Essa torta de pêssego sem lactose vai te surpreender

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Essa torta de pêssego sem lactose vai te surpreender - pêssegos

Testamos uma receita de torta de pêssego sem lactose diferente que ficou simplesmente muito saborosa.

Aquele cheirinho de bolo e de torta é sempre algo que agrada todo mundo, não é mesmo? Certamente o cheiro de uma dessas delícias assando no forno de casa contribui para aumentar o aconchego do lar, trazer as pessoas para perto e até mesmo melhorar os humores.

Tudo isso é potencializado ainda se essa delícia é feita em um dia frio ou chuvoso – aqueles dias que só queremos ficar em casa, bem aconchegados.

Entretanto, a maioria das receitas de bolos e de tortas tradicionais fazem uso excessivo de manteiga, leite, creme de leite ou até de leite condensado, a um ponto que se criou uma ideia de que não é possível fazer um doce delicioso sem leite.

Aqui no blog vamos sempre tentar explorar receitas e alternativas de preparos que sejam livres desses ingredientes – seja porque muitas vezes são desnecessários ou porque cada vez mais pessoas possuem restrições a alimentos com leite, como os veganos ou os intolerantes à lactose.

Então, para preparar essa deliciosa torta de pêssego basta seguir o passo a passo abaixo.

Receita de torta de pêssego sem lactose
Ingredientes para a massa:
  • 1 ½ xícara (ou 180 gramas) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (ou 120 ml) de óleo de coco ou de canola;
  • 1/3 de xícara (ou 65 gramas) de açúcar;
  • 1 pitada de sal.
Ingredientes para o recheio:
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou de canola;
  • 1/3 de xícara (ou 65 gramas) de açúcar;
  • ½ xícara (ou 50 gramas) de farinha;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • ½ colher de sopa de canela em pó;
  • ¼ de xícara (ou 60 ml) de leite vegetal ou de leite de coco;
  • 5 pêssegos maduros cortados em fatias.
Modo de Preparo:

Primeiramente misture todos os ingredientes da massa – se possível, peneire a farinha. Você pode misturar todos os ingredientes em uma vasilha e misturar com uma colher ou em uma batedeira, caso prefira. Misture até que se forme uma massa uniforme.

Então transfira a massa para uma superfície e abra com o auxílio de um rolo de massa – em seguida, coloque a massa em uma forma redonda (preferencialmente com fundo removível) e aperte bem, principalmente às laterais da forma, cortando os excessos de massa que por acaso ficarem acima das bordas.

Leve a massa para o freezer e deixe por cerca de 20 minutos enquanto você prepara o recheio.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma vasilha (ou na batedeira) combine a gordura de coco ou o óleo de canola, o açúcar, a farinha, o amido de milho e a canela. Acrescente o leite vegetal ou o leite de coco aos poucos, incorporando delicadamente, até que o recheio esteja encorpado e homogêneo.

Retire a forma do freezer após os 20 minutos e preencha-a com o recheio, de maneira que fique liso. Acrescente as fatias de pêssego sobre a mistura, de forma alinhada, concêntrica (como se os pêssegos fossem pétalas de uma flor, arranjadas em sentido horário).

Leve a forma para o forno por 25 minutos (se o seu forno for um pouco maior, talvez precise deixar 30 minutos), até que a massa comece a escurecer e o pêssego a ressecar.

Por fim, retire do forno e deixe descansar por 1 hora antes de tirar da forma e servir.

Dicas

Para tornar a sua torta ainda mais densa e rica, dê preferência pela farinha de trigo integral. Se você não gosta de farinha de trigo integral, entretanto, pode usar a farinha branca mesmo. Para o açúcar, uma boa alternativa é o açúcar de coco, demerara ou mascavo (mas você pode usar o açúcar refinado se preferir).


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Receita muito fácil de mousse de chocolate sem lactose
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Kefir de leite e intolerância à lactose
Malefícios do leite e seus derivados
Receita de bolo de nozes da mana
Receita de queijo vegano

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *