7 maneiras simples para diminuir os insetos do seu quintal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como diminuir os insetos do quintal? Insetos em casa é uma das coisas que mais causa incômodo, alguns até são silenciosos e não incomodam nem são nocivos, entretanto a maioria deles conseguem esgotar a paciência até mesmo de um monge budista.

Ainda mais quando planejamos um jardim exuberante para entretenimento, perfeito para relaxar e descontrair com a família e amigos, e um enxame constante de insetos voadores ou insetos rasteiros insistem em nos acompanhar. Eles invadem nosso pátio e nossa casa.

Você passa por isso? Então veja a seguir como manter os insetos longe do seu quintal e do seu jardim e evitar que eles fiquem invadindo a sua casa.


Não é porque os arredores de sua casa estejam tomados de insetos que a sua precisa ficar também, você pode ter a casa do quarteirão de onde os insetos fogem com algumas medidas simples.

Aprenda como afastar os insetos da sua casa
1. Instale ventiladores

Para diminuir insetos do quintal, você pode instalar diferentes tipos de ventiladores, de teto, de parede ou de pé, dependendo da sua necessidade.

A maioria dos insetos, como os mosquitos por exemplo, podem ter uma picada que nos incomoda, mas são fracos para enfrentar qualquer resistência durante o seu voo.

Como os ventiladores da sua varanda ou do seu pátio vão gerar vento, você conseguirá manter seu espaço de entretenimento ao ar livre sem mosquitos e outros insetos voadores pequenos facilmente.

Além disso, ainda terá o benefício de produzir uma brisa fresca nas estações mais quentes do ano, que é justamente quando eles mais nos incomodam.


2. Não exagere nas coberturas de solo

As coberturas de solo são muito importantes e recomendáveis para proteger o solo das plantas de jardim, no entanto, você não precisa exagerar na sua utilização.

O exagero de camadas de cobertura de solo pode causar problemas de apodrecimento, mau cheiro e virar um criatório de insetos como baratas e formigas, esse é o ambiente ideal para elas se aninharem e, a partir daí encontrarem o caminho para sua casa.

Na medida em que as coberturas de solo se decompõem, elas geram calor e umidade, fornecem também cobertura e moradia para as pragas. Em situações extremas elas podem virar até criatórios de ratos.

A cobertura de solo em canteiros é importante, mas restrinja a sua utilização, e se você perceber um apodrecimento demasiado em uma cobertura, retire-a e troque-a por uma seca.

Além disso, em locais mais próximos da casa, utilize coberturas de solo que não apodreçam, como pedriscos ou cascalhos.

Procure também posicionar os canteiros de flores afastados da casa quando possível, entretanto, não deixe de utilizar as coberturas de solo em função desse problema, pois neste caso, quem sofrerá serão suas plantas.

3. Elimine a água parada

Provavelmente você já saiba disso, mas nunca é demais lembrar. Água parada, seja ela limpa ou suja é um criatório perfeito de mosquitos.

Além de vasos e recipientes que fiquem abandonados pelo jardim, as calhas entupidas também são um lugar perfeito para as pragas proliferarem.

Procure limpar as calhas e canaletas regularmente para evitar entupimentos que possam acumular água e retire do seu quintal qualquer recipiente que possa se transformar em um criatório de larvas.

Além disso, certifique-se também de manter piscinas infantis, baldes e regadores vazios quando não estiverem em uso.

As piscinas maiores devem ter sua água tratada o ano inteiro, mesmo em estações em que não estejam em uso.

Se você tiver fontes de água ou bebedouros de pássaros em seu quintal, examine-os regularmente para verificar se há larvas de insetos neles, se houver, lave bem esses recipientes e substitua toda a água.

Contudo, algumas espécies de insetos se proliferam até mesmo em água corrente, portanto fique atento a isso também.

4. Mantenha seu quintal aparado, podado e organizado

Mantenha seu gramado sempre bem cortado, as árvores e cercas vivas bem aparadas e evite o acúmulo de vegetação alta e amontoada de modo que possa criar um ambiente úmido.

Pragas como os carrapatos adoram se esconder na grama alta aguardando por uma pessoa ou um animal doméstico para agarrar-se a ele.

Assim como arbustos e galhos de árvores muito próximos da casa podem fornecer acesso fácil para pragas que queiram invadir sua casa.

Portanto, dificulte a vida dos insetos. Um jardim bem cuidado e organizado não oferece condições adequadas para nenhuma praga se desenvolver facilmente.

5. Cultive plantas que os insetos odeiam

Os insetos de uma maneira geral odeiam aromas fortes de menta ou cítricos.

Portanto, misture plantas com esses aromas em seu paisagismo, especialmente perto da porta, janelas, varanda, piscina ou deck, para obter mais beleza e funcionalidade.

Veja a seguir alguns exemplos de plantas repelentes de pragas e quais os insetos que as odeiam, elas certamente irão diminuir insetos do quintal.

Juntamente com a função de afastar as pragas, muitas delas ainda poderão ser úteis na sua cozinha:

  • Manjericão: moscas e mosquitos;
  • Catnip (erva-dos-gatos): mosquitos, carrapatos, moscas e baratas;
  • Crisântemos: baratas, formigas, carrapatos, pulgas e percevejos;
  • Lavanda (alfazema): traças, pulgas, moscas e mosquitos;
  • Arruda: moscas e mosquitos;
  • Citronela: mosquitos;
  • Gerânio: mosquitos;
  • Tomilho: mosquitos;
  • Calêndula: mosquitos;
  • Hortelã: mosquitos, moscas e algumas formigas;
  • Malmequer: mosquitos;
  • Alecrim: mosquitos.
6. Pinte sua casa com cores claras e pastéis

Há estudos que demonstraram que os insetos veem cores escuras e brilhantes com mais facilidade, e é por isso que as pessoas geralmente são aconselhadas a usar roupas de cores claras para repeli-los.

Da mesma forma, esse princípio pode funcionar para sua casa.

Escolha tons mais claros de cor de tinta para o revestimento, portas, acabamentos e outros detalhes da sua casa, como cercas, pergolados, espaço gourmet e deck. Dessa forma você vai torná-la menos atraente para os mosquitos e outros insetos.

7. Mantenha os morcegos por perto

Se você mora em uma área onde haja morcegos que se alimentam de insetos, então não elimine a árvore ou o local onde eles costumam passar o dia.

Saiba que esses morcegos são inofensivos para os humanos e animais domésticos, além de não transmitirem doenças.

Dessa forma, aproveite o apetite dos morcegos para controlar as pragas em seu quintal, apenas um único morcego pode eliminar até 1.000 mosquitos em uma hora.

Conclusão

Enfim, para diminuir insetos do quintal existem diversas alternativas, encontre as que sejam mais fáceis para você.


Leia também:
8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam
Receitas caseiras para combater as pragas domésticas
As joaninhas são boas para o jardim?
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Como limpar as plantas de dentro de casa?
Dicas para atrair pássaros para o seu jardim

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *