Ideias de decoração para sala de estar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Ideias de decoração para sala de estar

Se você está procurando dicas e ideias de decoração para sua sala de estar, então nesse artigo com certeza poderemos te ajudar.

Nunca devemos subestimar o impacto que um espaço bem projetado causa. Portanto, para causar esse impacto positivo devemos decorá-lo de uma forma elegante, um esquema de cores relaxantes, móveis bem pensados e uma iluminação adequada.

Ideias de decoração da sala de estar

Existem diversas ideias de decoração para salas de estar, várias delas devem combinar com o seu estilo e com o que você está buscando. Mas, em essência, as melhores ideias incluem:

Escolher um tema

Pense em um tema que você goste, como um estilo de decoração, um padrão ou uma paleta de cores. Use esse tema como base para escolher os móveis, acessórios e cores da sua sala de estar.

Por exemplo, escolha um estilo de móveis para serem dominantes. Em uma sala de estar sempre espera-se que a mobília seja o foco principal. Mas escolha bons móveis para que seu investimento dure por décadas.

Como as pessoas estão passando mais tempo em casa do que no passado, muitas tendências emergentes de design parecem refletir essa mudança. Por exemplo, móveis redondos e circulares estão voltando a ser popular em termos de estilo e forma.

Além disso, mordas arredondadas, segundo a psicologia, são saudáveis ​​para o espírito. Isso se deve ao fato de que elas produzem uma sensação de fluxo e relaxamento.

Adicionar textura

Use diferentes texturas para adicionar dimensão e interesse visual à sua sala de estar. Por exemplo, uma manta macia, uma almofada de veludo ou uma cortina de linho podem dar um toque aconchegante ao ambiente.

Usar tapetes

Ideias de decoração para sala de estar - tapete bonito

Tapetes são uma ótima maneira de adicionar cor, padrão e textura a uma sala de estar. Escolha um tapete que combine com o tema da sua sala e que seja proporcional ao tamanho do espaço.

Usar iluminação adequada

A iluminação é uma parte importante da decoração da sala de estar. Além da iluminação geral, como o teto, você pode adicionar lâmpadas de mesa ou de piso para criar uma atmosfera mais acolhedora e intimista.

Além disso, adicione luminárias esculturais na sala de estar, como arandelas e abajures.

As arandelas fornecem luz adicional para a decoração sem ocupar espaço valioso no chão ou em uma mesa lateral da sala.

Escolher móveis confortáveis

Ideias de decoração para sala de estar - móveis confortáveis

A sala de estar é um espaço para relaxar, então escolha móveis confortáveis, como um sofá grande, uma poltrona macia ou uma chaise longue.

Outro exemplo que transmite conforto e sofisticação e são funcionais são as mesas laterais, que podem ser usadas de várias formas para decorar a sala.

Algumas mesas laterais são ainda mais funcionais, permitindo que sejam movidas pela sala. Sendo assim, elas também podem ser usadas como uma superfície de trabalho ou um local para as crianças fazerem o dever de casa.

Quando elas não estiverem em uso, coloque livros, adornos ou flores em cima delas, assim como você faria com as tradicionais mesas de centro.

Incluir estantes no design da sua parede

Leve sua coleção de souvenires para a parede se você não tiver espaço suficiente para estantes grandes e fixas.

Prateleiras flutuantes podem ser usadas para exibir livros de capa dura, esculturas em miniatura e outros itens diversos. Além disso, eles elevam muito a decoração da sala de estar.

Explorar acessórios decorativos

Ideias de decoração para sala de estar - colorida

Adicione acessórios decorativos, como quadros, vasos, esculturas, livros, velas ou objetos vintage para dar personalidade à sua sala de estar.

Os acessórios é que darão o acabamento e a sofisticação à sua sala de estar.

Manter organizada

Manter a sala de estar organizada é importante para que dessa forma o espaço fique bonito e funcional. Use prateleiras, estantes ou cestos para guardar livros, revistas e outros itens.

Usar plantas

Ideias de decoração para sala de estar - plantas

Leve a natureza para dentro de sua sala de estar com plantas de interior.

Adicionar plantas à sala de estar pode trazer um toque de natureza e ajudar a purificar o ar. Mas escolha plantas que se adaptem às condições do seu ambiente interno e que sejam fáceis de cuidar.

O movimento de montar jardins internos cresceu muito, especialmente em áreas urbanas onde as pessoas sentem falta de poder caminhar ao ar livre e estar em contato com a natureza.

Sabe-se que as plantas domésticas fornecem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo melhorar o humor e reduzir o estresse.

Além disso, as plantas não precisam ficar limitadas ao parapeito das janelas. Para adicionar um toque de vegetação e vida selvagem ao seu espaço, pendure vasos na parede. No entanto, se você não é um grande fã de cuidar de plantas, uma planta artificial de alta qualidade é uma boa opção.

Criar uma parede de galeria com obras de arte

Uma parede de galeria fornece personalidade e cor à decoração da sala de estar como nenhuma outra decoração.

Portanto, adicione tapeçarias e outras coisas efêmeras a uma coleção de pinturas ou fotografias. Escolha quadros simples e coordenados ou adicione uma variedade de alternativas inesperadas para surpreender. Além disso, estenda a parede da galeria até o teto para dar a impressão de que a sala seja maior.

Escolher as cores adequadas ao espaço

A sala de estar, mais do que qualquer outro cômodo da casa, é aquela que pode se beneficiar de pequenos detalhes na decoração. E a cor é um desses detalhes. Mudar uma sala de estar usando apenas mudanças de cores tem um resultado impressionante.

Sendo assim, de acordo com a decoração desejada, escolha uma paleta de cores que valorize todos os seus detalhes.

Conclusão

Lembre-se que a decoração da sua sala de estar deve refletir a sua personalidade e seu estilo de vida, então escolha as ideias que mais se adequem a você e ao seu espaço.

Além disso, como as pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa, elas também precisam de uma casa onde possa encontrar tranquilidade e serenidade nestes tempos de incerteza.

Desde escolher os móveis certos até encontrar a paleta de cores perfeita é o que possibilita essa sensação de serenidade e aconchego.

Sua sala de estar pode parecer fresca, moderna, mas atemporal e sofisticado com algo tão simples como uma parede de destaque, armários coloridos ou uma poltrona de design.

sala de estar aconchegante


Leia também:
Como escolher a tinta certa?
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Quais as cores ideais para sua sala de estar de acordo com o Feng Shui?
48 ideias sensacionais de salas de estar com estilo retrô
Itens indispensáveis para uma sala de estar aconchegante

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *