Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

hissopo - capa

Muitas pessoas que curtem ervas estão começando a cultivar Hissopo por causa de suas folhas verde-escuras, que são usadas para dar sabor a saladas, sopas, licores, ensopados entre outras receitas.

Além disso, o Hissopo (Hysoppus officinalis) é uma atraente erva de floração comumente cultivada por suas folhas saborosas.

Cultivar essa planta é fácil e é uma bela adição ao jardim em termos de beleza, portanto, vamos saber mais sobre ela?

Saiba tudo sobre o Hissopo

O Hissopo é uma planta atraente que tem caules lenhosos, pequenas folhas pontiagudas e pontas de flores rosa, vermelhas, brancas e roxo-azuladas. Suas flores também são muito atraentes para as abelhas e borboletas que vão polinizar o seu jardim.

É um membro da família das mentas (Lamiaceae) e, como tal, exibe muitas características de seus pares, como por exemplo o formato de suas flores, caules quadrados e folhas intensamente perfumadas. Mas ele não tem a tendência de se espalhar rápida e invasivamente como muitas espécies de hortelã.

O Hissopo é nativo do sul da Europa, onde era usado desde o século VII como chá purificador e medicinal. Diz-se que essa erva cura todos os tipos de doenças, desde piolhos até falta de ar. Por esse motivo, também é conhecido como Erva Sagrada.

Atualmente essa planta pode ser encontrada em praticamente todos os continentes, onde pode ser vista florescendo nas margens das estradas e em campos de flores silvestres.

De que forma consumir o Hissopo?

O óleo essencial da planta é infundido em licores, molhos, pudins e doces, e também usado para adicionar aroma a sabonetes e perfumes. No entanto, o Hissopo é mais do que apenas uma erva culinária ou medicinal, também é uma linda planta ornamental.

Fica linda em jardins de pedras, como planta de bordadura, como ponto focal ou em cachos, graças às suas folhas verdes e flores vibrantes que atraem polinizadores. Além disso, seu néctar produz um ótimo mel, muito apreciado por apicultores.

O óleo de Hissopo que vem desta planta tem propriedades antibacterianas, inseticidas e antifúngicas. Os persas usavam o óleo de Hissopo como loção corporal nos tempos antigos para promover a saúde e acentuar a cor e o tom da pele.

Na Europa, os óleos eram queimados como purificadores de ar, enquanto em outras partes do mundo, as folhas eram transformadas em chá para tratar problemas respiratórios, incluindo nariz, garganta e problemas pulmonares.

As folhas de Hissopo também eram usadas para fazer pomadas tópicas para tratar feridas e infecções.

vários estudos que atestam que o óleo essencial de Hissopo possui várias propriedades medicinais.

hissopo no jardim

Como cultivar Hissopo

Então, aprenda a plantar e cultivar Hissopo, essa erva antiga e especial em seu jardim. Ela pode ser plantada tanto em hortas como em jardins de flores como plantas de borda de caminhos e canteiros. Além disso pode ser cultivada em vaso.

Luminosidade

O Hissopo prefere sol a pleno, dias inteiros de sol forte, mas também tolera alguma sombra. Portanto, certifique-se de que sua planta receba pelo menos seis horas de sol por dia para um crescimento ideal.

Solo

É uma planta que prefere solos férteis e bem drenados, mas também pode tolerar solos pobres, secos e arenosos.

Água

O Hissopo requer rega consistente até que se estabeleça, no entanto, após estabelecido é tolerante à seca. Portanto, regue profundamente depois que os primeiros centímetros do solo secarem para uma ótima saúde dessa planta.

A mesma recomendação vale para as plantas cultivadas em vasos, mas o intervalo entre a secagem e a rega é menor. Portanto, nesse caso regue com mais frequência.

Tenha cuidado para não molhar as folhas, regue apenas o solo. Além disso essa é uma planta que praticamente não precisa ser regada no inverno.

Clima

O Hissopo é uma planta muito resistente e que suporta, temperaturas extremas, tanto frias quanto quentes. De um modo geral não precisa de proteção contra geada.

Em climas mais frios, as plantas podem parecer um pouco ásperas nas bordas, mas uma boa poda na entrada da primavera resolverá isso.

Fertilização

Quando os primeiros brotos surgirem na primavera, fertilize o Hissopo com um fertilizante líquido balanceado de alta qualidade.

Para as plantas cultivadas em vasos, adicione um fertilizante de liberação lenta para repor os nutrientes que se perderem durante as regas.

Poda

Não retire os caules e folhas mortas durante o inverno. Isso manterá a planta compacta e evita que ela fique esguia. Então, no início da primavera, corte tudo a cinco centímetros do solo e novamente após a floração, se desejar.

Além disso, é uma boa ideia cortar essa planta se você não quiser que apareçam Hissopos em todo o seu quintal, porque eles se propagam facilmente.

Se o objetivo de você cultivar Hissopo é como erva para consumir, então substitua suas plantas a cada quatro ou cinco anos. Faça isso porque, a medida que as plantas envelhecem, elas ficam lenhosas e sua qualidade se deteriora.

No entanto, se suas plantas forem puramente ornamentais, elas podem viver vidas longas e arbustivas como plantas duras e lenhosas sem precisar de substituição.

Como preparar o local para plantar e cultivar Hissopo

Conforme já explicamos, o Hissopo prefere sol pleno a sombra parcial e solo seco e bem drenado. Antes de plantá-lo, use bastante matéria orgânica, como composto ou esterco de animais. Também é útil adicionar um pouco de fertilizante orgânico ao buraco de plantio.

O Hissopo crescerá bem tanto em vasos quanto plantado diretamente em jardins de pedra e floreiras.

Como plantar Hissopo a partir de sementes

Primeiramente semeie as sementes em um berçário protegido. As sementes de Hissopo germinarão em 14 a 21 dias. Então, transplante para seu local definitivo de preferência no início na primavera. Procure plantá-las a uma distância entre 30 e 35 cm uma da outra.

No outono, Você pode criar novas mudas pela divisão das raízes. A poda do primeiro conjunto de folhas após a floração criará uma planta mais compacta e uma melhor floração no ano seguinte.

hissopo colhido

Como colher, armazenar e consumir Hissopo

Você pode colher as folhas e caules mais novos conforme necessário. Corte pela manhã depois que o orvalho secar para obter o melhor sabor. Mas não lave as folhas para não perder os óleos aromáticos.

É melhor usar o Hissopo fresco, mas você também pode armazená-lo congelado em sacos plásticos ou seco.

Para secar, amarre as mudas em pequenos feixes e pendure-as de cabeça para baixo em um ambiente escuro e bem ventilado. Então, depois de secar, retire as folhas dos caules e guarde-as inteiras. Esmague-as ou moa-as somente antes de usar.

Como aproveitar as sementes

As sementes estão prontas para a colheita quando as vagens das sementes estiverem completamente secas e marrons. Você então pode colhê-las e separar as sementes facilmente à mão.

Pragas comuns e doenças que afetam o Hissopo

Em função dos óleos aromáticos que esta planta contém, ela repele naturalmente a maioria das pragas de insetos.

Há vários estudos que sugerem que ela repele besouros e mariposas quando plantada em hortas. É por isso que o Hissopo costuma ser cultivado como planta companheira de couve-flor, repolho e uvas.

Por outro lado, as doenças das plantas que ocasionalmente danificam o Hissopo são causadas principalmente pela má drenagem do solo.

Portanto, se as folhas da sua planta estiverem amareladas e murchas, desenterre-as e inspecione as raízes. A podridão da raiz causa pontas de raiz descoloridas e pastosas.

Remova todas as raízes doentes e replante-as no solo. Mas antes, corrija-o com areia ou pedrinhas para melhorar a drenagem.

Embora incomum, o oídio também pode prejudicar as plantas de Hissopo.


Leia também:
Cacto Pedra (Lithops), como cultivar
Caladium, como cultivar
Como cultivar amoras
Para que serve a arnica?
As joaninhas são boas para o jardim?
Como cultivar hosta (funquia)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *