Descubra 44 atividades divertidas para relaxar e desestressar

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Tempo estimado para leitura: 13 minutos

atividades divertidas para relaxar e desestressar

Você pratica atividades divertidas para desestressar? Em alguns momentos todos nós precisamos fazer uma pausa para relaxar e refrescar nossa mente, nosso corpo e nosso espírito.

Portanto, fazer uma pausa nas atividades do dia-a-dia – que podem ser bem estressantes – e relaxar, é uma ótima maneira de aumentar a produtividade.

Depois de fazer isso, quando voltamos ao trabalho estaremos cheio de novas ideias e energia renovada para enfrentar os desafios e seguir em frente.

Para que isso funcione bem, é preciso praticar atividades que nos afastem do cotidiano. Se você gostaria de fazer isso e está sem ideias, selecionamos 44 atividades para te ajudar a relaxar e aliviar o estresse.

O que fazer para aliviar o estresse?
Descubra atividades divertidas para desestressar

Fizemos uma lista com muitas atividades para isso, a maioria delas são atividades simples que qualquer um pode fazer. Provavelmente nem todas as atividades listadas aqui funcionarão para você, portanto tente descobrir as atividades mais interessantes.

Selecione algumas, pratique-as durante algum tempo, depois volte a esse texto e acrescente outras. Ter atividades divertidas para desestressar é imprescindível.

1. Assista ao nascer do sol

Acorde cedo, levante antes do nascer do sol e sinta o cheiro do ar fresco. Se for possível, encontre um local onde seja fácil assistir o nascer do sol e passe alguns minutos observando esse fenômeno diário. Ainda mais que o sol da manhã nos energiza e o nos deixa repletos de energia positiva.

Além disso, se você tiver tempo e possibilidade, passe alguns minutos tomando banho de sol da manhã. A vitamina D relaxa os vasos sanguíneos e melhora a circulação.

A melhor maneira para obter vitamina D, é receber o sol da manhã diretamente na pele por 10 a 15 minutos. Entretanto faça isso sem protetor solar, para absorver melhor a vitamina D.

2. Faça uma caminhada

Faça uma caminhada consciente no início da manhã, enquanto o ar ainda estiver fresco, se puder ser em meio a natureza é ainda melhor. Esteja ciente de cada passo que você dá, a paisagem a sua volta, aos sons e aos aromas. Perca-se nessa atividade, desligue sua mente do cotidiano e de toda a tecnologia.

Além disso, passe um tempo sozinho, relembre coisas boas e faça uma autorreflexão. Ouça os pássaros, concentre sua atenção nos seus cantos. Sintonize-se com sua energia de liberdade.

Pare sua caminhada e sinta o aroma das as flores. Não faça apenas observações superficiais, mas esteja totalmente presente e olhe profundamente, entre nos pequenos detalhes e cheiros de cada planta.

Está comprovado que uma simples caminhada é uma das atividades mais indicadas para desestressar.

3. Tome um banho de contraste

Um banho que misture quente e frio, também conhecido como banho de contraste, pode ser extremamente relaxante para a mente e o corpo. Comece com uma ducha quente seguida de uma ducha fria, você pode repetir esse ciclo por três a quatro vezes.

Os banhos de contraste são usados ​​por profissionais de fitness e atletas para obter alívio das dores musculares e da fadiga, além de desestressar.

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4. Ouça músicas relaxantes

Uma música certa no momento certo tem o poder de remover da nossa mente todas as nossas preocupações. Crie uma lista de reprodução das suas faixas relaxantes favoritas e ouça-a sempre que sentir os sintomas de estresse chegando.

5. Dê um mergulho

Nadar, especialmente em locais abertos, pode ser extremamente relaxante. Mesmo que você não esteja perto de um local aberto, sendo sua única opção uma piscina fechada, ela ainda pode oferecer os mesmos benefícios. Brinque na água, flutue nela, sinta a água e ouça a água enquanto nada.

Você também pode usar um produto de flutuação. Por exemplo, itens como um colchão de ar ou um tubo de piscina (macarrão) permitem desfrutar de uma flutuação relaxante na água.

6. Faça massagem

Uma massagem bem feita pode não apenas ajudar a relaxar. Ela também ajuda a reduzir a ansiedade, distúrbios digestivos, dores de cabeça, problemas de sono e dores nas articulações. Além disso, desestressar com uma massagem é muito prazeroso.

7. Faça meditação

Sente-se ou deite-se em um local isolado e com meia luz e concentre-se na sua respiração. Sinta seu coração bater. Testemunhe sua mente e os pensamentos que passam por você. Perceba que você não é seus pensamentos. Deixe os pensamentos fluírem e irem embora.

8. Dedique um tempo ao seu animal de estimação

Acariciar seu cão, gato, ou outro animal de estimação que você tenha é altamente relaxante e um repositor de energias fantástico. Pesquisas indicam que os animais de estimação liberam bons hormônios em humanos, que são substâncias indispensáveis para desestressar.

9. Faça uma respiração abdominal profunda

Reserve alguns minutos para respirar profunda e conscientemente. Encha seus pulmões com energia vital e segure por alguns segundos antes de expirar. Ao mesmo tempo que inspira, coloque a mão na barriga e certifique-se de que ela se eleva. Então, enquanto expira, pense em todo o seu estresse fluindo para fora do seu corpo.

10. Passe alguns minutos em plena consciência

Faça uma tentativa consciente de viver no momento presente. Deixe de lado os pensamentos relacionados ao passado e ao futuro e concentre sua atenção conscientemente no presente.

11. Pratique yoga relaxante e alongamento

Existem muitos asanas (posturas confortáveis) de yoga simples. Como a Balasana (postura de criança), a Makarasana (postura de crocodilo), a postura do gato-vaca, ou ainda a postura de pernas na parede. Todas elas podem ser imensamente relaxantes para a mente e para o corpo.

Portanto, basta escolher qualquer postura da yoga com a qual você se sinta confortável e fazê-la por cerca de 2 a 3 minutos.

Além disso, faça alongamentos. O alongamento é uma ótima maneira de liberar a tensão em seu corpo. Portanto, procure alongar-se frequentemente.

Pratique o alongamento estático, que é quando você alonga um músculo e o mantém o alongamento por alguns segundos antes de liberar. Assim, enquanto você segura e solta, conscientemente sinta todo o estresse em seus músculos desaparecer.

Pratique a técnica do Qigong, que envolve sacudir seu corpo para liberar a energia negativa. Para isso, fique em uma posição confortável, mantenha seu corpo solto e comece a tremer por cerca de 5 a 10 minutos. Você ficará surpreso com o quanto essa técnica simples é relaxante.

Você também pode praticar relaxamento muscular progressivo, um exercício que envolve apertar e liberar vários grupos musculares em seu corpo. No final de um exercício de corpo inteiro, você se sentirá profundamente relaxado.

12. Abrace uma árvore

As árvores emanam uma energia maravilhosamente relaxante. Abraçar uma árvore pode ajudá-lo a aproveitar essa energia. Abrace uma árvore e fique parado assim por alguns minutos. Você também pode sentar em um galho ou debaixo da árvore e meditar.

13. Pinte

Independente de você ser bom em pintura ou não. Basta pegar um papel em branco, um pincel e algumas aquarelas e pintar o que vier à sua mente. Expresse-se livremente.

Da mesma forma, você pode fazer isso com canetas coloridas, lápis de cor ou giz de cera, o que você preferir.

14. Convide alguém para um jogo de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro podem ser muito divertidos e podem ajudar a afastar sua mente do cotidiano. Assim como, eles também ajudam a trazer de volta as memórias despreocupadas da infância.

Existem centenas de jogos de tabuleiros clássicos e novos para escolher. Entretanto, se você não tiver parceiros, jogue jogos online relaxantes.

15. Anote suas preocupações

Escrever no papel o que está te incomodando pode ser altamente catártico. Portanto, compre um diário e comece a escrever. Assim, anote o que está em sua mente, escreva sobre as coisas que o têm incomodado ultimamente. Escreva também sobre as coisas que você ama, escreva sobre eventos passados ​​que vierem à sua mente. Por último, reflita sobre o que você escreveu.

16. Cante e dance

Coloque a sua lista de reprodução favorita e movimente o seu corpo ao ritmo das músicas cantando junto. Não se concentre em como você está dançando. Em vez disso, solte-se, perca-se no ritmo e deixe-se guiar por ele. Mover o corpo dessa maneira ajuda a relaxar profundamente a mente e o corpo.

17. Aprenda a tocar algum instrumento

Aprenda a tocar um instrumento musical como violão, piano, teclado, sax, ou outro que você goste. Tocar música é divertido e pode ser um excelente redutor do estresse. Você pode aprender facilmente o básico usando os inúmeros tutoriais disponíveis na internet.

18. Reduza o consumo de alimentos processados

Alimentos processados ​​estressam o corpo, reduzindo a energia vital e fazendo você se sentir esgotado. Isso ocorre porque seu corpo tem que gastar muita energia digerindo esses alimentos e, em seguida, eliminando as toxinas resultantes. Reduza esses alimentos e você sentirá um impulso instantâneo de energia dentro de um ou dois dias.

Adicione alimentos ricos em substâncias que melhoram a digestão, melhoram a saúde intestinal e ajudam no relaxamento. Assim, inclua alimentos ricos em enzimas, como tomates crus, pepinos, abacaxi, mamão, nozes e sementes em sua dieta diária. Vegetais fermentados também são ricos em enzimas.

19. Assista seus desenhos favoritos

Faça uma lista de todos os desenhos animados que você adorava assistir quando criança e assista-os. Tente se conectar com sua criança interior enquanto faz isso. Você encontra muitos desenhos animados em canais de streaming e também no Youtube.

20. Leia revistas em quadrinhos

Lembra da história em quadrinhos que você adorava ler quando criança? Então, volte a lê-la e entre em contato com sua criança interior que não tinha grandes preocupações.

Se você não gosta de histórias em quadrinhos, os livros infantis ou romances água com açúcar podem ser uma leitura divertida.

21. Sente-se em um balanço ou em uma rede

Vá até a um parque próximo, sente-se em um balanço e comece a balançar. Sinta o ar na sua pele e desfrute dos movimentos calmantes de vai e vem. Os movimentos que um balanço cria conectarão você com sua criança interior, pois imitam os movimentos de um berço.

Assista as crianças brincarem. Se você estiver em um parque infantil, observe as brincadeiras de crianças. Sintonize-se com suas energias despreocupadas. Assim, aprenda com elas como desestressar.

Assentos de balanço suspensos, redes e cadeiras de balanço também são uma boa opção para relaxar, pois proporcionam movimentos calmantes semelhantes ao balanço.

Tire uma soneca em uma rede, cochilar em uma rede pode ser uma experiência extremamente relaxante. De acordo com alguns estudos, o movimento lento de balanço de uma rede acalma a mente. E isso afeta as ondas cerebrais e auxilia em um sono profundo e repousante.

22. Crie um mini jardim zen

Organizar os padrões na areia usando uma ferramenta de ajuntamento, ou ainda com seus próprios dedos, pode ser muito relaxante. Nesse sentido, é isso que um mini jardim zen possibilita que você faça.

A visão, os sons sutis e a sensação da areia podem trazer uma profunda sensação de paz ao seu ser. Você pode comprar mini ferramentas ou criar as suas próprias. Assim, tudo que você precisará é de areia branca (ou sal), areias coloridas (se quiser criar cenários diferentes), uma pequena caixa aberta e um mini ancinho.

Desenhe um labirinto na areia com seu dedo ou uma caneta, observar e fazer um padrão de labirinto é uma atividade muito relaxante.

23. Vá às compras

Visite uma loja de itens que você gosta, uma loja de antiguidades, de roupas, assessórios ou alguma loja que venda itens exclusivos. Assim, observe despreocupadamente o que você encontrar. Como resultado disso, você ainda pode acabar encontrando algo que pode despertar uma criatividade adormecida em você.

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24. Coma fora e experimente uma nova culinária

Visite um restaurante que você nunca foi e peça algo que você nunca pediu antes. Experimente também uma cozinha completamente nova. Você pode estar perdendo experiências culinárias incríveis.

Sob o mesmo ponto de vista, também existem restaurantes que tocam música ao vivo, onde você pode aproveitar essas duas atividades para relaxar.

25. Abandone os ressentimentos

Aprenda a perdoar e esquecer. Perdoe a todos, incluindo você mesmo. Portanto, abandone a ideia de vingança do seu dia a dia e você imediatamente se sentirá mais leve e feliz.

26. Sonhe durante o dia

Faça uma pausa, acomode-se bem, feche os olhos e entre para o mundo dos sonhos. Por fim, visualize-se em uma bela ilha tropical, relaxando e se divertindo sem se importar com os problemas à sua volta.

Apenas agindo assim, você pode viajar para longe dos problemas durante esse tempo.

27. Observe as estrelas e as nuvens

Sente-se ou deite-se em um lugar confortável no escuro, recoste-se e divirta-se observando as estrelas que brilham e iluminam o céu noturno. Então imagine que elas estão todas brilhando para você.

Além disso, se essa atividade te empolgar, considere usar um binóculo ou um telescópio. Dessa forma você verá mais de perto as estrelas, detalhes da lua, possíveis cometas, estrelas cadentes e outros elementos que enfeitam o céu noturno.

Em dias nublados, deite-se ou sente-se em um local gramado e agradável e observe as nuvens passarem. Enquanto você está envolvido com essa atividade, veja se essas nuvens podem levar uma mensagem para você.

28. Pratique jardinagem

A jardinagem é a melhor forma de nos conectarmos com a terra. Assim, plantar, varrer folhas ou até mesmo arrancar ervas daninhas pode ter uma influência calmante sobre a mente. Portanto, se possível, trabalhe em seu jardim descalço para obter os benefícios do aterramento.

Entretanto, se você não tem acesso a um jardim, faça uma pausa para tratar de suas plantas de vaso.

29. Vá para a praia

Se você mora em uma cidade litorânea, faça uma caminhada por uma praia e ouça as ondas. Além disso, caminhe pelas margens, sinta a brisa marinha, construa castelos de areia e colete conchas do mar. Ainda mais que caminhar na praia tem muitos benefícios conhecidos, além de ajudar a liberar o estresse, o ar marinho é muito rico.

30. Ande descalço

Deixe as solas dos seus pés entrarem em contato direto com a terra andando descalço. Esta antiga prática, conhecida como aterramento, oferece vários benefícios para a saúde. Acima de tudo, a terra ajuda a reduzir o estresse, elimina toxinas do organismo, relaxa os músculos, reduz dores crônicas e fortalece o sistema imunológico.

Procure andar descalço na praia ou em um jardim. Caminhe sobre folhas secas consciente dos sons crepitantes que isso produz. Sobretudo essa pode ser uma atividade profundamente relaxante durante o outono.

31. Pratique a gratidão

Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você é grato. Você também pode considerar manter um diário de gratidão para anotar as coisas pelas quais você é grato no final de cada dia. Afinal, reconhecer o que você já alcançou de bom na vida é fundamental para a saúde mental e com isso desestressar.

32. Pratique bambolê

O bambolê de cintura pode ser um pouco difícil de aprender para algumas pessoas. Mas depois que você aprender os movimentos básicos, certamente ele se transformará em seu exercício preferido para desestressar.

Além de ajudar no alívio do estresse, fazer bambolê regularmente também traz outras vantagens. Por exemplo, ajuda a queimar a gordura abdominal, fortalece a musculatura e proporciona uma série de outros benefícios. Além disso, como esse exercício exige ritmo e concentração, ele ajuda a acalmar a mente.

33. Experimente a auto hipnose

Existem muitos vídeos gratuitos na internet sobre relaxamento com base na auto hipnose que você pode experimentar. Então, ouça-os com seus fones de ouvido para obter melhor resultado. Entretanto, se a hipnose não é do seu feitio, tente a meditação guiada para desestressar.

34. Ouça batidas binaurais

As batidas binaurais usam duas ondas senoidais diferentes que podem ser usadas para treinar o cérebro para se manter em estados positivos. Assim, existem muitas batidas binaurais gratuitas na internet que você pode experimentar.

Da mesma forma, ouça os sons do OM, eles têm efeitos relaxantes. Considere cantarolar enquanto ouve a música. Faça alguma respiração de abelha (zumbido) enquanto escuta esses sons.

Conforme alguns estudos, apenas uma ou duas respirações profundas podem relaxar profundamente o corpo e a mente. E você pode levar isso para outro nível, cantarolando.

35. Use uma tigela tibetana

As tigelas tibetanas, conhecidas como “tigelas cantantes” são usadas para relaxamento profundo e cura holística desde os tempos antigos. Eles são objetos de origem asiática, comuns no Budismo e qualquer pessoa pode usá-los.

Dessa forma, os povos asiáticos utilizam muito essa técnica para desestressar.

36. Abrace pessoas queridas

Os afagos e toques carinhosos liberam bons hormônios no organismo. Portanto, abrace seu parceiro ou outras pessoas queridas e sinta conscientemente a energia da presença dessas pessoas.

37. Ande de bicicleta

Dê uma volta de bicicleta por uma estrada tranquila e sem trânsito ou em um parque. Sinta o ar fresco acariciando seu corpo enquanto você passeia por locais agradáveis.

38. Pratique o faça-você-mesmo (DIY)

Há um poder incrível na criação, poucas coisas são mais prazerosas do que apreciar algo criado por você mesmo. Ainda mais que existem muitos projetos do tipo “faça você mesmo” na internet para você aprender.

Portanto, escolha algo que você goste e você poderá ter descoberto um hobby maravilhoso.

39. Use brinquedos antiestresse

Existem muitos brinquedos para serem manipulados com as mãos para aliviar o estresse que são ótimos para liberar a tensão. Por exemplo, quando você aperta uma bolinha, os músculos do braço se contraem e relaxam à medida que você a solta.

Além disso, esses brinquedos são práticos e perfeitos para os momentos em que você está preso no trabalho e não tem outra maneira de desestressar.

Brinque com massinha de modelar, elas não são somente para crianças, os adultos também podem usá-las para relaxar. Além disso, brincar com massinha ajudará você a se conectar com sua criança interior.

40. Assista programas leves

Acima de tudo, o riso é uma ótima maneira de vencer o estresse, assista um filme de comédia. Bons filmes de comédia podem aliviar o humor e ajudar a afastar a mente dos problemas. Enfim, será que existe uma forma de desestressar mais divertida?

Portanto, assista uma comédia stand-up. Acima de tudo, existe algo mágico em assistir a um comediante fazer piadas e rir junto com os outros para desestressar.

Assista um vídeo em que um artista esteja criando a sua arte. Na internet existem muitos vídeos que você pode assistir de artistas criando obras-primas.

Assim como assista vídeos de shows musicais. Ouvir música com frequência, enquanto assiste a um concerto, sua banda favorita, ou até um novo artista, pode ser uma experiência muito relaxante.

41. Aumente seu espaço e doe o que não usa

Primeiramente, limpe e reorganize seu quarto e seus armários. Depois remova a desordem e doe coisas que você não precisa mais, criando mais espaço em sua casa. A desorganização estressa, enquanto a organização ajuda a desestressar.

Então, doe as roupas que você não usa mais. Ajudar outras pessoas reduz o estresse e combate a depressão, porque afasta nossa mente dos problemas e traz uma perspectiva maior sobre o mundo.

Enfim, doe suas roupas e equipamentos velhos diretamente a quem precisa ou para organizações que ajudam pessoas necessitadas. Além disso, essa também é uma ótima maneira de remover a desordem e criar mais espaço em sua casa.

42. Delicie-se com memórias antigas

Pegue seus álbuns de fotos e entregue-se a memórias antigas. Pesquisas indicam que entregar-se a memórias agradáveis ​​pode ser altamente benéfico, pois promove otimismo e bem-estar.

Além disso, tenha longas e profundas conversas com seu parceiro ou um velho amigo com petiscos, vinho e música suave. Talvez essa seja uma das formas mais agradáveis e tranquilas para desestressar.

43. Conecte-se com seu corpo

Conectar-se com seu corpo pode ser uma experiência muito relaxante e libertadora. Sobretudo porque em geral vivemos concentrados em nossas mentes, perdidos em pensamentos e ignorando nossos corpos.

Assim, quando você sai de sua mente e leva sua atenção para o seu corpo, você pode começar a relaxar conscientemente as partes tensas dele. Desestressar dessa forma é libertador.

44. Pratique atividades manuais

As atividades manuais que exigem concentração “desligam” nossa mente dos problemas. Portanto, procure alguma coisa que precise ser consertada em sua casa ou aproveite sobras de materiais para criar alguma coisa.


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