Aprenda a congelar manjericão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

congelar manjericão - capa

Você sabe como congelar o manjericão preservando o seu sabor maravilhoso e a qualidade?

Nos acompanhe nesse texto que vamos ensinar algumas maneiras de fazer isso.

Por que congelar o manjericão

A estação do manjericão é de clima quente, porque é uma planta que não resiste à climas muito frios.

No entanto, é uma erva aromática que praticamente todo mundo adora desfrutar o ano inteiro, e não apenas na alta estação.

Isso porque, se é verdade que o manjericão é uma erva que consumida fresca é deliciosa, também é verdade que é um tempero maravilhoso para pizzas, caldos e outras receitas de inverno.

Você pode usar o manjericão congelado em uma variedade de receitas diferentes, desde pratos de massa, sopas e ensopados, até batatas fritas e caçarolas.

Então, é justo que quem cultiva manjericão nas estações quentes possa desfrutar sus própria produção também no inverno, sem precisar comprar.

É por isso que congelar manjericão é uma opção interessante.

Como congelar manjericão

Congelar manjericão é uma ótima maneira de preservar seu sabor fresco e usá-lo em receitas o ano inteiro.

Além disso, ao cortar as folhas que crescem no jardim ou em vasos para ajudar a deixar as plantas de manjericão mais arbustivas, não desperdice essas folhas. Preserve-as congelando as folhas ou transformando-as em pesto para congelar.

O ideal é que o manjericão não fique congelado por mais de 12 meses, portanto é possível usá-lo durante todo o tempo das estações frias.

Ao contrário de outros métodos de congelamento de manjericão que são ensinados, vamos ensinar alguns que não precisa de água fervente ou folhas de manjericão escaldadas para ser concluído.

Primeiramente escolha o melhor manjericão

Certifique-se de colher as folhas de manjericão frescas e saudáveis. Se você estiver comprando manjericão para congelar, certifique-se de escolher os mais saudáveis e com aparência de recém colhidos.

Isso porque as folhas mais jovens e saudáveis são as que têm o melhor sabor.

manjericão congelado - colher

Lave e seque bem

Lave delicadamente as folhas de manjericão em água fria para remover qualquer sujeira, insetos, terra ou outros resíduos.

Em seguida, seque as folhas com cuidado usando papel toalha ou um pano limpo. Se você tiver um centrifugador de saladas também pode usá-lo.

Por fim, certifique-se de que o manjericão esteja completamente seco antes de prosseguir para o próximo passo.

Desfolhe o manjericão

Você pode desfolhar antes ou depois de lavar, como achar mais prático. No entanto, antes de congelar as folhas de manjericão, o ideal é removê-las dos caules.

Isso porque os caules não são tão saborosos, além de não acrescentarem sabor como as folhas, são um pouco lenhosos.

Você pode desfolhar simplesmente segurando o caule e puxando as folhas.

Você também pode cortar as folhas para torná-las menores, dependendo do seu tamanho. Algumas variedade de manjericão têm folhas muito grandes. Você também pode usar a técnica chiffonade, empilhando as folhas e depois cortando-as com uma faca afiada formando tiras finas.

Em seguida, escolha como você quer congelar o manjericão. Sua escolha vai depender do uso que pretende dar às suas folhas futuramente, portanto, pode optar por mais de uma técnica.

Quando precisar usar o manjericão congelado, basta retirar a quantidade desejada do freezer e adicionar diretamente às suas receitas.

Congelar manjericão em cubos

Uma das maneiras mais fáceis de preservar as folhas de manjericão é congelá-las em formas de gelo. Você pode usar tanto formas de plástico como de silicone.

Coloque as folhas de manjericão em uma forma de cubos de gelo. Você pode usar folhas cortadas, picadas ou inteiras.

Então, adicione azeite de oliva ou água fria em cada compartimento para formar o cubo. Isso ajudará a preservar a cor e o sabor do manjericão. Em seguida, coloque a bandeja no freezer até que o manjericão esteja congelado. Por fim, transfira os cubos de manjericão congelados para sacos de freezer para armazenamento.

Rotule os sacos para facilitar o momento de descongelar.

manjericão em forma de gelo

Congelar manjericão em sacos de freezer

Você também pode congelar o manjericão picado ou as folhas inteiras em sacos de freezer.

Coloque as porções de manjericão em sacos de freezer, em seguida retire todo o ar de dentro dos sacos e vede-os bem.

Certifique-se de que os sacos estejam hermeticamente fechados para evitar a entrada de ar, o que pode causar a queima das folhas. Se isso acontecer as folhas perderão sabor, além disso, ficarão com aspecto feio e murchas.

Em seguida, etiquete e congele.

Congelar pesto de manjericão

Outra ótima forma de conservar e congelar o manjericão é fazer pesto.

O pesto tem alguns ingredientes a mais, além das folhas de manjericão. Faça sua receita preferida de pesto e congele-o em formas de cubos de gelo.

Em seguida repita o mesmo processo do congelamento de manjericão em cubos. Quando for usar o molho pesto, retire tantos cubos quantos necessários para sua receita.

Como usar manjericão congelado

O manjericão congelado é uma ótima maneira de conservar esta erva fresca para uso posterior. Você pode usá-lo de várias maneiras em suas receitas, uma vez congelado.

Mas saiba que o manjericão congelado não terá a mesma textura do fresco. Ele ficará mais macio e poderá escurecer um pouco, mas se foi congelado da forma certa, manterá o seu sabor.

Veja a seguir algumas sugestões de uso.

Adicionar em molhos, caldos e sopas

O manjericão congelado pode ser adicionado diretamente em molhos para massas, sopas e ensopados. Basta adicioná-lo à panela enquanto cozinha para dar sabor aos seus pratos.

Pesto

Se você adora pesto, pode fazer pesto caseiro usando manjericão congelado em vez de fresco.

manjericão congelado

Molho para salada

Você também pode usar o manjericão congelado para fazer molhos para salada. Para isso, basta misturá-lo com azeite, vinagre balsâmico, alho e outras ervas e especiarias ao seu gosto.

Assados

Adicione manjericão congelado a pratos assados ​​como lasanha, pizzas e gratinados. O calor do forno ajudará a liberar o seu sabor.

Tempero de azeite

Você pode fazer um tempero de azeite aromatizado com manjericão congelado. Para isso, coloque o manjericão numa garrafa de vidro e cubra com azeite. Então deixe descansar por algumas semanas e você terá um óleo de sabor delicioso para usar em seus pratos.


Leia também:
O versátil, nutritivo e delicioso manjericão
Benefícios para a saúde do dente-de-leão
Como descongelar pão mantendo fresquinho?
Couve-flor: como congelar
O que é CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *