Como preparar a mudança com organização

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

É importante saber como preparar a mudança com organização, a fim de não tornar o momento em algo desesperador.

Isso porque, durante o processo de embalar, acondicionar e empacotar seus móveis e objetos é possível que não se tenha a total dimensão do tamanho dos itens.

Entre caixas de embalagem, sacolas e protetores para os objetos mais frágeis, há ainda a possibilidade de guardar móveis com pouco uso ou que não caberão no novo espaço, a fim de otimizar a mudança.

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo que vai te orientar nas principais coisas que você precisa saber sobre como preparar a mudança de forma tranquila e com organização. Confira conosco e boa leitura!

Como preparar a mudança?

Primeiramente, você precisa considerar que é impossível saber como preparar a mudança se não houver um planejamento sobre ela. Ou seja, antes de pensar em empacotar o primeiro item, anote em forma de cronograma as datas, detalhes e pontos importantes que irão acontecer.

Pense no que precisa ser feito em sua casa atual, nas pequenas reformas que você precisa cuidar no caso de vendê-la, alugá-la ou entregar as chaves para a imobiliária.

Não se esqueça de planejar um orçamento e estime quais serão seus custos de mudança. Considere o custo de tudo, desde fita adesiva, plástico bolha e caixas, até taxas da empresa de mudanças.

Descubra o que você precisa comprar para que sua nova casa esteja pronta para morar e anote detalhes como quando você receberá as chaves.

Preciso contratar um serviço de mudanças?

Existem várias opções diferentes quando se trata de mover todos os seus bens. Para decidir qual opção é melhor para você, considere as seguintes perguntas:

  • A que distância fica a sua nova casa;
  • Quantas coisas você precisa para mover;
  • Existem muitas peças pesadas do tipo herança de família que você precisa mover ou principalmente móveis pequenos do tamanho de um apartamento.

Você pode fazer a rota, embalar e mover tudo sozinho, mas precisará considerar o orçamento para a embalagem e, possivelmente, as despesas de aluguel de veículos em movimento.

Se preferir contratar uma empresa de mudanças profissional, realize consultas em diferentes estabelecimentos e peça indicações a amigos e familiares.

Como criar um cronograma de mudança?

Há tantas partes móveis quando se trata de uma mudança que o ideal é criar uma linha do tempo com todos os prazos necessários. Além disso, essa etapa vai garantir que você não se esqueça de nenhuma prioridade.

Crie uma programação semanal e, à medida que se aproximar o dia de mudar, transforme-a em uma programação diária. Isso inclui:

  • o quarto que você vai empacotar em que dia;
  • quando você precisa alugar um caminhão de mudança;
  • os dias em que você pode precisar de empreiteiros para fazer reparos em sua casa atual.

Enfim, certifique-se que quanto maior o número de observações e anotações mais tempo você precisará. Mas muito mais fácil será o dia da mudança.

Por onde começar a preparar a mudança?
Caixas rotuladas

Pode parecer óbvio, mas esquecer de fazer isso causará muita dor de cabeça quando você estiver tentando desempacotar os pratos da cozinha e não consegue encontrá-los, por exemplo.

Colocar rótulo nas caixas e identificá-las vai facilitar bastante o processo de desempacotar. Esses passos simples também ajudarão você a se organizar para que suas caixas estejam embaladas e prontas para o caminhão de mudança.

Classificar suas coisas e decidir o que levar

Não há melhor momento do que uma grande mudança para passar por todas as suas coisas. É uma daquelas tarefas que geralmente adiamos até que tenha que ser feita.

Embora seja trabalhoso, classifique tudo antes de se mudar para não mover toneladas de caixas extras cheias de itens que serão jogados fora de qualquer maneira.

Decida o que você quer manter, o que você quer doar para amigos e familiares, o que pode ser doado e o que não funciona mais e só precisa ser jogado fora. Esse pode ser um processo longo. Portanto, reserve tempo suficiente para isso.

O que fazer com itens que não preciso mais

Depois de passar por tudo, a próxima tarefa é descobrir o que fazer com os itens que você não está levando para sua nova casa. Como falamos acima, você pode repassá-los para a família, mas claro, se ainda estiver em bom estado de uso.

Contudo, você pode decidir vender itens que você não precisa mais para facilitar para você. Isso pode ser feito em grupos de rede social, ou até mesmo por meio de aplicativo de vendas de artigos usados.

Quais materiais preciso para embalar?

Se você não sabe exatamente o que precisa para sua mudança, não se preocupe, vamos falar agora dos principais materiais que podem ser utilizados quando o assunto é mudança.

Existem os itens mais óbvios, mas vamos listar todos agora:

  • Caderno de anotações para colocar todas as informações necessárias sobre a mudança;
  • Caixas de papelão para armazenar o máximo de itens possíveis e deixar tudo bem organizado;
  • Fita adesiva larga para embalar as caixas e sacos;
  • Plástico-bolha para guardar itens mais frágeis, e que precisam de mais cuidado;
  • Jornal também para embalar diversos artigos;
  • Tesoura, barbante ou fita crepe;
  • Sacos de lixo grandes e pequenos, mas que sejam mais grossos.

Vale pensar, também, em artigos necessários para ter rapidamente à mão em sua nova casa. Além disso, lembre-se dos materiais de limpeza simples para todos os fins e sacos de lixo que virão úteis no novo local.

Conclusão

Deu para perceber que é essencial pensar em como preparar a mudança. Isso porque dessa forma você consegue fazer com que esse processo que exige bastante atenção e esforço seja o mais organizado e rápido possível.

Dessa forma, além de não perder tempo nessa etapa, ao chegar no local novo, seja para morar, seja para trabalhar, você poderá contar com ainda mais facilidade ao desempacotar e colocar tudo no seu devido lugar.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Como organizar e facilitar a mudança de casa
O que você deve saber antes de alugar apartamento
Aprenda algumas formas de limpar as energias de acordo com o Feng Shui
Confira 5 dicas para não errar no momento de comprar casa
Como calcular o valor de uma casa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *