxas e magos criavam gatos

Por último, as gatos eram usados na época medieval para caçar roedores que destruíam os estoques de comidas e transmitiam pestes. Portanto, eles eram fiéis companheiros de bruxas e magos, por, além disso, serem associados à boa sorte por eles.

Segundo a história, a origem da expressão “gato tem 7 vidas” pode ter origem na grande inquisição feita na época medieval.

Nessa época, como os gatos (principalmente os pretos) eram associados às bruxas e aos magos, eles também foram vítimas da inquisição, portanto perseguidos e caçados. Mas, graças à sua habilidade e reflexo, muitas vezes conseguiram se desvencilhar.

Sendo assim, apesar dessa perseguição, os gatos não foram totalmente extintos e sobreviveram à morte de seus donos, passando a sensação que cada gato tinha mais do que uma vida.

Mas, por que o número 7? Acredita-se que pelo seu misticismo, assim como em outros países é 9 pelo seu misticismo.


Leia também:
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Conheça as superstições mais populares
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Gatos com olhos de duas cores
Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência
Como o gato vê o ser humano?
Como saber se meu gato é saudável?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *