Quais são os benefícios do pinheiro?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

benefícios do pinheiro

O pinheiro, assim como suas pinhas e sementes, é uma árvore que apresenta uma série de benefícios para nossa saúde e bem-estar.

Além disso é uma árvore muito resistente, com variedades que se adaptam muito bem à praticamente qualquer região do planeta, seja ela muito fria ou muito quente.

Então vamos conhecer o seu valor terapêutico entre outros?

Conheça um pouco mais sobre os pinheiros

O pinheiro é uma árvore mística cultuada em muitas civilizações do passado, por exemplo, ele representa a imortalidade no Extremo Oriente devido ao seu longo período de vida e sua seiva peculiar.

Também é uma árvore muito resistente, que cresce até mesmo em regiões rochosas, assim como em solos secos e pobres, ácidos e arenosos.

Algumas variedades de pinheiros podem atingir tamanhos gigantescos (até 45 metros) e sua circunferência é impressionante.

Sua casca é esponjosa e se renova, caindo em forma de escamas. Suas as agulhas pousam no solo e demoram muito para se decompor, impedindo o crescimento da vegetação rasteira ao seu redor.

Além disso, é uma árvore mais comum de ser encontrada regiões mais frias do nosso planeta, tanto no extremo norte quanto no extremo sul. Ela resiste bem a climas frios extremos, mas também se desenvolve em climas amenos ou quentes.

Todos os pinheiros pertencem à família Pinaceae e pinheiro é o nome genérico e comum de todas as árvores pertencentes ao gênero “Pinus”.

Existem pelo menos 111 espécies diferentes neste gênero e às vezes é chamado de “pinhal”. O nome desta árvore remonta ao grego antigo, celta e sânscrito com a raiz da palavra “Pitu”, que significa “bebida” ou “comida”.

A história do pinheiro remonta há muito tempo

Por exemplo, na cultura japonesa, os ciprestes e pinheiros desempenham um papel importante em rituais específicos e partes de templos nas crenças xintoístas.

Já no Império Romano, a deusa da fertilidade, Cibele, inspirou devoções aos pinheiros para simbolizar a eterna renovação nos ciclos da natureza.

Os antigos taoístas orientais tinham nas sementes de pinheiro, agulhas e seiva sua dieta favorita, diziam que essa alimentação “tornava seus corpos leves e capazes de voar”.

Em outro artigo, descrevemos as espécies mais comuns de pinheiros cultivadas no Brasil, assim como a forma de cultivá-los.

benefícios do pinheiro - araucária

Benefícios do pinheiro e seu valor terapêutico

Nesse artigo vamos detalhar quais propriedades medicinais e benefícios que o pinheiro nos oferece, bem como sua aplicação na gastronomia.

Reflorestamento

Usa-se muito o pinheiro em reflorestamentos. Isso porque, sua madeira é útil na fabricação de móveis, construção de casas e na produção de papel. Suas pinhas são providenciais para ajudar a fazer fogo.

O pinheiro é uma árvore muito resistente e pode ser plantado em uma variedade de climas, tornando-o uma opção popular para paisagismo e reflorestamento. Com isso, elimina em muito o desmatamento de espécies mais raras ou em extinção.

Além disso, o plantio de pinheiros pode ajudar a preservar o solo, prevenir a erosão e melhorar a qualidade do ar.

Óleo essencial

O óleo essencial de pinheiro é muito valorizado por suas propriedades terapêuticas. Usa-se na aromaterapia para tratar problemas respiratórios, aliviar dores musculares e reduzir o estresse.

Decoração

As folhas do pinheiro são usadas frequentemente, não só na decoração de Natal, mas também usadas em outros arranjos florais permanentes.

Gastronomia

Os pinhões, as sementes do pinheiro, são comestíveis e podem ser encontrados em pratos como saladas, sopas e pestos.

Na antiguidade, os índios americanos consumiam os caules jovens de pinheiros. Eles os colhiam e comiam crus.

Alguns culinárias regionais cozinham brotos de pinheiro, e os adiciona a outros vegetais no final do cozimento ou em saladas mistas, deixando seu sabor excelente. Em outras culturas os brotos de pinheiro são cozidos e servidos no vapor.

Aqui no Brasil, é muito comum cozinhar os pinhões na água com sal ou torrar na chapa e comê-los como petisco.

benefícios do pinheiro - pinha com pinhões

As partes comestíveis do pinheiro são os pinhões (ou pinhole, que são pinhões pequenos), que são as sementes e os brotos; as agulhas; a casca interna; as flores masculinas jovens e; em algumas culturas, a seiva.

Mas atenção, muitos pinheiros são tóxicos. Portanto só consuma o que você tenha certeza que não é.

Medicinal

A casca de pinheiro é possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas. Sendo assim, usa-se ela em forma de chá no tratamento de problemas como artrite, gripes e resfriados.

Há também os banhos medicinais tradicionais e centenários que são parte integrante de algumas culturas, como por exemplo a alemã. Os banhos medicinais na Alemanha fazem parte de tratamentos comuns para muitas doenças.

Além disso, acredita-se que um banho de imersão extratos de pinheiro é benéfico para a saúde.

Conclusão

Os benefícios do pinheiro, tanto na sociedade atual como na antiga, são muitos.

O pinheiro é uma das poucas plantas com aproveitamento quase total em várias áreas, tanto na medicina, como na construção civil, culinária, entre outras.

No entanto, você nunca deve consumi-lo ou usá-lo medicinalmente sem conhecer a espécie ou a origem. Por exemplo, compre sempre em lojas e mercados de confiança.


Leia também:
Benefícios do mamão baseados em pesquisas
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Malefícios do leite e seus derivados
Como montar um jardim zen
Benefícios da azeitona para a saúde
Saúde, quais os benefícios do pepino?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *