Pinheiro para jardim: quais tipos e como cuidar do seu pinheiro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

pinheiro para jardim capa

A escolha de pinheiro para jardim não é tão simples quanto parece. Além disso, existem alguns cuidados importantes para se tomar na hora de plantar e realizar a manutenção da árvore.

Mas não se preocupe, esses cuidados não são complexos, e podem ser feitos mesmo para quem não entende tanto de jardinagem. No entanto, antes que você saia comprando um vaso autoirrigável ou outros itens de jardinagem, é preciso saber como cuidar da sua árvore.

E para te ajudar a entender como escolher e cuidar do seu pinheiro, separamos aqui algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Melhores tipos de pinheiro para jardim

Mas antes de falarmos das dicas de como plantar e cuidar de um pinheiro para jardim, é preciso saber qual a melhor opção para o seu espaço.

Isto é, se você quer dar mais vida ao seu jardim, investir em um pinheiro pode ser uma boa opção. Contudo, não é só tomar essa decisão e sair comprando o primeiro que ver pela frente.

Antes de mais nada, é fundamental saber quais são os principais tipos e como eles se adaptam a cada jardim. Confira abaixo algumas opções e suas características.

Cipreste-italiano

Primeiramente, uma boa opção de pinheiro para jardim é o cipreste-italiano. Essa espécie pode chegar até 30 metros de altura, mas, no Brasil, esse tipo não chega a passar de 15 metros.

No entanto, vale destacar que é necessário ter um bom espaço para oferecer um crescimento adequado. Com uma madeira perfumada, eles podem ser plantados com 1 metro de distância um do outro para criar uma bela cerca viva.

Pinus

Outra boa opção de pinheiro para jardim é o pinus elliottii. Com um tronco bem alongado, mas não muito grosso, ele traz folhas e pinhos concentrados em seu topo. Em geral, esse tipo de pinheiro pode chegar a até 60 metros.

Podocarpo ou Pinheiro-de-Buda

Em seguida, temos também o podocarpo, ou pinheiro-de-buda, como uma boa alternativa de pinheiro para jardim. Esse tipo é bastante conhecido por sua grande versatilidade.

Isto é, a espécie pode ser podada de diversas formas, garantindo formatos únicos, que vão ajudar a embelezar o seu jardim.

Por exemplo, ao ser podado de forma retangular, ele é uma boa alternativa para servir de cerva viva. No entanto, a poda também pode ser usada para fazer uma divisória no seu jardim.

Tuia-holandesa

Por fim, outra boa opção de pinheiro para jardim é a tuia-holandesa. A espécie que, apesar do nome, não é da Holanda, é destacada por sua altura menor, geralmente usada para ser enfeitada no Natal.

Assim, por seu formato conífero, ele também pode ser encontrado em diferentes cores, que variam do dourado ao verde-limão.

pinheiro para jardim dicas

Pinheiro para jardim: dicas de como cuidar

Agora que você conhece algumas das principais espécies da árvore, o próximo passo é saber como cuidar do pinheiro para jardim. E para te ajudar, separamos 6 dicas que vão te ajudar. Confira!

Como começar?

Primeiro de tudo, comece separando o espaço para receber o pinheiro em seu jardim. A árvore precisa receber bastante luz do sol.

Além disso, é possível realizar o plantio da árvore em um vaso, por até cinco anos, para ser transferido depois. Dessa forma, fica mais fácil realocar o pinheiro caso necessário.

Se a sua ideia é plantar um pinheiro para jardim e usá-lo como decoração na época de Natal, o ideal é comprar mudas antes dessa época. No período de final de ano, a procura pela espécie aumenta bastante e você arrisca ficar sem.

Onde devo colocar a muda?

Em seguida, outro cuidado importante para quem deseja plantar pinheiro para jardim é saber onde colocar a sua muda. Em geral, para o plantio em vaso, o ideal é que ele tenha, em média, 1,5 m².

Para o caso de vasos circulares, o ideal é ter 80 cm de diâmetro, com uma profundidade do mesmo número. Por outro lado, quando plantada, a árvore exige uma irrigação semanal, mas feita de maneira lenta.

Além disso, cuide para realizar uma adubação adequada. O processo deve ser feito pelo menos 4 vezes no ano.

pinheiro para jardim

Sol e rega na medida certa

Mas e depois que a árvore cresceu, o que fazer? Quais os cuidados adequados para o pinheiro para jardim que já está com uma boa altura?

Em resumo, é importante realizar uma boa poda, o que pode ser feito com a ajuda de um especialista. Mas se for fazer você mesmo, use uma tesoura adequada para não prejudicar os galhos do seu pinheiro.

Assim, é importante podar a árvore para auxiliar a entrada de luz do sol, o que ajudará no processo de brotação da sua árvore. Além disso, lembre-se de remover os galhos que estejam secos.

Para quem usará o pinheiro para jardim no Natal como parte da decoração, tome cuidado com a temperatura das luzes. Os pisca-piscas não podem ultrapassar uma temperatura de 20 graus.

Substrato com a quantidade correta de água

Mais uma dica para cuidar do seu pinheiro para jardim. Você precisa tomar as devidas precauções com o substrato — terra preparada e nutrida. Isto é, para que o seu pinheiro cresça bem e saudável, é importante que o solo seja bem drenado.

Ou seja, não deve haver um acúmulo de água no substrato. Sendo assim, caso use um vaso, não se esqueça de optar por um que tenha furos. Evite vasos fundos e faça sempre o possível para escoar o excesso de água.

Temperatura

Por fim, uma última dica para quem deseja plantar pinheiro para jardim é cuidar da temperatura. Apesar de serem bem tolerantes ao frio, os pinheiros não estão acostumados com o calor.

Assim, a planta suporta temperaturas de até -10 °C, mas fica amarelada quanto a temperatura do ar é maior do que 30 °C.

Dessa forma, é importante se certificar de plantar seu pinheiro em um local que receba luz do sol, mas não diretamente e intensa.


Leia também:
Como montar um jardim zen
5 plantas para cultivar dentro de casa
14 dicas de como aproveitar um espaço pequeno para fazer um jardim
Topiaria, uma pitada de charme em qualquer ambiente + 46 ideias para você se inspirar
Como cuidar de azaleias

Compartilhe...

2 comentários em “Pinheiro para jardim: quais tipos e como cuidar do seu pinheiro

  1. LECY MACHADO disse:

    COMO COMPRAR UMA MUDA DE PINHEIRO PARA JARDIM E QUERIA SABER O VALOR DA MUDA ESTOU FAZENDO UM JRDIM PEQUENO E QUERIA COLOCALO NO CENTRO PARA PODER NO NATAL ENFEITAR SE PUDER POR FAVOR MANDAR DIZER COMO FAZER PARA ADQUIRIR QUERO UMA MUDA PEQUENA PARA CUIDAR E QUE NAO CRESÇA MAIS DO QUE METRO
    OBRIGADA

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Lecy, o mais indicado é visitar um cultivar da sua cidade, pois em cada região do país há os mais indicados, eles poderão orientá-la melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *