Como cultivar amoras

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Como cultivar amoras - capa

As amoras são suculentas, aromáticas e deliciosas, mas raramente encontradas à venda, portanto vale a pena cultivar um pé de amoreira.

A amoreira é relativamente fácil de cultivar e, quando bem cuidada, produz uma colheita de amoras abundante.

Seguindo estas dicas simples, você poderá cultivar amoras saudáveis e deliciosas em seu jardim, para depois deliciar-se com essa fruta além de poder fazer doces deliciosos.

Aprenda a cultivar amoras de uma forma fácil

As amoras, além de serem frutas deliciosas são muito fáceis de cultivar, então siga essas dicas para ter sucesso.

Escolha um local ensolarado

A amoreira precisa de pelo menos seis horas de sol por dia para crescer bem. Então escolha um local ensolarado em seu jardim para plantar suas mudas.

Assim como praticamente todas as árvores frutíferas, as amoreiras precisam de pleno sol para produzirem e continuar crescendo. No entanto, alguma sombra à tarde é tolerável e pode ajudar a proteger as plantas do sol quente do verão.

Prepare o solo

Certifique-se de que o solo seja solto e bem drenado. As amoras preferem solos com pH entre 6 e 7. Adicione composto orgânico ao solo antes de plantar para, assim, melhorar sua qualidade.

Um local elevado ou canteiro elevado pode ajudar a garantir que suas amoreiras sejam protegidas contra o solo encharcado e geadas.

Como plantar as mudas

As mudas de amora devem ser plantadas no outono ou na primavera. Cave um buraco para a muda que seja um pouco mais profundo e mais largo do que sua raiz. Coloque a muda no buraco e cubra com solo.

No entanto, procure plantar suas amoreiras na primavera, dessa forma seu crescimento será mais rápido e na chegada das estações frias elas já estarão bem estabelecidas.

Mantenha a área de cultivo livre de ervas daninhas, porque elas competirão com suas mudas pelos nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

Além disso, espalhe uma camada de cobertura morta ao redor das mudas, isso vai ajudar a eliminar as ervas daninhas e manter o solo mais úmido.

As amoreiras são autoférteis, então você só precisa de uma muda para produzir uma boa colheita. No entanto, você pode ter que esperar oito ou mais anos para seus primeiros frutos de amora. Uma vez bem estabelecidas, as amoras aparecem abundantemente.

Como cultivar amoras - amoras maduras

Regue regularmente

As amoras precisam de uma quantidade consistente de água para crescer. Então, regue suas amoreiras regularmente, especialmente durante os períodos de seca.

No entanto, se você mora em uma região que recebe chuvas consistentes durante a estação de crescimento, talvez não seja necessário regá-las.

Faça a poda

A poda é importante para o crescimento saudável da amoreira, além disso, a poda de inverno é a mais comum. Corte os caules velhos e danificados para permitir que os novos brotem. Deixe apenas três a cinco caules novos por pé para crescer e frutificar.

As amoreiras são árvores de crescimento ereto e vertical, portanto a poda dos galhos mais longos também é importante para facilitar as futuras colheitas das amoras.

Adube

Aplique fertilizante orgânico no solo na primavera para ajudar as plantas a crescerem bem e produzirem frutos saudáveis.

No outono, quando a produção de amoras diminui e as plantas começam a entrar em dormência, então espalhe uma camada de composto orgânico ao redor. Fazendo assim você vai ajudar a manter as ervas daninhas sob controle e fornecer mais nutrientes ao solo.

Colheita

Fique de olho em suas amoras durante a época de colheita para garantir que vá colher os frutos a tempo. Isso porque as bagas murcham rapidamente quando deixadas nos galhos por muito tempo.

Como cultivar amoras - amoras colhidas


Leia também:
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro
Como plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)
Qual o melhor aroma do mundo?
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como cultivar pitaya
Benefícios da amora para a saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *