Jardim para idosos, como montar?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 10 minutos

Jardim para idosos - capa

Descubra como tornar o espaço de quintal em um jardim adequado e prazeroso para para idosos.

Os benefícios de passar uma parte do dia ao ar livre já são conhecidos por praticamente todas as pessoas. Mas à medida que as pessoas envelhecem, esse simples e necessário prazer pode se tornar mais desafiador pelo risco de acidentes.

Isso porque elas perdem força, resistência e mobilidade, exigindo adaptações para permitir o uso contínuo e o prazer no jardim.

Portanto, nesse artigo vamos abordar o que você deve fazer e o que não deve fazer para montar um jardim adequado para idosos.

Como montar um jardim para idosos

Muitas pessoas que se aproximam da idade avançada já começam a preparar seu jardim para o futuro. Ou seja, algumas pessoas incluem componentes que forcem o usuário a realizar ações que o manterão forte e saudável.

No entanto, isso pode não ser importante para pessoas que já têm problemas de mobilidade ou saúde. Mas, mesmo para essas é preciso criar um espaço confortável para curtirem o ar livre.

Sendo assim, são vários aspectos a considerar para montar um jardim para idosos, sendo que alguns desses aspectos são válidos para idosos ativos e outros para idosos que já não têm muita mobilidade.

Vamos então conhecer os principais pontos a considerar? Dessa forma você poderá entender melhor o que é importante em cada situação.

Minimize os perigos de tropeçar e escorregar

Se você for refazer todo o jardim ou apenas uma pequena parte, você precisa garantir que os espaços que os idosos usarão sejam planos e ásperos. Além disso, que não tenham pequenos obstáculos ou possíveis riscos de tropeçar.

Essa preocupação também está relacionada ao próximo ponto, onde você precisará escolher materiais básicos que durarão muito tempo e sejam resistentes. Ou seja, eles não vão entortar, torcer, levantar ou mudar muito ao longo dos anos.

Apesar de serem bonitos e agradáveis aos olhos, materiais como a madeira podem entortar e levantar em alguns lugares, prendendo rodas ou inibindo a movimentação.

A mesma coisa acontece com tijolos ou paralelepípedos, eles também podem levantar e mudar com o tempo. Sem falar nos perigos de juntar água, que pode ficar escorregadio.

Por mais bonitos que esses tipos de piso possam parecer em um jardim, eles não são ideais para usuários idosos com possíveis problemas de mobilidade.

Sendo assim, independente do material que você escolha para fazer caminhos, certifique-se de que ele é plano, tenha boa drenagem e tenha uma superfície áspera o suficiente para não ficar muito escorregadio quando molhado.

A drenagem é muito importante, portanto esteja certo de que o jardim tenha capacidade adequada para absorver tempestades e tempo úmido.

Use materiais de baixa manutenção

Conforme dissemos acima, o ideal é escolher materiais que não mudem muito com o tempo e ao longo das estações do ano.

Sendo assim, em vez de escolher a opção mais barata, você pode decidir gastar um pouco mais, mas usar materiais melhores e mais robustos. Além disso, com o passar do tempo, esses materiais, pela baixa manutenção, se tornarão mais baratos.

Por exemplo, em vez de decks de madeira, opte por madeira composta ou artificial que já seja tratada para intempéries. Esses materiais, além de não entortarem ou dobrarem, também não requerem muita manutenção ao longo dos anos para permanecer em boas condições.

Certifique-se também de que a textura do material de pavimentação tenha um toque de rugosidade. Além disso, escolha cores mais claras, principalmente se você mora em uma região quente. Isso porque as cores mais escuras podem ser muito quentes para andar descalço.

Os decks compostos podem ter uma aparência tão bonita quanto a madeira normal, com muito menos necessidade de manutenção. Decks compostos contém materiais sintéticos, como plástico e fibra de vidro, além de madeira tratada.

Para a pavimentação, também prefira peças de tamanhos maiores, porque quanto menores elas forem, mais lacunas haverá. Além disso, não faça espaçamentos muito largos entre as peças, tenha folgas para que possas se movimentar, mas não muito.

Você também pode usar somente concreto, que é barato pode ter uma superfície áspera. No entanto, ele não necessariamente durará tanto quanto uma área de pavimentação bem assentada.

casal plantando uma horta

Use plantas de baixa manutenção

Caso os idosos forem fazer a manutenção do jardim, amenize sua carga de trabalho com plantas que exijam pouco cuidado. A escolha de plantas de baixa manutenção pode ajudar bastante nesse aspecto, e não apenas para os usuários idosos.

A melhor opção para escolher plantas é focar nas nativas ou endêmicas, ou seja, plantas nativas da região onde será montado o jardim para idosos.

As plantas nativas lidam melhor com as condições climáticas, chuva, sol, vento e solo. Se você não encontrar nada de que goste, procure plantas super resistentes. Por fim, se as nativas não sejam de sua preferência, procure plantas que venham de climas semelhantes ao seu.

As plantas super resistentes ou nativas exigem menos rega e outros cuidados para se manterem saudáveis.

Por fim, se houver plantas que exijam uma manutenção mais pesada, providencie um bom jardineiro para auxiliar o idoso na manutenção.

Disponibilize bastante espaço seguro para se movimentar

É comum encontrar em quintais e jardins acúmulo de móveis, ferramentas, churrasqueira e equipamentos de manutenção. No entanto, isso pode dificultar a movimentação e causar acidentes.

Se um espaço estiver muito atulhado, há um risco maior de tropeçar e cair. Portanto, ao organizar o espaço ao ar livre, mantenha os caminhos livres.

Isso é especialmente importante para idosos com mobilidade limitada. Sendo assim, certifique-se de que haja bastante espaço entre as portas e os móveis para permitir andadores, cadeiras de rodas ou outros métodos de assistência.

Jardim para idosos - caminhando no jardim

Opte por rampas em lugar de escadas

Esta é uma ideia bastante simples na teoria mas que pode ser complexa no momento de botar em prática. Embora a ideia seja boa, o impacto de tentar aumentar o acesso com rampas muitas vezes resulta em uma rampa gigante dominando completamente o espaço. Ou seja, isso resolve um problema, mas cria outro.

Portanto, se houver um declive no pátio e você quiser facilitar o acesso a diferentes áreas, precisará dividir a rampa em várias seções.

Fazendo assim haverá mais flexibilidade em torno de onde você posiciona suas diferentes rampas e você não precisará de um espaço enorme para acomodar uma rampa gigante.

Dividir uma longa rampa dá aos idosos uma pausa física e mental durante o deslocamento pelo jardim. Além disso, pode ser inibidor olhar para um grande conjunto de escadas ou rampas. Se eles forem divididos em seções menores, será mais fácil gerenciar mental e fisicamente.

Além disso, você pode concentrar as rampas nas áreas principais, próximas à casa, dando acesso a um espaço com sol ou outra área plana para outras atividades.

Se os declives forem leves, você pode providenciar um caminho levemente inclinado ao longo do jardim. No entanto, jardins muito íngremes provavelmente exigirão platôs e muros de contenção.

Opção por escadas

Caso não seja possível fazer rampas e você tenha que optar por escadas, então mantenha-as seguras. Projete-as de forma que facilitem o uso. Instale tiras adesivas que permitam uma melhor tração, principalmente em dias de chuva, em que o piso tende a ficar mais escorregadio.

Certifique-se também de que os degraus tenham a mesma altura, pois escadas irregulares podem causar acidentes.

Por fim, destaque as mudanças na elevação. O jardim poderá consistir em vários níveis, o que às vezes pode ser difícil de visualizar. Portanto, certifique-se de que essas áreas estejam claramente indicadas por uma tira de fita ou tinta brilhante. Este também seria um bom lugar para instalar fita antiderrapante.

Forneça apoios no jardim, como corrimãos

Apesar de que apoios e corrimãos possam mudar a estética de um jardim, deixando-o poluído e parecendo não fazer parte da paisagem, mesmo assim, eles podem ser úteis.

Ter algo sólido e firme em que os idosos possam se apoiar é essencial para ajudá-los a manter sua independência no uso do jardim.

Então, da mesma forma que sugerimos dividir as rampas, como você pode fornecer um suporte útil sem arruinar a estética do estilo escolhido?

A primeira coisa a fazer é definir os pontos de apoio. Sendo assim, considere onde, em uma caminhada pelo jardim, os idosos provavelmente precisarão de uma ajudinha extra?

É provável que esses pontos sejam ao sentar e levantar de assentos, em degraus ou declives fortes e, talvez, em áreas amplas que podem ser escorregadias ou traiçoeiras.

Em seguida, observe as partes do seu jardim ou projeto e veja se você pode ajustá-las discretamente para incorporar algo que se aproxime de um corrimão ou suporte. Por exemplo, isso pode significar a substituição de uma borda ou cerca existente por algo mais sólido ao qual as pessoas possam se agarrar.

Os itens de apoio podem ser providenciados de várias formas.

Colunas simples com laterais: um corrimão comum, feitas com materiais que combinam com o estilo do jardim.

Postes colocados juntos: uma cerca com estacas faltando para encaixar as mãos.

Muros decorativos de jardim na altura da cintura: crie uma borda simples a paredes ou cercas já existentes ou cordas bem firmes que mantenham o equilíbrio.

Cada uma dessas abordagens permite que você forneça um suporte semelhante a um corrimão para usuários idosos sem ser uma monstruosidade no jardim. Trata-se de procurar oportunidades para adicionar pequenas estruturas de suporte a elementos existentes.

Espaços para sentar confortavelmente

Esse é uma preocupação óbvia para idosos não é mesmo? Mas há uma sutileza que deve ser observada. Em vez de comprar um banco ou cadeira de parque pronto para uso, pense em quanto tempo o idoso provavelmente ficará sentado nele. Além disso, onde são os melhores locais e sua exposição aos eventos climáticos.

Se a ideia é oferecer um local de descanso rápido enquanto os idosos se movem pelo jardim, um simples banco ou cadeira plana provavelmente será suficiente.

Portanto, além desses locais de descanso precisarem ser de um bom material, o ideal é que tenham assento e encosto macios e braços para ajudar o idoso a sentar e levantar facilmente.

As almofadas podem se estragar mais rapidamente se forem deixadas ao ar livre, sendo assim, talvez um simples local de armazenamento próximo para elas seja suficiente.

Além disso, se o idoso vai passar muito tempo sentado para aproveitar o espaço ou a paisagem, priorize o conforto.

Além dos assentos específicos, você pode colocar vários pontos para que o idoso possa descansar, se necessário, em sua caminhada pelo jardim.

Ter várias opções de assentos não apenas permite que o idoso e seus convidados aproveitem mais o espaço ao ar livre juntos, mas também oferece opções de onde se sentar enquanto o sol muda de posição.

mulher sentada no meio de flores

Providencie abrigos para as mudanças climáticas

Assim como é essencial ter vários lugares para sentar e descansar, fornecer vários lugares para se abrigar também é importante para que os idosos desfrutem de seu jardim.

Abrigos podem ser providenciados de algumas maneiras, dependendo das condições das quais você quer oferecer proteção. Por exemplo, se quiser proteger do sol, uma ou duas árvores são uma ótima maneira de fornecer sombra. Elas refrescam ativamente o espaço abaixo delas e são os mais agradáveis ​​esteticamente. Outras alternativas comuns são pergolados, ombrelones e toldos.

Outra situação a considerar é o vento. Muitas pessoas mais velhas sentem mais o frio do que as mais jovens, portanto, fornecer locais para se abrigar do vento é outra maneira de prolongar seu tempo e diversão ao ar livre.

No entanto, isso requer um pouco de análise do local, para descobrir de onde vem o vento em diferentes épocas do ano e quão forte ele é.

Depois de saber como o vento afeta o espaço, você pode colocar paredes, telas ou quebra-ventos em locais específicos para combatê-los e fornecer um espaço protegido para que o idoso possa se sentar com conforto.

Proporcione que o idoso cuide de plantas

A jardinagem é uma forma simples e relativamente barata de melhorar muito a experiência dos idosos no jardim. Portanto, adicione canteiros elevados e certifique-se de que as plantas estejam ao alcance dos braços, sem exigir muito alongamento e movimento.

Essa abordagem de canteiro elevado é ótima para cultivar ervas, flores ou vegetais que o idoso deseja cuidar. Mas, se você não puder adicionar canteiros elevados, então vasos altos também funcionarão.

Está comprovado que a jardinagem é uma das melhores terapias para idosos.

Disponibilize ferramentas adequadas

Se você seguiu a dica acima e criou alguns canteiros elevados, então facilite a manutenção das plantas do jardim por idosos, com ferramentas especiais.

Ferramentas com alças especializadas ou anguladas para facilitar a escavação ou a poda a partir de uma posição sentada podem ajudar a prolongar o tempo no jardim para pessoas com problemas de mobilidade ou destreza.

Outra coisa a considerar é onde as ferramentas serão armazenadas. Ter um pequeno compartimento de organização perto do canteiro torna tudo mais fácil. A única coisa a considerar é a limpeza e higienização das ferramentas, então pode ser necessária uma torneira ou um balde de água. Como alternativa, um pequeno carrinho para puxar as ferramentas pode ser a melhor abordagem.

Atraia pássaros e borboletas para o jardim

Incentive os pássaros e borboletas e frequentarem o jardim com atrativos. Eles, literalmente, darão vida a um jardim. O canto dos pássaros e a beleza das borboletas trazem alegria para ouvir e observar.

Portanto, forneça pequenos espaços em todo o jardim para incentivar os animais a explorar, caçar, se abrigar e permanecer.

Isso pode ser feito com bebedouros para pássaros, casas ou comedouros. Ou ainda com algo mais natural, como troncos, pedras ou plantas para se protegerem. As flores são sempre as favoritas, encorajando borboletas, insetos bonitos e pássaros a permanecerem.

Jardim para idosos - molhando a horta

Proporcione elementos que despertem memórias

Além de fornecer refúgio para a vida selvagem local, considere adicionar objetos ao jardim que tragam lembranças para os idosos.

A memória oferece uma sensação de aconchego extremamente poderosa. Também é uma ação adorável pensar em algo que uma pessoa idosa que gostamos mencionou do seu passado e incluí-lo no jardim.

Pode ser um material, objeto, aroma, som, ou até mesmo uma planta ou um conjunto de plantas. Todas essas imagens, sons, aromas e toques podem trazer de volta memórias antigas.

Providencie iluminação adequada

À noite um jardim também pode ser usado e não apenas durante o dia. Portanto, se você instalar uma iluminação adequada terá esses espaço à disposição por mais tempo.

Você pode pensar na iluminação com dois objetivos. O primeiro é para destacar os recursos no jardim, especialmente à noite. O segundo é para garantir que é seguro para os idosos moverem-se pelo jardim nos períodos sem sol.

Portanto, se o jardim tem caminhos, rampas, áreas de descanso e abrigos, forneça iluminação adequada na sua volta.


Leia também:
Jardinagem como terapia
A jardinagem e os tipos de jardins
8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam
8 dicas incríveis de jardinagem
Como fazer uma horta vertical para cultivar o jardim

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *