Dicas para atrair pássaros para o seu jardim

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

atrair pássaros para o jardim

Siga estas dicas simples e, então, você certamente vai conseguir atrair muitos pássaros para o seu jardim em pouco tempo.

Dessa forma, ao fornecer-lhes comida, abrigo e água de que necessitam, você ainda poderá ajudar a conservar as espécies e reverter as tendências em torno das populações em declínio.

Como atrair pássaros para o seu jardim

Apesar dos pássaros que visitam nossos jardins algumas vezes trazerem ervas daninhas ou outras plantas indesejadas que acabam nascendo sem nossa intenção, eles são visitantes maravilhosos para se ter em um jardim.

Observar pássaros é uma das coisas mais relaxantes. Além disso, eles ajudam a livrar os jardins de pragas e auxiliam na polinização das flores.

Pode parecer difícil, mas atrair pássaros para o jardim é uma tarefa muito fácil. Assim, não importa se você tem um jardim pequeno ou imenso, sempre há formas de atrai-los. Para isso, basta que seu jardim seja um ecossistema atraente para eles.

Há várias coisas diferentes que você pode fazer para atrair pássaros para o seu jardim

À medida que se movimentam por nossos quintais, os pássaros polinizam plantas, dispersam sementes e controlam pragas. São bonitos de observar e de ouvir, portanto são importantes também para nossa saúde mental.

O tipo e o número de pássaros atraídos para um quintal ou jardim indicam se o habitat está equilibrado e em boas condições para eles. Portanto, com o passar do tempo você pode ir adaptando seu jardim para atrair os pássaros que mais sejam do seu interesse.

comedor para pássaros

Providencie alimentadores de pássaros

Uma das melhores formas para incentivar os pássaros a visitar um jardim é instalar alguns alimentadores para eles. Há uma grande variedade de alimentos para passarinhos disponíveis para atrair diferentes espécies.

Isso mesmo, você tem muitas opções quando se trata de atraí-los para o seu jardim, mas precisa conhecer os alimentos preferidos de cada espécie.

Assim, se quiser atrair pássaros para seu jardim, antes de montar alimentadores você tem duas tarefas. A primeira é descobrir que espécies existem em sua volta e decidir quais quer atrair. A segunda, é pesquisar sobre quais são os alimentos preferidos dessas espécies.

Nosso primeiro impulso para atrair pássaros é oferecer migalhas de pão, grãos de arroz e farinha de milho. Mas esses alimentos são pobres em nutrientes e costumam atrair pombos, ratos e camundongos. Ou seja, animais que geralmente não queremos em nossa casa.

Quase todas as espécies de passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, porque são mais nutritivas e saborosas. Por exemplo, você pode ofertar mamão, banana, ou grãos próprios para passarinhos.

Você também pode considerar mais de uma estação de alimentação, para, dessa forma, atrair diferentes espécies. Por exemplo, se você tem uma árvore em seu jardim, é uma ótima opção pendurar alguns alimentadores de pássaros em seus galhos.

Além disso, não distribua esses alimentos pelo chão, procure disponibilizá-los em lugares altos e fora do alcance de outros animais, como gatos e cachorros.

Ofereça água limpa e fresca

A água é vital para a sobrevivência de todas as espécies vivas, portanto com as aves isso não é diferente. Além disso, muitas aves usam a água não só para beber, mas também para tomar banho. Portanto, fornecer-lhes uma fonte de água fresca e limpa é uma ótima maneira de atraí-las para o seu jardim.

No entanto, você está assumindo uma responsabilidade ao fazer isso. Ou seja, quando você interfere na natureza, você se torna responsável pelas vidas que está interferindo. Assim, água parada e suja poderá se transformar um foco de doenças para os pássaros, assim como um foco de reprodução de mosquitos. Então, dedique um tempo para que a água esteja sempre limpa e fresca.

pássaros se banhando

Ofereça um lugar seguro para seus ninhos

A possibilidade de fazerem seus ninhos em um lugar seguro em seu jardim é uma ótima maneira de atrair os pássaros para o seu jardim.

Assim, colocar algumas caixas ou cestas apropriadas para formarem seus ninhos, longe de potenciais predadores, é a melhor maneira de fazer isso. Além disso, não coloque essas caixas sob luz solar direta ou onde ela possa receber ventos fortes.

Há muitas opções para você criar esses espaços, que pode ser fechado ou aberto. Por exemplo, em lojas especializadas você pode comprar casinhas fechadas próprias para ninhos. Esses espaços fechados são ótimos para uma grande variedade de espécies.

Cultive espécies de plantas amigas dos pássaros

Crie um ecossistema ideal para os pássaros em seu jardim plantando uma variedade de plantas, árvores e arbustos amigáveis ​​aos pássaros. Assim, essas plantas servirão para eles, tanto como refúgio, como também para descanso.

As plantas certas vão oferecer além de mais abrigo, opções para ninhos, assim como uma fonte natural de alimentos.

Você pode optar, por exemplo, em oferecer um jardim sem árvores frutíferas e sem flores, mas nesse caso cumprirá apenas a função de oferecer um local de descanso para os passarinhos. No entanto, se o seu objetivo é atrair mais pássaros para seu jardim, quanto mais opções oferecer, mais eles aparecerão para visitá-lo.

Além disso, se as plantas que você escolher para fornecerem alimentos frutificarem ou florescerem no inverno, será ainda melhor. Isso porque nessa época em geral a oferta de comida é escassa e o seu jardim se tornará um verdadeiro oásis para as aves.

Assim como, plantas com abundância de sementes são outra ótima opção, como os girassóis. A hera e a madressilva também são populares entre os pássaros, porque elas fornecem cobertura densa, frutas e atraem insetos para os pássaros se alimentarem.

Outra opção é plantar algumas flores silvestres para atrair insetos que os pássaros adoram para se alimentar. Dessa forma, você pode fornecer comida aos pássaros enquanto enche seu jardim com lindas opções de flores.

beija-flor no jardim

Conclusão

Enfim, use essas dicas adaptando para a situação do espaço e da região que você mora e tenha paciência. Dessa forma, com o tempo, você certamente conseguirá atrair pássaros para seu jardim.

Por fim, você pode ainda oferecer uma caixa de areia para eles, porque muitos passarinhos gostam de rolar nela para eliminar seus parasitas.

Além disso, o mais importante de tudo, que já referimos acima, não os atraia para armadilhas. Ou seja, planeje seu jardim de forma que os pássaros não se transformem em presas fáceis para predadores.


Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
As joaninhas são boas para o jardim?
Jardinagem com pedras
7 maneiras simples para diminuir os insetos do seu quintal
Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração
Floriografia, o significado da linguagem das flores
Qual é a função de um pergolado?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *