Qual é a função de um pergolado?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Qual é a função de um pergolado

Você sabe qual é a função de um pergolado? Eles são muito comuns em jardins e quintais, mas será que estão desempenhando sua função de um modo satisfatório?

Embora a cerca seja o equipamento mais comum entre as diferentes estruturas de jardim, há outros que também oferecem muitos benefícios. Por exemplo, caramanchão, bancos, pagode e um pergolado.

Descubra o que é um pergolado e como incluí-lo no projeto do seu jardim.

O que é um pergolado?

Um pergolado é uma estrutura construída a partir de colunas e vigas criando um espaço de sombra ou área protegida, normalmente encontrada em um pátio ou deck. Em algumas regiões do país o pergolado também é chamado de pérgola.

Ele também é muito usado ​​como uma extensão de um edifício, mas seu propósito geral é fornecer um ponto focal em um jardim ou espaço ao ar livre.

Muito confundido com um caramanchão, um pergolado tem uma estrutura mais aberta, enquanto o primeiro é geralmente independente e comumente usado com um telhado arqueado e como passagem em portões.

Construídos tradicionalmente em pedra, tijolo e madeira, os pergolados aparecem em jardins desde a Roma Antiga, quando as estruturas eram projetadas de paredes externas e apoiadas em um dos lados por pilares ou colunas.

Os pergolados foram construídos por arquitetos no Renascimento italiano para imitar as vilas da Roma Imperial.

Hoje, os espaço ao livre com pergolados estão mais criativos, levando a estruturas de jardim que combinam vários elementos para harmonizar com o ambiente.

Em teoria, há uma regra para o pergolado que define que ele não deve ter lados fechados, mas como não há dois jardins iguais, você pode personalizar o seu como quiser.

pergolado com plantas

Fonte: Yardzen

Mas enfim, qual é a função de um pergolado?

Como você já pôde ver, os pergolados têm séculos por trás deles. Com a essência italiana enraizada em suas distintas estruturas, ostentam uma criação que remonta aos tempos medievais.

Essas charmosas estruturas ao ar livre em geral contém quatro postes ou colunas e encimadas por vigas transversais ou treliças. As vigas transversais em geral são feitas de madeira, vinil ou alumínio.

É muito comum encontrar pergolados em pavimentos ou pátios de concreto. Isso permite que móveis de jardim ou churrasqueiras colocados sob a estrutura. Dessa forma, os pergolados são uma ótima maneira de transformar uma parte do espaço do quintal em um ponto de reunião central.

As possibilidades de uso de um pergolado são infinitas, no entanto algumas são mais comuns.

pergolado com churrasqueira

Pergolados fornecem uma sombra versátil

Um pergolado é essencial para quem gosta de curtir seu jardim, principalmente pela sua principal função, que é produzir sombra de uma forma racional.

A princípio, um pergolado não é projetado para bloquear completamente o sol, mas para amenizar a luz solar direta, permitindo que o ar circule livremente.

Embora a estrutura do telhado de vigas forneça apenas sombra parcial, você pode cultivar plantas na parte superior ou adicionar uma cobertura de bambu para criar uma área sombreada. Além disso, você pode adicionar cortinas transparentes, treliças ou painéis de vedação nas laterais para torná-lo mais sombreado.

Os pergolados às vezes são usados como uma espécie de toldo preso à lateral de um prédio, impedindo assim que o sol invada a casa pelas janelas e aqueça demais a casa no verão.

Pergolados oferecem um espaço agradável e hospitaleiro no jardim

Se você gosta de fazer um churrasco, proporcionar um local bonito e agradável para um pequeno grupo de amigos ou simplesmente tomar um café da tarde em uma companhia agradável, os pergolados são perfeitos para isso.

Principalmente em dias de sol quente, algum abrigo com sombra extra é fundamental.

Os pergolados têm o dom de atrair as pessoas com sua sombra e beleza. Eles oferecem um espaço ideal para amigos e familiares se reunirem e o local perfeito para comer, conversar ou jogar.

Eles adicionam uma atmosfera atraente, divertida e elegante a qualquer festa, churrasco ou reunião de amigos, assim como também podem ser uma entrada convidativa para um jardim.

Seu design tem tudo a ver com inclusão de pessoas, mas também pode proporcionar privacidade com cortinas, treliças ou plantas.

Você pode fazer uma sala de estar no jardim, um espaço de leitura, um canto de meditação, de trabalho, enfim os usos para um pergolado são infinitos.

Um pergolado embeleza o jardim

Um pergolado também tem uma função extra, que é embelezar o jardim. Isso porque, quando bem construído e envolto em plantas, um pergolado exibe uma beleza inegável em sua elegante estrutura.

Seu design destina-se a adicionar um toque elegante a qualquer quintal, jardim, terraço ou ou área de piscina. Embora as outras estruturas por si só possam chamar a atenção, as possibilidades de realçar a beleza, o estilo ou a elegância de um pergolado são infinitas.

Você deve planejar bem seu pergolado de acordo com o uso que terá, mas sem esquecer dessa sua outra função. Portanto, analise entre os materiais disponíveis, os que mais harmonizem com sua casa e seu jardim, assim como sua localização.

Em geral os pergolados contém madeira, lona, alumínio, concreto ou fibra de vidro. Dependendo do seu estilo, esses diferentes materiais adicionam beleza rústica, moderna e elegante à sua estrutura.

Outra maneira de adicionar um toque extra a um pergolado é pendurar plantas ou plantar buganvília, madressilvas, videiras ou outras trepadeiras que se agarrem em suas estruturas.

Dessa forma você dará ao seu pergolado uma função romântica e aconchegante, assim como se colocar uma iluminação suave para seu uso noturno.

pergolado iluminado


Mais do que sua própria beleza, os pergolados oferecem uma estrutura maravilhosa para adicionar seus próprios toques especiais e pessoais.

Um pergolado valoriza a casa

Além de todo o proveito que você terá de seu pergolado, ele ainda tem outra função intrínseca, que o de valorizar a sua casa.

Isso mesmo, a sombra, a beleza e a natureza acolhedora de um pergolado também agregam valor de revenda à sua casa. Segundo especialistas, um jardim completo e bem montado tem potencial para aumentar o valor de um imóvel em até 15%.

Ainda mais no momento atual, em que as pessoas têm preferido curtir mais sua casa em função da nova realidade que enfrentamos. Então, se uma pessoa gosta de curtir a vida ao ar livre, um pergolado certamente está no topo da lista das opções.

Portanto, ao projetar seu pergolado leve em consideração também sua durabilidade. Além disso, preocupe-se com sua manutenção para que ele não se torne um problema em vez de um prazer.

pergolado em um terraço


Leia também:
Como montar um jardim zen
8 dicas para montar um home office no jardim
Como cuidar de azaleias
Como montar uma cozinha ao ar livre

Compartilhe...

Um comentário em “Qual é a função de um pergolado?

  1. Marco Teixeira disse:

    Gosto bastante. Tentei, inclusive, projetar um no planner5 esses dias sem muito sucesso. 😅 Além de ser útil, traz um visual muito bacana pra um espaço aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *