Quais as melhores cores para interiores?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Quais as melhores cores para interiores - capa

Será que existem melhores cores para interiores ou será que isso é gosto pessoal? Nesse artigo vamos procurar acabar com essa dúvida.

Se é verdade que as cores ideais para interiores podem variar dependendo do estilo e preferências pessoais, também é verdade que existem cores que, por mais que sejam da preferência pessoal de quem escolhe, não são apropriadas para um determinado ambiente.

Portanto, a seguir vamos dar algumas dicas gerais sobre as cores mais adequadas. Então, a partir dessas dicas, aplique seu gosto pessoal, sem errar na hora da escolha.

Melhores cores para interiores

As cores em geral são a decisão mais difícil de acertar na decoração de interiores. Isso ocorre porque as cores são inconstantes.

Ou seja, existem tantos tons para escolher e eles precisam ser combinados nas proporções certas. Caso contrário, eles não trabalharão juntos e em harmonia.

Felizmente, independente do seu gosto pessoal, existem algumas regras que você pode usar para garantir que suas cores fiquem sempre equilibradas.

Por exemplo, tons neutros como branco, bege e cinza claro são ótimas opções se você quiser criar um ambiente elegante e relaxante.

Já usar azul claro, verde claro e tons pastéis pode criar uma atmosfera relaxante e tranquila, perfeita para quartos ou salas de estar.

Ao contrário, cores mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, são ideais para espaços de atividades, como salas de jogos ou escritórios em casa.

Por fim, as cores mais escuras e ricas, como azul marinho ou vinho, podem ser usadas para criar um ambiente mais sofisticado e aconchegante em quartos ou salas de estar.

Além disso, o uso de diferentes tons da mesma cor cria uma sensação de coesão e harmonia no ambiente.

Mas acima de tudo, lembre-se de que as cores escolhidas para o interior de sua casa devem refletir o seu estilo e gosto pessoal. Portanto, o ideal é testar diferentes opções antes de tomar sua decisão.

Algumas regras para aplicar as melhores cores em interiores

A partir das dicas acima, aplique as regras a seguir para usar as cores de uma forma que você possa explorá-las ao máximo.

Regra 60-30-10

Quais as melhores cores para interiores - regra 60-30-10

A regra 60-30-10 é essencial para definir as cores em um projeto de design de interiores. Não importa qual seja seu gosto pessoal ou como você deseja que um espaço se pareça, você pode usar essa regra para ajudar a garantir que sua paleta de cores fique equilibrada.

Para aplicar essa regra você usará três cores. O termo 60, 30 e 10 refere-se às porcentagens de seu design que cada cor assumirá.

Primeiramente escolha um tom para ser o dominante e ocupar aproximadamente 60% do ambiente. Em geral esse tom deve ser neutro ou algum tipo de tonalidade suave que pode ocupar muito espaço sem parecer opressor.

Em seguida, escolha uma cor secundária, que normalmente é um pouco mais ousada e ocupa cerca de 30% do espaço.

Finalmente, escolha a cor de destaque em um tom mais ousado e que deve constituir os 10% restantes.

Regra das cores quentes

Observe sempre a proporcionalidade entre as cores quentes e cores frias. “Cores quentes versus cores frias” refere-se a onde tons específicos estão localizados no círculo de cores.

Por tradição, tons como vermelho, laranja e amarelo são considerados cores quentes porque são mais vibrantes. No entanto, tons neutros como marrom e bege também estão incluídos nesse espectro. Do outro lado do espectro estão as cores frias, ou seja, azul, verde e roxo, além do cinza.

A escolha de cores quentes ou frias afetará a energia do espaço. Como as cores quentes tendem a trazer uma sensação alegre e acolhedora para uma sala, elas são melhores em espaços de entretenimento. Portanto, procure usar esses tons em sua sala de jantar ou cozinha.

Por outro lado, as cores frias são mais suaves. Sendo assim, elas funcionam melhor em quartos e escritórios, onde o ideal é conseguir uma energia calmante.

Regra das cores complementares

Quais as melhores cores para interiores - cores complementares

De todas as regras de cores usadas para montar designers de interiores, o esquema de cores complementares é o mais simples. Isso porque esse esquema de cores envolve apenas dois tons.

Em particular, ele usa dois tons que estão diretamente opostos um ao outro na roda de cores, o que significa que você obtém combinações como azul e laranja, amarelo e roxo ou vermelho e verde.

Você deve pensar neles como suas cores de destaque, mas também usar muitos tons neutros para equilibrá-los e oferecer um lugar para os olhos descansarem.

Regra das cores análogas

Se você não tiver familiaridade ou não souber usar o círculo de cores, então usar um esquema de cores análogo pode ser uma opção.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é escolher uma cor central e usar também as cores de ambos os lados. Sendo assim, duas cores serão cores primárias e a terceira será uma mistura das duas.

Por exemplo, vermelho, laranja e amarelo ou vermelho, roxo e azul. Como você está usando três cores nesta, a proporção será útil para garantir que o espaço pareça equilibrado. Nesse caso, o ideal é também incorporar a regra 60-30-10 novamente para manter suas proporções sob controle.

Além disso, você sempre pode usar tons diferentes da mesma cor como outra forma de criar variedade visual. No entanto, se você não é fã de tons vibrantes, também pode fazer um esquema de cores análogo usando neutros.

Em geral isso é referido como um esquema de cores monocromático, por exemplo, tudo o que você precisa fazer é misturar preto, branco e cinza para criar um visual elegante e moderno.

Quais as melhores cores para interiores - cores quentes nos detalhes


Leia também:
A terapia das cores e como elas podem afetar seu humor
Bom gosto, você tem?
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Decoração, acerte nas cores!
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Decoração de cozinha

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *