Como cuidar de azaleias

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

azaleia capa

As azaleias, apesar de serem de origem oriental, se adaptaram muito bem ao Brasil, é possível encontrá-las em diversas ruas avenidas de nossas cidades, portanto, se você pretende cultivar e cuidar de azaleias em seu jardim, saiba que ela não é uma planta muito exigente.

Além disso, existem azaleias de todos os portes, desde minis até gigantes. No entanto para cuidar de azaleias de qualquer porte as dicas são as mesmas.

Quando as azaleias (também conhecidas como azáleas) florescem, é difícil resistir ao desejo de adicionar uma ou mais ao nosso jardim, não é mesmo?

Vamos descobrir então como cuidar de azaleias?

Apesar da reputação de serem exigentes, esses arbustos ou árvores espetaculares são fáceis de cultivar quando você entende suas necessidades básicas.

O segredo é escolher as variedades certas para sua casa e cuidar dessas azaleias adequadamente.

Mas, como escolher a variedade certa de azaleia?

Graças aos pesquisadores e criadores de cultivares de plantas, hoje em dia as azaleias, ou azáleas, não são mais plantas limitadas à habitats semelhantes ao seu original.

Sendo assim, jardineiros de qualquer região e clima podem desfrutar de belas azaleias selecionando as plantas certas para sua região. Portanto, ao escolher as melhores azaleias para o seu jardim, tenha em mente algumas informações importantes.

Condições a serem observadas para plantio de azaleias

Clima da região. Os botões de flores em azaleias que florescem na primavera se formam muito antes do inverno. Portanto, se você mora em uma região de clima frio, escolher variedades que resistam às temperaturas do inverno é essencial para as flores da primavera. Muitas azaleias não resistentes ao frio, mas algumas variedades podem suportar facilmente temperaturas negativas.

Os cultivares de sua região podem indicar facilmente quais as variedades mais adequadas para o seu clima.

Luminosidade. A maiorias das azaleias são plantas de sombra, mas muitas variedades toleram o sol direto, sendo que algumas delas até precisam disso. Nas regiões de clima frio, onde o sol é menos intenso, elas preferem mais sol. Portanto, escolha azaleias que se ajustem às condições de luz do seu jardim para, assim garantir folhas atraentes e flores abundantes.

Porte. Algumas azaleias, principalmente as nativas, atingem alturas de 6 metros ou mais, mas existem várias opções menores. Por exemplo, as azaleias anãs crescem menos de 1 metro de altura. Assim como, muitas azaleias de jardim ficam com, no máximo, 2 metros de altura.

Então, selecione as azaleias com base na altura e largura máximos que seu espaço vai permitir depois de adultas.

Época da Floração. As azaleias são famosas pela sua beleza na primavera, mas também existem variedades de floração precoce, intermediária ou tardia. Assim como, há tipos que florescem na primavera e novamente no outono.

Sendo assim, você pode escolher em que meses que que suas azaleias floresçam e até escalonar a floração.

Cor e formato da flor. As azaleias oferecem uma ampla gama de cores e formas de flores, desde pétalas finas e parecidas com aranhas até flores cheias e com babados. Portanto, se você quiser evitar surpresas, compre azaleias quando estiverem florescendo para saber exatamente como as flores ficarão.

Perenes ou decíduas

Retenção de folhas. Algumas azaleias são perenes, portanto mantêm suas folhas o ano todo, outras são decíduas, o que significa que naturalmente perdem suas folhas no outono. Então, saiba o que esperar da variação que você escolher, para que possa agir adequadamente se as folhas caírem.

Além disso, hoje é possível cultivar e cuidar de azaleias em jardins internos, externos, vasos e até mesmo em jardineiras de janela.

Dessa forma, se você mora em uma região inóspita para todas as variedades de azaleia ainda tem outras opções. Você pode inclusive fazer um bonsai.

bonsai de azaleia

Solo adequado para para azaleias

Apesar de, como já dissemos, ser fácil cuidar de azaleias, com o solo adequado fica ainda mais fácil.

As azaleias estão, assim como os mirtilos e outros arbustos, preferem solos ácidos. Portanto, para atingir todo o seu potencial de crescimento e beleza, de solo com uma faixa de pH entre 4,0 a 5,5.

Isso porque, nesse intervalo, os nutrientes específicos que as azaleias precisam ficam mais disponíveis. Quando o pH do solo sobe, alguns desses nutrientes não são liberados e, assim, elas sofrem com a deficiência nutricional, que leva a folhas amarelas.

Alguns jardina já possuem, naturalmente, solo ácido, mas se o seu jardim não for assim, então o ideal é fazer correções do solo. Você pode fazer isso com produtos como enxofre ou sulfato de amônio. Um simples teste de solo pode dizer qual é o seu pH, além de indicar como acertá-lo para cuidar das azaleias.

As azaleias também precisam de solo bem arejado e bem drenado para, assim, garantir que as raízes recebam bastante oxigênio e nunca fiquem em solo encharcado. Portanto, adicionar matéria orgânica, como composto, ao solo durante o plantio ajuda.

Além disso, sempre plante suas azaleias no nível ou ligeiramente acima do nível em que estavam crescendo em seu berçário, evite plantar muito fundo.

como cuidar de azaleias

Como regar as azaleias

As azaleias têm sistemas radiculares rasos em comparação com outros arbustos e árvores, sendo assim, a maioria de suas raízes fica a uns 15 cm da superfície. Em função disso, elas são muito suscetíveis ao estresse hídrico.

Portanto, mantenha o solo de suas azaleias uniformemente úmido para que nunca seque completamente e nunca fique encharcado. Em lugares ensolaradas elas geralmente precisam de mais água do que em lugares sombreados, que não secam tão rápido. Uma camada de 7 cm de cobertura orgânica ajuda a reter a umidade do solo e evitar que as temperaturas do solo variem em demasia.

Verifique o solo ao redor de sua planta com a mão e regue quando estiver seco ao toque. Regue profunda e completamente, para que a planta receba muita água. Mas regue lentamente, para que a água seja absorvida na área da raiz em vez de escorrer diretamente para o fundo.

Evite regar demais, porque solo encharcado promove doenças radiculares. Quando possível, use irrigação por gotejamento ou regue o solo ao redor da planta em vez de regar suas folhas. Isso porque a água parada sobre as folhas das plantas estimula doenças fúngicas.

Além disso, prefira regar no início do dia, para que o sol possa secar as folhas se elas ficarem molhadas.

Como fertilizar as azaleias

Os fertilizantes regulares para todos os fins podem ser insuficientes para fornecer às azaleias os nutrientes especiais de que precisam. Portanto, procure encontrar fertilizantes específicos para azaleias ou arbustos com flores, pois eles fornecem os nutrientes básicos básicos de que precisam, na melhor proporção para promover uma folhagem saudável e belas flores.

Além disso, essa mistura de nutrientes inclui enxofre adicionado para ajudar a manter o pH do solo na zona ideal à medida que se alimenta, além de fornecer cálcio, ferro e magnésio, para ajudar a prevenir deficiências nutricionais.

Fertilize as azaleias no início da primavera e novamente 12 a 16 semanas depois, e você fornecerá os nutrientes de que precisam para todo o ano. Distribua o fertilizante sobre o solo ao redor dos seus arbustos até um diâmetro das pontas dos galhos, depois regue bem toda a área.

As raízes rasas são sensíveis ao excesso de fertilização, então siga as instruções do rótulo e não exagere no volume.

Como proteger as azaleias de insetos e doenças

As azaleias são propensas a insetos e doenças, como por exemplo, ácaros, cochonilhas, percevejos e oídio. Os sinais visíveis de danos podem ser manchas brancas nas folhas ou galhos ralos com manchas brancas.

Quando você perceber algo assim, procure retirar um pequeno pedaço da planta que contenha o problema e leve até uma loja especializada. Dessa forma, um atendente poderá indicar a melhor forma de combater.

azaleia em vaso

Como podar as azaleias

A maioria das azaleias exige pouca ou nenhuma poda, mas todas as variedades também toleram bem podas mais radicais. Mas, se você decidir podar, a época é muito importante.

Assim como outros arbustos e árvores floridas, a poda feita na época errada do ano pode deixar sua azaleia sem flores na próxima estação.

As azaleias que florescem na primavera, por exemplo, formam seus botões durante o verão anterior. Você pode até nem vê-los, mas eles estão lá. Então, se você podar esses caules no outono ou no inverno, sacrificará todas as flores da primavera.

Para evitar a perda de flores, sempre pode as azaleias imediatamente após o término da floração, isso ajuda a garantir que novos botões de flores se formem.

Poda de galhos mortos ou danificados pode ser feita a qualquer momento, apenas lembre-se sempre que galhos podados podem significar botões podados.

Conclusão

Começando a cuidar de suas azaleias com as variedades certas para suas condições de plantio e dando-lhes os cuidados e nutrientes de que precisam, você desfrutará de suas flores e folhagens exuberantes por muitos anos.


Leia também:
Como cultivar antúrio
Como cultivar lavanda em vaso
Bonsai, saiba tudo sobre essa árvore em miniatura
Caladium, como cultivar
Como cultivar hosta (funquia)
Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *