As joaninhas são boas para o jardim?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

joaninha capa

Será que as joaninhas são boas ou ruins para o jardim? Essa é uma dúvida que acomete várias pessoas, mas a resposta é bem direta, elas não são apenas boas, como são essenciais para praticamente todos os jardins.

Vamos entender então qual a importância das joaninhas?

As joaninhas, são consideradas insetos benéficos para jardim porque são predadores de muitas pragas. Então saiba mais sobre as joaninhas e como atraí-las para o seu jardim.

Uma joaninha é um bom sinal em um jardim porque significa menos problemas com pragas que atacam várias espécies de plantas.

De que as joaninhas se alimentam?

As joaninhas são predadores de várias pragas, como por exemplo, pulgões, que se alimentam de vegetais e também podem transmitir vírus às plantas. Uma joaninha adulta pode consumir centenas de pulgões por dia e milhares durante sua vida.

Além dos pulgões, as joaninhas também se alimentam de outros insetos herbívoros, como moscas de fruta, cochonilhas, piolhos, ácaros e outros insetos que atacam e adoecem as plantas.

Todas essas pragas afetam negativamente as plantas do jardim e, principalmente as hortas. Portanto, incentivar as joaninhas a adotarem seu quintal pode significar menos trabalho para você, bem como menos necessidade de inseticidas e um jardim mais bonito e saudável.

joaninha vermelha no jardim

Dicas para atrair e manter joaninhas em seu jardim

Atrair joaninhas é um sonho de muitos jardineiros, principalmente os orgânicos. Conseguir que as joaninhas venham para seu jardim e, mais importante, que permaneçam nele, é fácil se você aprender alguns truques simples.

A primeira coisa que ajudará a atrair joaninhas para o seu quintal, sua horta e seu jardim é a comida, e elas se alimentam de duas coisas, pragas e pólen.

Elas precisam de ambos para sobreviver, então, se você oferecer os dois em abundância, as joaninhas ficarão felizes em se mudar para o seu jardim e nele permanecer.

Plantas que atraem joaninhas

Existem várias plantas de pólen que as joaninhas adoram, suas flores em geral são planas (como almofadas de pouso) e tendem a ser brancas ou amarelas.

As mais populares e que você pode plantar em praticamente qualquer região do país são:

  • Angelica;
  • Alisso (flor-de-mel);
  • Coentro;
  • Cominho;
  • Cebolinha;
  • Endro (aneto);
  • Salsa;
  • Picão;
  • Mil-folhas;
  • Cravo-amarelo;
  • Cosmos;
  • Dente-de-leão;
  • Calêndula;
  • Funcho;
  • Gerânio Perfumado.

Além disso, para conseguir que as joaninhas venham e fiquem em seu jardim é preciso garantir que elas tenham insetos suficientes para comer.

joaninhas vermelhas no jardim


Embora possa parecer uma dica estranha, deixar pulgões e outras pragas entrarem ajudará a atrair joaninhas. Então, pode ser útil providenciar plantas iscas que atrairão e fornecerão pulgões enquanto você mantém as plantas desejadas livres de insetos até que as joaninhas venham fazer isso por você.

Outras ações para mantar as joaninhas saudáveis

Outra coisa que você pode fazer para ajudar a proliferar as joaninhas em seu jardim é eliminar o uso de inseticidas. Isso porque os inseticidas matam joaninhas da mesma forma que matam os insetos nocivos.

Disponibilizar água potável para as joaninhas beberem também ajudará a atraí-las. Além disso, você também pode construir casas de joaninhas para fornecer abrigo.

Às vezes, em vez de esperar que as joaninhas apareçam em nosso jardim, é mais fácil e rápido simplesmente comprar algumas. Ou então, caçar joaninhas em lugares onde haja abundância, para isso há várias dicas na internet, como essas.

Certificar-se de que há comida, abrigo e água ajudará muito a fazer com que seu jardim pareça um bom lugar para elas se estabelecerem e botar ovos (o que significa mais joaninhas).

Para inserir joaninhas manualmente em seu jardim, escolha um horário de sol fraco, o ideal é o final da tarde.

Quanto mais fácil for para elas encontrarem comida e água, mais rápido eles descobrirão que seu quintal é onde devem ficar. Portanto, escolha uma planta infestada de pulgões ou uma das plantas com flores que as joaninhas gostam. Então, regue suavemente a planta para que as folhas fiquem com água. Em seguida, solte as joaninhas que você coletou perto dela.

joaninha amarela no jardim

Ciclo de vida das joaninhas

As fêmeas da joaninha põem ovos na primavera e no início do verão, às vezes a postura é de até 1.000 ovos em três meses. Você pode identificar os ovos ovais de creme amarelo em grupos nas folhas ou caules das plantas.

As larvas de joaninhas jovens são em sua maioria pretas, com algumas manchas laranja ou vermelhas, e têm três pares de pernas. Sua aparência é frequentemente descrita como “semelhante a jacaré”. Sendo assim, uma larva de joaninha, ou joaninha jovem, parece muito diferente de sua forma adulta.

Após o estágio de pupa, durante o qual os insetos se transformam de sua forma jovem (estágio de larva) para sua forma adulta, a joaninha emerge em sua forma conhecida e icônica. O tempo de vide de uma joaninha é de cerca de 6 meses.

O que significa quando uma joaninha pousa em você?

Como tudo no mundo, as joaninhas também trazem consigo simbolismos e significados espirituais para quem acredita nisso. Portanto, vamos conhecer alguns?

Se uma joaninha pousar em você, então é possível que você tenha um momento espiritual com esse inseto. Mas o que exatamente você deve tirar dessa experiência? Segundo a tradição, a joaninha tem história de trazer bons presságios, assim sendo, tenha certeza de que esta é uma boa notícia.

Há quem acredite que se uma joaninha pousar em você, é sinal de que você terá boa sorte em breve.

A cor da joaninha pode influenciar no significado de seu simbolismo. Por exemplo, uma joaninha amarela pode representar o amor florescente ou novas aventuras.

A parte do corpo onde a joaninha pousa também pode ter significados diferentes. Por exemplo, se for no pé, pode ser um sinal de que a pessoa precisa “agir” ou “largar um mau hábito”.

Se uma joaninha morta cair em você, não é um mau presságio, mas um sinal de que você passará por algum tipo de renascimento.

Origem do simbolismo

Esse simbolismos remontam à Europa medieval, onde os agricultores rezavam para a Virgem Maria por boas colheitas. Como as joaninhas acabavam com as pragas que destruíam as plantações, então, se elas aparecessem, era um sinal de que suas orações tinham sido atendidas.

Como toda a cultura tem uma relação semelhante com as pessoas, então, associou-se que se uma pousar em você, é um sinal importante de que o universo tem algo bom reservado para você.

Portanto, se você se interessa por esse assunto, pode acessar o texto, (em inglês), “Simbolismo Da Joaninha: 19 Significados Espirituais Das Joaninhas”.


Leia também:
Dicas para atrair pássaros para o seu jardim
7 maneiras simples para diminuir os insetos do seu quintal
8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam
Como cuidar de bromélias em ambientes internos e externos
A jardinagem e os tipos de jardins
Jardinagem como terapia

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *