Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Como cultivar amarílis

Cultivar amarílis exige alguns cuidados para que produza suas lindas e vistosas flores, no entanto não é uma tarefa muito difícil.

Nesse artigo vamos detalhar todos os cuidados que você deve tomar para cultivá-la, assim como outras informações interessantes sobre ela.

A amarílis é uma planta bulbosa popularmente conhecida por suas flores coloridas, grandes, vibrantes e vistosas.

Ela é frequentemente cultivada tanto em jardim quanto em vasos dentro de casa, produzindo flores que podem ter várias cores e padrões.

Como cultivar amarílis

O plantio e os cuidados com a amarílis são iguais, tanto para plantio em vaso como em jardim.

Existem muitas variedades de amarílis e ela também é conhecida por vários nomes, como por exemplo, açucena e flor da imperatriz.

No entanto, todas as variedades são resistentes ao clima tropical e adaptam-se em a praticamente todas as regiões do Brasil.

Em geral ela é plantada a partir de bulbos, que devem ser saudáveis e, de preferência, obtidos de uma fonte confiável. Além disso, eles devem ser firmes e sem sinais de danos ou podridão.

Se você seguir corretamente as dicas de como cultivar a amarílis, sua planta pode durar até 10 anos, tendo floração uma vez por ano, durante a primavera. Suas flores duram cerca de 3 semanas mantendo suas cores vibrantes.

Por fim, quanto maior for o bulbo escolhido para plantar, maior será a floração.

Como plantar amarílis

Depois de escolhidos bulbos saudáveis, prepare o vaso ou solo onde ela será cultivada de forma que fique bem drenado. Para isso, escolha um substrato bem drenado, como uma mistura de terra para vasos e areia ou perlita.

Para plantio em vaso, escolha um que tenha pelo menos cerca de 3 centímetros de diâmetro a mais do que diâmetro do bulbo. Além disso, certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem.

Em seguida enterre os bulbos, de modo que eles fiquem cobertos até a metade por uma camada de substrato. Mas, observe que a parte pontiaguda do bulbo esteja voltada para cima.

Mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar, para evitar o apodrecimento dos bulbos.

Quando as folhas começarem aparecer, fertilize o solo e diminua um pouco as regas.

Iluminação

Por ser uma planta que se adapta bem em climas tropicais e subtropicais, o ideal é que ela receba, pelo menos, 6 horas de sol por dia.

Se você for plantar diretamente no jardim, então escolha um local que não receba o sol mais quente do dia (sol a pino). Ela resiste bem tanto à meia sombra como sol direto nos horários menos quentes.

Para plantio em vaso, escolha um local onde ela receba luz solar indireta e brilhante, de preferência em um janela com vidro. Evite luz solar direta intensa, porque isso pode queimar as suas folhas.

A amarílis pode ser cultivada ao ar livre durante o verão em algumas regiões, mas tome cuidado para não expor os bulbos a temperaturas muito baixas e geadas.

Por fim, para cultivar amarílis, evite também locais onde venta muito, pois isso atrapalhará sua floração.

amarílis em vaso

Regas

Regue a amarílis moderadamente após o aparecimento da muda, ou seja, mantenha o solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado.

À medida que a planta cresça e floresça, aumente gradativamente a quantidade de água, principalmente nas estações mais quentes.

No entanto, assim como outras flores semelhantes, evite deixar o solo encharcado. Uma boa dica é, antes de regar, colocar o dedo na terra para verificar se o solo ainda está úmido e regar somente se estiver seco.

Adubação

Para fortalecer a planta e, assim, obter uma boa floração, é essencial fazer a adubação certa. Portanto, fertilize o solo com adubos ricos em fósforo durante o verão, primavera e início do outono.

No entanto, evite fazer a fertilização quando a planta estiver em época de dormência, no inverno.

Cuidados com as flores

À medida que a planta cresce e começa a floração, talvez seja preciso suportar as hastes florais para evitar que elas dobrem com o peso.

Assim como, remova as flores murchas para incentivar o crescimento contínuo.

Após a floração, continue a regar e fertilizar a planta para que ela possa acumular energia no bulbo.

Além disso, corte as hastes florais após a floração, mas deixe as folhas crescerem, pois elas ajudarão a planta a se recuperar e a acumular energia.

Como cultivar amarílis - rajada

Época de dormência

No início do outono, diminua gradualmente as regas e deixe as folhas secarem naturalmente.

Você pode recolher o bulbo plantado para replantá-lo no ano seguinte. Para isso, armazene o bulbo em um local fresco e escuro por cerca de 6 a 8 semanas para induzir a dormência. Após esse período, retire o bulbo do armazenamento, retire as camadas secas externas e replante-o.

Cores da flor de amarílis

Se você for cultivar amarílis e deseja obter uma cor específica, procure adquirir o bulbo em um local confiável.

As cores mais comuns de flores de amarílis são branca, vermelha e laranja, no entanto existem espécies híbridas e rajadas de várias cores.

Amarílis branca

A amarílis branca é uma das mais homogêneas, apenas seu miolo tem tons suaves de verde e amarelo. Isso contrasta com a flor, deixando-a, aparentemente, ainda mais branca.

É uma das flores mais usada tanto em buquês de noivas como para ou decorações clássicas.

Amarílis amarela

A amarílis amarela tem um tom vibrante, juvenil e alegre. No entanto, ela pode variar entre tons mais vibrantes e mais suaves.

Essa cor não é tão homogênea, algumas delas apresentam alguns pontinhos avermelhados nas pétalas, mas isso não é um padrão.

Amarílis rosa

Muito usada em decorações românticas e delicadas, as amarílis rosas também possuem tons que podem ser vibrantes ou mais suaves.

Sendo assim, suas pétalas podem variar do rosa forte (Pink) ao rosa claro. Algumas pétalas brancas também contém pontinhos rosa.

Outra característica comum nas amarílis rosa é que seu miolo por vezes é esverdeado.

Amarílis vermelha

A amarílis vermelha é uma das mais conhecidas pelos jardineiros. Ela possui um tom de vermelho intenso e miolo mais escuro, quase cor de vinho.

Além disso, as pontinhas da pétala em geral são amarelas, o que torna a flor ainda mais bonita.

Amarílis laranja

A amarílis laranja é mais uma das cores vibrantes e alegres, que deixa o ambiente refrescante.

Mas ela também tem variações nos tons de suas cores. Assim como as amarílis vermelhas, as amarílis laranjas têm o seu miolo mais escuro.

Significado da flor de amarílis

Se você pretende cultivar amarílis com um propósito que tenha significado e simbolismo, então conheça, a seguir, quais são eles.

As flores de amarílis são perfeitas tanto para montar um arranjo de mesa floral como também para oferecer de presente.

A seguir, vamos listar os principais simbolismos e significados espirituais da flor de amarílis.

Acredita-se que essas flores deslumbrantes e vistosas signifiquem orgulho, força e determinação, pois se destacam acima de todas as outras flores de inverno.

Amaryllis também é uma palavra grega, que significa “brilhar”.

Como cultivar amarílis - branca e laranja

Lenda da flor de amarílis vermelho e branca

Muitas flores contém histórias mitológicas ligadas a elas, e a amarílis não é exceção. Seu tom vermelho tem uma lenda trágica por trás dela. Há um mito de uma ninfa chamada Amaryllis e um belo pastor chamado Alteo.

Amaryllis se apaixonou por Alteo, que tinha um coração de pedra e com fama de ser tão belo quanto Apolo, e tão forte quanto Hércules.

Movida por sua paixão, Amaryllis decidiu que serie fiel somente a ele, não importando preço que teria que pagar por isso.

No entanto, indiferente à sedução da ninfa, Alteo declarou que seu desejo era que ela lhe trouxesse uma flor que nunca tivesse existido antes.

Para satisfazer o desejo de seu amor, Amaryllis consultou um oráculo, que lhe deu as instruções para que uma nova flor nascesse naquele mundo.

Para isso, ela teria que perfurar seu coração com uma seta dourada na porta da casa de Alteo. Então, ela fez isso vestida de branco, como uma noiva, e passou 30 noites consecutivas deixando com que o seu sangue vermelho gotejasse lentamente.

No trigésimo dia, Alteo finalmente abriu a porta e, então, encontrou ali uma flor com pétalas vermelhas como o sangue. Essa flor havia nascido do sangue do coração de Amaryllis.

Portanto, segundo a lenda, essa é a origem da Amaryllis de cores branca e vermelha, representando o vestido que a ninfa usava e seu próprio sangue.

Simbolismos das flores de amarílis

Geralmente associamos amarílis com sua impressionante flor vermelha, no entanto, há muitas cores nessa linda flor. Desde o vermelho sangue até o deslumbrante branco, assim como as rajadas.

Há quem diga que existe uma flor de Amaryllis para cada paleta de cores.

Sendo assim, cada uma dessas cores tem um simbolismo diferente e, dadas como presente, cada uma tem seu significado especial.

Amarílis vermelha

A amarílis vermelha simboliza o amor, a paixão e a atração. Na cultura chinesa, a amarílis vermelha é considerada uma flor da sorte.

Amarílis branca

Assim como a flor de amarílis vermelha, a branca é muito popular e vários com significados associados.

O branco representa pureza e espiritualidade, mas também é usado para transmitir lembranças e tristeza em ocasiões mais sombrias.

Amarílis laranja

Acredita-se que a flor de amarílis laranja transmita energia positiva e que proporcione felicidade e boa saúde. Portanto, é considerada uma flor perfeita como planta de casa para gerar boas vibrações e positividade.

Amarílis rosa

O simbolismo da flor de amarílis rosa é mais amplo do que todas as outras cores.

O rosa pode ser visto como romântico, mas, na maioria das situações, simboliza a amizade. Amarílis rosa são o presente perfeito para mostrar aos amigos e familiares o quanto eles significam para você.

Amarílis roxa

As flores amarílis em tons profundos de roxo estão associadas à realeza e à espiritualidade. É uma cor ótima para presentar pessoas que acreditam em espiritualidade.

Amarílis amarela

Se você quiser desejar boa sorte à uma pessoa, então presenteie com uma flor de amarílis amarela. Seja para superar uma situação delicada, como também para comemorar uma grande notícia.

Conclusão

Como você pôde ver cultivar amarílis não é difícil, mas exige dedicação. No entanto é uma das plantas de flores que mais retribui o jardineiro quando bem cuidada.

Enfim, você pode cultivar amarílis tanto pela sua beleza como também pelo que ela simboliza.


Leia também:
Orquídeas, como cuidar?
Como plantar e como cuidar da planta-aranha
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)
A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?
Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
O que é perlita e para que serve?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *