O versátil, nutritivo e delicioso manjericão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

O versátil, nutritivo e delicioso manjericão

Se você pedir para as pessoas citarem que plantas acham mais cheirosas, é provável que 9 em cada 10 dessas pessoas vai citar o manjericão entre suas preferidas.

Isso porque o manjericão é uma das plantas que mais satisfaz o nosso olfato, assim, ele é quase uma unanimidade.

Mesmo as pessoas que não gostam de consumi-lo em saladas ou como tempero, apreciam o seu aroma envolvente e único.

Saiba tudo sobre o manjericão

O manjericão (também chamado de alfavaca) é um arbusto perene, com muitos galhos, folhas e ramos, e tem origem na Ásia e na África.

É uma planta muito aromática e, embora seja usada como alimento e como remédio desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos, aqui no Brasil ela demorou a se tornar popular.

Agora, desde que se popularizou por aqui, ele caiu nas graças de quase todo mundo, contudo existem algumas exceções. Isso porque também há quem não goste dele, mas uma minoria.

Essa especiaria contém um grande volume de óleo essencial, conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Sendo os principais óleos presentes nessa rica planta o eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol.

Além dessas propriedades, o manjericão também contém nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, manganês, cobre, cálcio, ferro e omega-3.

Na cozinha, além de muito saboroso, ele é muito nutritivo, 100 gramas de manjericão possuem cerca de 20 calorias. Além disso, ele acrescenta um sabor sublime tanto em doces e como em salgados, por ser muito versátil.

Sobretudo ele fica delicioso em pizzas, massas, molhos, saladas, mas até mesmo em doces e sorvetes ele provoca uma explosão de sabores.

Atualmente o manjericão é associado a cada vez mais benefícios para nossa saúde, ele possui também as funções desintoxicantes, antissépticas e ajuda a restabelecer o nosso corpo de vários tipos de infecções.

Por fim, ele ainda protege nosso corpo de ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele, a visão e alivia o estresse.

São atribuídos ao manjericão os seguintes benefícios

Auxilia no tratamento de resfriados, pois melhora o sistema imunológico e combate as bactérias.

Alivia tosses e dores de garganta, além disso, combate doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Ainda em relação ao sistema respiratório, melhora o funcionamento dos pulmões, dessa forma ele combate bronquites e tuberculoses.

Aumenta a produção de anticorpos em até 20%, assim ele melhora o sistema imunológico e a proteção contra doenças como asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados.

Combate o estresse.

Melhora a visão através das propriedades antioxidantes da Vitamina A contida em sua fórmula.

Ele também melhora a pele, assim previne as acnes e acelera o processo de cicatrização de feridas.

Melhora a saúde bucal e diminui o mau hálito.

Auxilia na eliminação de pedras nos rins.

Melhora o sistema digestivo, ajudando a curar úlceras e problemas no funcionamento do fígado.

Alivia dores de cabeça e é um excelente relaxante muscular.

Normaliza os níveis de colesterol ruim e aumenta o fluxo sanguíneo.

Normaliza os níveis de neurotransmissores do cérebro, melhorando assim o sistema nervoso e, com isso, aumenta  a capacidade de memória.

Assim, ter manjericão plantado em casa, além de ter a mão todos esses benefícios gastronômicos e medicinais ainda tem outra vantagem, ele afasta mosquitos e moscas, que odeiam o seu aroma, sendo assim um bom repelente natural.

Outra vantagem de ter seu próprio pé de manjericão em casa é saber que ele é livre de produtos químicos.

Como plantar e cuidar de um pé de manjericão

Você pode plantar manjericão de 3 formas diferentes: a partir de sementes, através de mudas prontas, ou através do replantio de um galho fresco.

Para fazê-lo você precisará, além de uma das três opções acima, de um bom substrato para mantê-lo nutrido, ainda mais se for plantá-lo em um vaso.

Nesse caso, você precisará também de um vaso adequado (se for plantar dentro de casa ou em pequenos espaços) e um local em sua casa que receba luz natural.

O pé de manjericão não pode receber muita água e não necessita regas diárias, porém, caso a terra fique muito seca e dura, isso prejudicará o seu desenvolvimento.

As podas devem começar a partir do momento em que a planta esteja na idade adulta e quando ela colocar flores.

Apesar de serem bonitas, retire também as flores para, dessa forma, manter a planta sempre jovem e saudável.

Se você tiver uma produção muito grande me manjericão, ou seja, maior do que seu consumo diário, pode secá-lo para usar como tempero.

Além disso, você pode secar as flores junto com as folhas, pois elas também são muito gostosas e nutritivas.

Assim que elas estiverem bem secas, guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado.

Como colher o manjericão

Ao colher as folhas e as flores procure não arrancá-las. Use uma tesoura para cortá-las, assim você evita danificar os galhos e folhas e prejudica o menos possível a planta.

Se você for plantá-lo em um vaso, os vasos autoirrigáveis são excelentes para manter o volume de água que o manjericão requer.

Você mesmo pode produzi-los ou adquiri-los prontos. No texto “Vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, ensinamos como você pode fabricar seus próprios vasos.

Afinal, quem não quer ter uma planta que, além de afugentar insetos, deixa nossa casa perfumada, é deliciosa e faz bem para a saúde?


Leia também:
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Benefícios para a saúde do dente-de-leão
Como acabar com as lagartas que atacam as plantas
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Aprenda a congelar manjericão

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *