Vermiculita, o que é e para que serve?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

vermiculita - capa

A vermiculita é um mineral natural em forma de flocos brilhantes, sua cor varia entre cinza escuro e marrom claro.

Conforme veremos a seguir, assim como a perlita, ela é muito usada em jardinagem para ajudar na manutenção e desenvolvimento das plantas.

O que é vermiculita e para que ela é usada?

Para quem procura um aditivo para melhorar a qualidade do solo plantado, ou mesmo substituí-lo totalmente, a vermiculita é uma boa opção.

Usa-se muito a vermiculita em misturas de solo. Tanto jardineiros profissionais como viveiros usam para melhorar o sucesso da germinação das sementes e estimular o rápido crescimento das raízes nas estacas.

Ela também pode ser muito útil para evitar que as plantas sejam regadas em excesso e sucumbam ao apodrecimento das raízes. Isso porque ela possui uma propriedade impressionante de retenção de água. Depois ela libera essa água de acordo com as necessidades da planta.

Vamos explicar melhor porque e como isso funciona em benefício das plantas.

O que é vermiculita?

A vermiculita é um mineral natural que se forma a partir da hidratação de minerais basálticos. Seu formato é de flocos brilhantes, e sua cor varia do cinza escuro ao marrom arenoso.

Esses flocos, que são mais especificamente um mineral hidratado de silicato de magnésio, ferro e alumínio, são aquecidos em um forno comercial. Ao fazer isso, eles se expandem e assumem o formato de sanfona, quase como um minúsculo acordeão.

Então é nesse estado que ela pode ser aplicada na horticultura e jardinagem. Para, assim, funcionar como um meio de melhorar a qualidade do solo ou ajudar as mudas a enraizarem mais rapidamente.

Como é obtida a vermiculita para aplicar nas plantas?

A vermiculita em sua forma natural se parece muito com a mica, com aparência de rocha em camadas. Ela é extraída em várias regiões do mundo, como por exemplo, aqui no Brasil, na Rússia, Austrália, Uganda e EUA.

Sua mineração é feita a céu aberto. Isso porque os minerais que a compõem são encontrados relativamente perto da superfície e, portanto, não é necessário escavar túneis.

As minas a céu aberto se parecem com crateras gigantes no solo, onde os mineiros trabalham para separar o minério da vermiculita e outros minerais e depois classificá-los em diferentes categorias com base no tamanho.

Após a extração da terra, ela é aquecida em fornos industriais, onde sofrerá alteração de estrutura. Este processo é chamado de esfoliação.

Então, a vermiculita esfoliada se transforma em pequenos fios que parecem vermes, e foi por isso que ela recebeu esse nome, da palavra latina “vernáculo”, que em livre tradução seria como “criar minhocas”.

Terminada a esfoliação, o produto final terá aparência variada, dependendo do tamanho. Existem quatro tamanhos disponíveis, sendo que o maior tamanho tem um formato óbvio de sanfona. Os menores tamanhos ao olho humano parecem grandes grãos de areia.

Como usar a vermiculita na jardinagem?

Como pudemos ver acima, a vermiculita produzida para uso no jardim será sempre do tipo esfoliada. Ela possui muitas qualidades úteis que podem beneficiar tanto o solo como as plantas. É arejada, retém umidade, retém nutrientes, é leve, não é tóxica, é estéril, não apodrece, não mofa e tem pH neutro.

A seguir vamos conhecer os benefícios oferecidos por ela para o seu jardim.

Vermiculita para melhoria do solo

Aprenda como fazer uma mistura de vermiculita para melhoria do solo.

Você pode adicionar a vermiculita ao solo de baixa qualidade para melhorá-lo. Se você tiver um solo pesado, argiloso, com pouca drenagem ou arenoso em seu quintal, então a maioria das plantas terá dificuldade para sobreviver. Ou seja, dificilmente elas vão prosperar neste ambiente.

Você certamente quando procurou dicas sobre como plantar deve ter lido ou ouvido “melhore o solo antes do plantio”, mas como fazer isso na prática?

Então, ela pode ser uma das melhores opções para fazer isso. Então, para fazer isso em solos duros e socados, use cerca de metade do volume do solo em vermiculita e trabalhe profundamente no solo.

Assim você melhorará significativamente a aeração do solo, possibilitando que as plantas cresçam muito melhor. Ela também reterá a umidade e os nutrientes necessários para ajudar a alimentar a planta.

Vermiculita para enraizamento de estacas

A vermiculita é muito usada por profissionais de jardinagem para enraizar estacas. E ela pode ser usada de várias formas, sozinha, misturada com terra ou combinada com casca para uma mistura de envasamento sem solo.

Quer seja usada sozinha ou em mistura, a propagação de uma muda com vermiculita promoverá a ancoragem para novas raízes e acelerará o crescimento dessas raízes.

Portanto, se você deseja incentivar um enraizamento mais rápido e uma maior taxa de sucesso de propagação, a vermiculita talvez seja o material mais indicado para isso.

Vermiculita para germinação de sementes

A vermiculita também pode ser usada sozinha ou em uma mistura de envasamento para melhorar a germinação das sementes.

Com o uso para esse fim as mudas se desenvolvem mais rapidamente. Se você for usá-la sozinha, então adicione apenas um pouco de água para não sobrecarregar as sementes com o seu peso. Dessa forma, a vermiculita irá liberar a umidade para as mudas quando e como elas precisarem.

Você também deve adicionar algumas gotas de fertilizante assim que as folhas aparecerem nas mudas, para substituir os nutrientes que normalmente seriam fornecidos pelo solo.

Então, quando as mudas estiverem prontas para serem plantadas ao ar livre, elas podem ser facilmente removidas da vermiculita sem danificar as raízes e colocadas em vasos ou direto no solo.

composto com vermiculita

Vermiculita para jardinagem em vasos

Esse mineral é um excelente complemento para vasos com terra ou substrato, seja em recipientes externos ou para plantas internas.

Misturar um pouco de vermiculita no solo para vasos melhorará a aeração e a retenção de umidade, resultando em um sistema radicular mais saudável, mais capaz de se espalhar e absorver nutrientes, criando assim uma planta mais exuberante.

Além disso, você precisará regar a planta com menos frequência, pois a vermiculita retém a água e a libera quando for necessária.

Vermiculita para semear um gramado

Depois de espalhar as sementes no gramado, espalhe cerca de meio centímetro de vermiculita por cima e regue com um pulverizador suave.

Essa adição aumentará a velocidade de germinação das sementes e aumentará o número de sementes que germinam. Dessa forma você obtém um gramado com aparência mais cheia mais rapidamente.

Além disso, a vermiculita continuará a manter o gramado sempre úmido e também protegerá as sementes do calor excessivo.

Vermiculita para flores colhidas

Se você gosta de manter vasos com buquês de flores colhidas, então a vermiculita é uma ótima opção para usar em lugar de um vaso cheio apenas de água.

Para isso, basta encher o vaso com vermiculita e umedecer com água. Em seguida, adicionar as flores cortadas. Isso elimina a necessidade de trocar a água parada, evita possíveis derramamentos e mantém as flores com aparência fresca por mais tempo.

Vermiculita pata transplante de plantas

Quando chega o momento de transplantar uma muda para seu local de cultivo definitivo, a vermiculita também é uma ótima aliada.

Isso porque ela ajudará sua planta a se adaptar melhor, garantindo que suas necessidades ideais de cuidado sejam supridas.

Para usá-la no transplante de mudas, cave um buraco com vários centímetros a mais que o sistema radicular atual da planta e adicione uma mistura de vermiculita e solo.

Então, posicione a raiz no lugar e preencha o buraco com mais vermiculita e solo. Isto ajudará a controlar os níveis de umidade e a melhorar a aeração ao redor das raízes, permitindo assim uma maior propagação.

Vermiculita para potencializar o adubo

A vermiculita pode ser usada com eficácia junto com a cobertura morta para alguns tipos de plantas, como por exemplo rosas e tomateiros.

Para isso, adicione apenas alguns centímetros acima do solo para melhorar o controle da umidade e fornecer proteção térmica ao sistema radicular.

vermiculita na hidroponia

Vermiculita para hidroponia

Usa-se a vermiculita com eficácia de várias maneiras na hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo.

Embora os jardineiros e horticultores hidropônicos não usem solo, eles costumam usar outros materiais para apoiar o crescimento de suas plantas.

Sendo assim, a vermiculita pode ser usada no lugar do solo em várias situações, entre elas a germinação de sementes ou o enraizamento de estacas. isso porque, como já vimos anteriormente, ela incentiva o crescimento mais rápido das raízes e ajuda a controlar os níveis de umidade.

O controle da umidade é muito importante para plantas jovens, que têm sistemas radiculares mais fracos e que, portanto, sucumbem mais facilmente ao apodrecimento.

A vermiculita ajuda a prevenir esse problema, pois ela retém a umidade, que somente libera quando as raízes precisarem. Isso também significa que você não precisará ficar tão atento ao regar as mudas.

No entanto, quando usada sozinha, você precisará adicionar fertilizante à vermiculita para fornecer às plantas os nutrientes que normalmente elas retirariam do solo.

Por fim, a vermiculita é capaz de ajudar as plantas a absorverem nutrientes como magnésio, cálcio e potássio com mais facilidade. Ela também pode ser combinada com outros materiais que não sejam do solo, como perlita, para criar meios de cultivo hidropônicos.

A vermiculita é segura?

Já ocorreram preocupações de saúde associadas com o uso de vermiculita em casas e jardins.

Esta preocupação surgiu em função de que uma mina em Libby, Montana, EUA, estava contaminada.

Descobriu-se que a vermiculita extraída nessa mina continha um tipo perigoso de amianto, que crescia naturalmente ao lado dela. Desde 1990 cessou a extração dessa mina.

A vermiculita vendida hoje por produtores registrados, está sujeita a protocolos rígidos da indústria que garantem seu uso seguro.

Sendo assim, ela não tem quaisquer efeitos tóxicos ou cancerígenos comprovados e não contém quaisquer vestígios de amianto ou outros minerais nocivos á saúde.

Usa-se muito esse mineral em todo o mundo e de várias formas, não apenas para jardinagem, sem qualquer impacto negativo.

Há algumas pessoas que ainda associam a vermiculita ao amianto em função daquela ocorrência em uma mina, mas isso não tem embasamento científico nenhum.

O que usar no lugar de vermiculita?

Se você acha a vermiculita muito cara, ou não tem acesso fácil à ela, existem opções que podem funcionar de uma forma similar na jardinagem.

Mas saiba que a escolha do substituto depende das necessidades específicas das suas plantas e das condições do solo. É sempre uma boa ideia fazer um teste pequeno antes de usar qualquer substituto em grande escala para garantir que ele funcione bem para as suas plantas.

Portanto, se você estiver procurando por alternativas à vermiculita, pode considerar as seguintes:

Perlita

A perlita, assim como a vermiculita, é um mineral leve e poroso que tem a função de melhorar a aeração do solo. Ela também ajuda a reter um pouco de umidade.

Também, assim como a vermiculita, ela é misturada com o solo ou substrato para plantio. Você pode saber tudo sobre ela aqui.

Diferença entre perlita e vermiculita

Diferença entre perlita e vermiculita

Turfa de coco

A turfa de coco é feita a partir da casca da coco e é uma alternativa popular à vermiculita na jardinagem. Ela também retém água e fornece boa aeração para as raízes das plantas. Além disso, você pode usá-la sozinha ou misturada com outros substratos.

Areia grossa

Sem tanta eficiência quanto outras opções, a areia grossa pode ajudar a melhorar a drenagem do solo. Sendo assim, você evita tanto o encharcamento das raízes das plantas como a compactação do solo.

Fibra de coco

A fibra de coco é uma opção sustentável à turfa de coco. Ela retém água e é ainda funciona como parte de substratos para plantas.

Casca de pinus

Usa-se a casca de pinus triturada como cobertura de solo em canteiros de jardim. Assim, além de ajudar a reter a umidade, ela controla o crescimento de ervas daninhas.

Conclusão

A vermiculita é um mineral versátil e natural e você pode usá-lo sozinho ou misturado com outros meios de cultivo para melhorar a umidade, a saúde e o crescimento das plantas.

Ela ajuda na aeração do solo e melhora muito a sua qualidade, mas o seu ponto alto é a sua capacidade de reter a umidade, garantindo assim que as raízes tenham a umidade necessária e, ao mesmo tempo, evitando o excesso de água.

Enfim, a vermiculita pode ser cara para comprar, mas pode ser inestimável quando se trata da saúde de suas plantas.


Leia também:
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Jardinagem com pedras
Jardim para idosos, como montar?
Como montar um jardim de baixa manutenção e fácil de cuidar
Como fazer uma horta vertical para cultivar o jardim

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *