Massa jardineira ao pesto

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

As refeições em família certamente são essenciais para fazer de uma casa um lar. A reunião das pessoas ao redor da mesa, partilhando de uma refeição, é capaz de criar uma sensação de aconchego e bem estar que melhora a sensação de estar em casa.

Entretanto, refeições em família não precisam significar horas e horas de preparações complexas e diferentes pratos. Algumas receitas muito simples podem esconder sabores complexos.

Abaixo ensinaremos como preparar uma massa jardineira ao pesto. A massa ao pesto normalmente é utilizada como um acompanhamento para carnes, mas esta massa jardineira é tão saborosa e enriquecida por diferentes ingredientes que acaba se tornando uma refeição completa e ser servida como prato único, podendo até dispensar carnes.

Além disso, se você tiver sua própria horta ou acesso a produtos fresquinhos de uma feira local, verá que os sabores e as cores ficarão ainda mais surpreendentes.


Antes de explicarmos o passo a passo, faremos um breve comentário sobre a escolha da massa para o preparo desta receita: esta receita vai bem com qualquer tipo de massa, entretanto, preparos que costumam ter ingredientes em pedaços combinam mais com massas curtas, como gravatinha (farfalhe), parafuso (fusili) ou penne, pois é possível, em uma mesma garfada, fisgar a massa e os demais ingredientes.

Massas mais longas como o espaguete vão melhor com molhos mais lisos, como molhos de queijo e molhos de tomate, que não necessitam de tanta aderência à massa.

Receita de massa jardineira ao pesto

Ingredientes para o preparo do molho ao pesto:

  • 80 g (ou 2 xícaras) de folhas de manjericão fresco;
  • 120 ml (ou ½ xícara) de azeite de oliva;
  • 55 g (ou ½ xícara) de queijo parmesão ralado;
  • suco de 1 limão;
  • 4 dentes de alho;
  • sal e pimenta a gosto.

Ingredientes para o preparo da massa:

  • 800 g (ou 4 xícaras) da massa de sua preferência;
  • 200 g (ou 1 xícara) de tomates cereja cortados ao meio;
  • 70 g (ou ½ xícara) de cebola roxa fatiada;
  • 225 g de mussarela de búfala ou de outro queijo de sua preferência, em bolas ou cubos.

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes para o molho pesto em uma vasilha ou no copo do seu liquidificador. Se na vasilha, triture com o auxílio de um mixer. Se no liquidificador, apenas liquidifique até atingir o ponto desejado. Você pode tentar fazer um molho pesto mais homogêneo ou deixar os ingredientes em pedaços um pouco maiores, conforme sua preferência. Reserve;
  2. Ferva a água para o cozimento da massa. Acrescente sal. Não acrescente óleo na água. Cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem;
  3. Após o cozimento da massa, drene a água do cozimento e coloque a massa cozida em uma vasilha para servir;
  4. Adicione os ingredientes para a massa – os tomates cereja cortados, a cebola roxa fatiada e o queijo de sua preferência e misture bem, para que os ingredientes se envolvam na massa. O queijo começará a derreter com o calor da massa;
  5. Despeje o molho pesto sobre a massa;
  6. Sirva e aproveite!

Observação: caso queira acrescentar um ingrediente crocante à massa, você pode adicionar nozes ou castanhas ao molho pesto.


Se você gostou dessa receita, provavelmente também vá gostar destas receitas e dicas:
Receita de frango na cerveja
Fazendo dessa forma você nunca mais vai passar trabalho para desfiar frango
Receita de risoto de truta e rolo de presunto parma
Essa receita de frango com moranga vai te surpreender – fricassé sem lactose
Como tirar facilmente a pele de tomates
Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *