Qual o melhor aroma do mundo?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

mulher sentindo um bom aroma

Descubra qual o melhor aroma do mundo com base em uma pesquisa científica, além disso, descubra também qual o pior.

Quando você pensa no seu cheiro favorito, o que vem à sua mente?

Muitos aromas podem surgir na sua cabeça, por exemplo, chocolate, lavanda, patchouli, jasmim, entre outros. Mas existe um aroma que se você parar para pensar realmente é quase uma unanimidade. Portanto, pense um pouco antes de prosseguir com a leitura.


Uma pesquisa científica descobriu os melhores e piores cheiros do mundo.

Segundo esse estudo, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Neurociência Clínica do Karolinska Institutet, na Suécia, as pessoas compartilham preferências de odor, independentemente da sua origem cultural e do local do mundo onde moram.

Assim, de acordo com esse estudo, o melhor aroma do mundo é o da baunilha e o pior é o de pés suados (o famoso chulé).

Mas, como foi feito o estudo para descobrir qual o melhor aroma do mundo?

O estudo para descobrir qual o melhor e o pior aroma do mundo precisava levar em conta pessoas de diversos grupos, tanto étnicos como culturais.

“Queríamos verificar se as pessoas ao redor do mundo têm a mesma percepção de cheiro e gostam dos mesmos tipos de odor, ou se isso é algo que é aprendido culturalmente”, afirmou o pesquisador Artin Arshamian, do Karolinska Institutet. “Por tradição acredita-se que esse fator é cultural, mas conseguimos demonstrar que a cultura tem muito pouco a ver com isso”.

Isso porque os resultados mostraram que as pessoas compartilham cheiros favoritos, independentemente de onde elas estejam no mundo e da sua cultura.

Para concluir o estudo, os pesquisadores estudaram nove grupos de pessoas com estilos de vida muito diferentes, a fim de testar se as escolhas olfativas de uma pessoa estavam ligadas à sua cultura.

Assim, o estudo incluiu 235 pessoas que classificaram os cheiros em uma escala de agradável a desagradável.

Conclusão do estudo

Assim, os dois aromas melhores classificados foram a baunilha e o pêssego. Enquanto os cheiros menos agradáveis ​​foram queijo, leite de soja, suco de maçã e suor dos pés.

Ainda de acordo com o Dr. Arshamian, um dos autores do estudo, uma possível razão pela qual as pessoas gostam e não gostam dos mesmos cheiros é porque a capacidade de farejar maus odores foi útil à medida que os humanos evoluíram.

flor e fava de baunilha


Por exemplo, ser capaz de cheirar se alimentos, como carne, são perigosos para comer porque começaram a se decompor.

O estudo foi possível por meio de uma rede internacional de pesquisadores que colaboraram em uma combinação única de métodos experimentais e estudos de campo.

Mas, para conseguir 235 pessoas que realmente representassem todas as culturas foi necessário criar uma grande rede de pesquisa.

Assim, essa rede incluiu pesquisadores do Karolinska Institutet, Lund University e Stockholm University (Suécia), University of Oxford e University College London (Reino Unido), Arizona State University, Monell Chemical Senses Center e University of Pennsylvania (EUA), Universidad San Francisco de Quito (Equador), Universidade de Melbourne (Austrália) e Universidade Nacional Autônoma do México.

De acordo com o estudo, a estrutura da molécula do odor determina se um cheiro é considerado agradável ou não. Ou seja, os pesquisadores descobriram que certos cheiros eram mais apreciados do que outros, independentemente da afiliação cultural dos participantes.

“O próximo passo é estudar por que isso acontece, ligando esse conhecimento ao que acontece no cérebro quando sentimos um odor específico”, concluiu o pesquisador.

Como o estudo descobriu qual o melhor aroma do mundo

Como já explicamos, a rede de pesquisadores priorizou vários tipos de culturas, como por exemplo, populações indígenas em ambientes díspares.

Isso porque, muitos dos pesquisadores são trabalhadores de campo que trabalham com populações indígenas.

Então, para este estudo, os pesquisadores selecionaram nove comunidades que representam diferentes estilos de vida. Foram quatro grupos de caçadores-coletores e cinco grupos com diferentes formas de agricultura e pesca.

Alguns desses grupos têm muito pouco contato com alimentos ou artigos domésticos ocidentais.

“Uma vez que esses grupos vivem em ambientes com odores tão díspares, como floresta tropical, costa, montanha e cidade, capturamos muitos tipos diferentes de ‘experiências de odor’”, afirmou o Dr. Arshamian.

Assim, às 235 pessoas selecionadas nessas comunidades foi solicitado classificar os cheiros em uma escala de agradável a desagradável.

Os resultados mostram variação entre os indivíduos dentro de cada grupo, mas correspondência global sobre quais odores são agradáveis ​​e desagradáveis.

Os pesquisadores mostraram que a variação se explica pela estrutura molecular (41%) e pela preferência pessoal (54%).

“A preferência pessoal pode ser devido ao aprendizado, mas também pode ser resultado de nossa composição genética”, concluiu o Dr. Arshamian.

A baunilha é o odor mais agradável

Entre os odores que os participantes classificaram estava a baunilha, que cheirava melhor, seguido de butirato de etila, com cheiro frutado semelhante ao pêssego.

Assim como, o cheiro que a maioria dos participantes considerou menos agradável foi o ácido isovalérico. Esse ácido está em muitos alimentos, como queijo, leite de soja e suco de maçã, mas também no suor dos pés (chulé).

Segundo os pesquisadores, uma possível razão pela qual as pessoas consideram alguns cheiros mais agradáveis ​​do que outros, independentemente da cultura, é que esses odores aumentaram as chances de sobrevivência durante a evolução humana.

“Agora sabemos que existe uma percepção universal de odor que é impulsionada pela estrutura molecular e isso explica por que gostamos ou não de um certo cheiro”, afirmou o Dr. Arshamian.

Os aromas campeões entre os melhores foram, nessa ordem, baunilha, pêssego, lavanda, cravos e rosa.

Os piores aromas foram, do menos pior para o mais, cogumelos, cabras suadas, pimentões verdes, alho/peixe em decomposição e pés suados.

pés suados


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
A influência dos aromas em nossa vida
Como cultivar lavanda em vaso
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *