Quais as cores ideais para sua sala de estar de acordo com o Feng Shui?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

cores ideais para a sala de estar

Você sabia que o Feng Shui tem cores ideais para a sala de estar?

O Feng Shui é uma prática baseada na atenção plena de como mudar a energia de edificações e de vidas, aproveitando ao máximo a energia positiva em nossos espaços de vida.

É uma ciência particularmente eficaz quando os princípios são aplicados à sua casa, isso porque a sua casa representa você. Quando você mora em uma casa com boas energias, você pode crescer naturalmente em outras áreas de sua vida.

Para o Feng Shui, cada ambiente de uma casa tem um significado e uma associação diferentes, baseados em suas funções, localização e conexões energéticas com certos aspectos de nossas vidas. Se você pensar em sua sala de estar e até mesmo no nome “sala de estar”, que imagens ou ideias surgem para você?

Para o Feng Shui, quais as cores ideais para a sala de estar?
Qual a função da sala de estar?

A sala de estar é uma parte muito importante de qualquer casa. Famílias sentadas juntas, batendo papo e discutindo os acontecimentos do dia tornam este ambiente cheio de amor e energias lúdicas.

Para aumentar esse prazer e trazer mais abundância e prosperidade à sua vida familiar, tudo o que você precisa fazer é selecionar as cores da sala de estar baseadas no Feng Shui.

Depois de fazer isso, a felicidade e a abundância em sua casa aumentarão. E a melhor parte de tudo isso é que você pode combinar essas cores com os objetos de interiores de sua casa.

Desta forma, as cores da sala de estar Feng Shui complementarão os móveis, bem como outros itens presentes em sua sala de estar, fazendo com que sua sala pareça aconchegante e acolhedora, mantendo sua vida plena e abundante.

Conforme já explanamos, a sala de estar geralmente é o ambiente onde mais convivemos com nossos familiares e amigos.

Nossas salas de estar tendem a servir como o lugar para se conectar com os membros de nossa casa e família, bem como as áreas onde recebemos convidados em nossas casas, por isso a importância dessa peça em todas as casas.

Você também pode passar o tempo de inatividade sozinho relaxando em sua sala de estar, seja lendo um livro ou assistindo a um programa de televisão.

Esses usos práticos das salas de estar têm muito a ver com o significado das salas de estar no Feng Shui. Portanto, quais as cores ideais para a sala de estar?

Quais são as melhores cores para a sua sala de estar? Vamos descobrir?
A relação da cor com o Feng Shui

A cor é uma ferramenta poderosa que você pode usar para mudar a energia vital de sua casa, especialmente sua sala de estar. Como seres humanos, a maioria de nós está muito conectada e é afetada pela cor. A cor é uma forma de luz, e cores diferentes têm vibrações e associações distintas.

O Feng Shui, utiliza a teoria das cores dos cinco elementos para fornecer informações sobre as melhores cores para uma determinada pessoa e ambiente. O sistema de cinco elementos com o qual o Feng Shui trabalha vem do taoísmo. Esses elementos são terra, metal, água, madeira e fogo, e cada um está conectado a certos tipos de energia, bem como a cores específicas.

Quando você tem a intenção de melhorar a energia vital de sua sala de estar, você pode pensar em quais cores podem incorporar certas energias que você gostaria de cultivar em sua vida, com base em sua conexão com esses cinco elementos.

Também é uma boa ideia estar ciente de quais cores fazem você se sentir bem e quais você tende a gravitar. Por exemplo, pode haver uma cor que você não goste ou que traga lembranças negativas para você. Mesmo que esteja ligado a uma certa intenção que você deseja incorporar em sua sala, isso não significa que ela seja a melhor escolha de cor para você.

Há muitas maneiras de levar cor para sua casa. Você pode pintar as paredes ou seus móveis, ou pode adicionar cores em objetos menores, como obras de arte, vasos, almofadas ou outros itens de decoração. Se você estiver se sentindo criativo, você pode até querer fazer um DIY de arte para sua sala de estar.

Então, quais são as melhores cores para sua sala de estar?

A seguir vamos listar algumas sugestões de cores que você pode querer colocar na sua sala de estar e o que elas representam para o Feng Shui.

Cores do Elemento Terra

A terra está ligada a tons terrosos marrons, amarelos e quentes. Essas cores podem ser especialmente favoráveis ​​para uma sala de estar porque são cores muito nutritivas.

A terra ajuda a aterrar, estabilizar e fornecer aconchego, que são atributos positivos para um espaço vital. Levar mais elemento terra para sua casa também pode ajudá-lo a se conectar mais com a terra.

Cores do Elemento Metal

O metal é representado por brancos, metálicos, “off-whites” (tons quase brancos) e cinzas. Estas são ótimas cores para colocar em uma sala de estar porque podem complementar muitas outras cores.

Em um nível prático, elas ajudam a refletir mais luz em um espaço. Energeticamente, o elemento metal está relacionado a trazer mais alegria à sua vida e também apoia o desenvolvimento das crianças da sua família.

Cores do Elemento Água

cores ideais para a sala de estar

O elemento água está relacionado ao preto e cinza carvão profundo. A água está ligada à nossa sabedoria, bem como aos nossos ancestrais e conexões sociais.

Se você deseja se conectar mais à sua comunidade, pode colocar detalhes de carvão preto ou escuro para proporcionar mais qualidades do elemento água.

Ao fazer isso, você também pode visualizar ou imaginar que está criando rios que o conectam a outras pessoas no mundo.

Cores do Elemento Madeira

A madeira está ligada às cores verde, azul e azul-petróleo e está relacionada às qualidades de crescimento, vitalidade e cura.

Se sua família ou seu espaço de vida estejam precisando usar mais energia curativa ou edificante, você pode adicionar as cores do elemento madeira.

Cores do Elemento Fogo

O elemento fogo é representado pelo vermelho, além de rosas e laranjas muito fortes. Está relacionado com a energia muito poderosa, brilhante e vibrante do sol.

O fogo também está ligado à nossa inspiração e como somos vistos no mundo. Se você quiser ser mais visível em seu meio de convívio, você pode trazer detalhes em vermelho ardente, o vermelho é uma cor poderosa.

Associação da cor com a posição da sala de estar na casa

Além da escolha de cores em função dos objetivos pessoais, há especialistas em Feng Shui que também recomendam que essa escolha considere a posição da sala de estar em relação à casa. Para esses especialistas, as cores ideais para a sala de estar associadas a posição devem considerar os aspectos a seguir. 

Portanto, você pode pensar em fazer um combinação entre seus objetivos pessoais e posição da sala de estar na casa para deixá-la ainda mais poderosa. Vamos conhecer quais são essas recomendações?

Cores do Feng Shui para uma sala de estar na posição norte

De acordo com as cores da sala de estar do Feng Shui, adicione a cor preta às suas paredes para uma sala na posição norte da casa.

O setor norte geralmente é governado pelo elemento água. Isso é representado em preto e azul. Se você deseja reforçar a energia yang em sua casa, adicione mais cores e elementos metálicos.

Você pode fazer escolhas ousadas e optar por paredes de cor preta, que também é uma escolha muito popular entre os designers de interiores hoje em dia.

No entanto, se você deseja acalmar a energia yang, pode adicionar algumas cores terrosas, como verdes e marrons.
Adicionar verdes de acordo com as cores da sala de estar do Feng Shui acalma a energia yang da sua sala de estar.
cores ideais para a sala de estar

Cores do Feng Shui para uma sala de estar na posição sul

De acordo com o Feng Shui, as cores da sala de estar em tons de vermelho são perfeitas para os locais de convívio familiar do setor sul.

O setor sul da sua sala de estar é energizado pelo elemento fogo. Se a sua sala de estar já é um lugar cheio de energia e você deseja adicionar um pouco de paz e tranquilidade a ela, então adicione cores nos tons de melão e tangerina.

Os tons mais claros das cores do fogo trarão paz, bem como felicidade e abundância à sua casa.

Você pode adicionar tons mais claros às suas paredes, assim como adicionar móveis mais brilhantes ou outras peças de decoração para acrescentar um toque de exuberância à sua sala de estar.

Cores do Feng Shui para uma sala de estar na posição sudeste ou leste

Governados pelo elemento madeira, os setores sudeste e leste da casa ficarão prósperos se você adicionar cores do elemento madeira ou do elemento água.

Por que inserir o elemento água? Porque a água nutre a madeira, portanto, água e madeira juntos equilibram o Chi (equilíbrio entre o Yin e o Yang), que é essencialmente a energia positiva da casa.

Assim, uma combinação de azuis, pretos, verdes e marrons é a decoração perfeita para as cores da sala de estar Feng Shui na posição sudeste ou leste.

Você pode, por exemplo, pintar suas paredes de azul e adicionar elementos pretos ou marrons aos objetos para criar um espaço de vida feliz, maravilhoso e abundante. Também o mobiliário azul com paredes verdes é uma combinação de cores ideal para sala de estar posicionada no sudeste ou leste.

Cores do Feng Shui para uma sala de estar na posição oeste e noroeste

Cinza e branco é a combinação perfeita para salas de estar na seção oeste ou noroeste de uma casa. As salas de estar noroeste e oeste prosperam mais se você usar as cores cinza, branco e preto. Bronze e branco também são cores indicadas quando se trata de recomendações de cores de sala de Feng Shui.

Paredes cinzas claras ou esbranquiçadas, juntamente com peças de mobiliário marcantes, funcionam perfeitamente. Não apenas visualmente atraente, ter esse tipo de sala de estar em sua casa a torna carregada de boas energias e alegre.

O branco também é uma cor de destaque, que pode redefinir a aparência e a vibração da sua sala de estar. Portanto está entre cores ideais para a sala de estar.

Acentue o design da sua sala de estar com tons sutis como o branco em suas cortinas e diferentes itens ou obras de arte que usam tons dourados ou metálicos.

Agora que você já sabe quais as cores ideais para a sala de estar de acordo com o Feng Shui, mãos à obra!


Leia também:
Ideias de decoração para sala de estar
Como escolher a tinta certa?
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Quais as melhores cores para interiores?
48 ideias sensacionais de salas de estar com estilo retrô
Itens indispensáveis para uma sala de estar aconchegante

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *