O que é niksen?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

O que é niksen - capa

Niksen é um conceito holandês que remete a uma prática de relaxamento que envolve não fazer nada de propósito. Isso mesmo, simples assim.

Em outras palavras, é uma abordagem consciente de desacelerar e simplesmente existir no momento presente, sem se envolver com nenhuma atividade.

Mas como será que isso funciona? É mais ou menos como uma meditação ou atenção plena focada em nada. No entanto ela é mais difícil de praticar do que parece, porque exige muita concentração.

O conceito niksen nos permite dar um passo para trás em tudo o que estamos fazendo para deixar tudo como está, sem ser um participante ativo nisso.

Ao ter o primeiro contato com o niksen, o que muitas pessoas pensam é “Eu conheço bem essa técnica, afinal eu faço isso todo dia.”

No entanto, conforme as pessoas vão se aprofundando sobre o assunto, acabam percebendo que, na verdade, não praticam niksen nem de longe.

Então, vamos entender melhor isso?

Qual é exatamente o conceito de niksen?

A proposta que embasa o niksen é permitir-se um tempo de descanso mental completo, onde você não está focado em alcançar metas ou produtividade.

Em vez disso, você está livre para contemplar, meditar, observar o ambiente ao seu redor, ou simplesmente ficar em silêncio, sem fazer nem pensar em nada em particular.

O niksen se propõe a ser uma forma de autocuidado que pode ajudar a reduzir o estresse, promover a tranquilidade e melhorar o bem-estar geral.

isso porque, em um mundo movimentado e cheio de estímulos constantes, dedicar algum tempo para o niksen pode ser uma maneira eficaz de relaxar e recarregar as energias.

Não fazer nada de propósito, mas sem um propósito

O niksen, em tradução literal é “fazer nada”, então você tem que ter realmente a intenção de não fazer nada. Ou seja, você dedica um tempo para não fazer nada de propósito.

Por exemplo, você pode estar olhando por uma janela, mas não está observando o que você pensa sobre isso ou deixando seus pensamentos fluírem ou aproveitando para fazer alguma coisa. Você está apenas sendo você.

Mas, na prática, como isso funciona? Você pode estar sentado assistindo televisão sem pensar em nada ou relaxar no banho também sem pensar em nada. Nesse caso, se sua mente se dispersa ou divaga, isso é acidental e não intencional.

O que é niksen - assistindo tv

No entanto, se por exemplo, você pega o celular para navegar pelas mídias sociais, em teoria você pode achar que não está fazendo nada. Mas, fazer isso envolve algum tipo de ação. De forma alguma você não está “apenas sendo”.

Em resumo, com o niksen, você tem que ser intencional em não fazer nada. Isso ficou confuso? Realmente, como comentamos acima, é mais difícil do que parece.

Talvez nesse momento você possa estar pensando que é impossível não pensar em nada, porque nossa mente sempre divaga.

No niksen a mente pode divagar?

Para tentar esclarecer melhor o papel distinto e ligeiramente confuso que a intenção desempenha no niksen vamos explicar de outra forma.

No niksen você não está fazendo nada intencionalmente, mas sem intenções. Você está fazendo questão de sentar para não fazer nada, mas ainda assim permite que sua mente divague.

É um momento sem dispositivos móveis, sem prender a atenção em nada e sem nenhuma gratificação imediata. Você é capaz de apenas ser.

O niksen é ótimo para quem acha difícil meditar

Pessoas que lidam com a ansiedade e que não tiveram muito sucesso com a meditação ou outras práticas de atenção plena podem encontrar no niksen um excelente aliado.

Isso porque essas atividades de atenção plena reduzem os sintomas de ansiedade, onde o objetivo é apenas focar na respiração e não se concentrar nos pensamentos.

Embora o niksen não seja uma prática de atenção plena no sentido tradicional, está, em sintonia com a atenção plena. Nele, o conceito é que somos seres humanos e não ações humanas.

O niksen nos permite dar um passo para trás em tudo o que estamos fazendo para deixar tudo como está, sem ser um participante ativo nisso.

Idealmente, praticar niksen e permitir que o cérebro divague pode aumentar a criatividade. Isso porque libera o espaço que usamos para ter pensamentos recorrentes, de modo que toda a energia utilizada para focar em fazer algo possa ser liberada.

Sendo assim, liberamos espaço para sermos mais produtivos e fazer nosso trabalho com uma abordagem mais calma e menos crítica.

O que é niksen

Mesmo não fazer nada pode ser produtivo

Será que para aumentar sua produtividade, tudo o que você precisa fazer é nada? pelo menos é o que acreditam os adeptos do conceito niksen.

No entanto, afastar-se do computador, trabalho e dispositivos móveis para o fazer nada proposto não é uma tarefa fácil. Inicialmente exige muito esforço e dedicação.

Mas, lutar contra a ansiedade de fazer alguma coisa durante esse tempo “ocioso” vai ficando mais fácil na medida em que você tenta praticar esse conceito.

Então, deixe a mente divagar, mas procure não prestar atenção no que você está pensando. Se vierem à sua mente problemas a serem resolvidos, não tente resolvê-los nesse momento.

Demora algum tempo para se acostumar com o niksen, mas a natureza pode ajudar nesse esforço. Por exemplo, observar a natureza em sua volta sem associar a nada pode ser um bom começo.

Nossa cultura é de fazer e não se ser, portanto, até para desacelerar ficamos ansiosos e agitados, afinal, estamos desperdiçando nosso tempo.

No entanto, quanto mais você pratica o niksen, mais você será capaz de perceber que não precisa do seu celular sempre próximo. O mundo não vai acabar porque você não está fazendo nada naquele momento.

Nossa mente foi treinada para sentir que, se não estivermos fazendo nada estamos sendo preguiçosos ou improdutivos. Mas é sempre o contrário, estamos descansando nossa mente, então temos que treinar novamente a ideia de que não fazer nada implica preguiça ou deficiência.

Precisamos superar o desconforto inicial. Niksen é um tempo sem aparelhos, sem tela, sem gratificação imediata, onde você é capaz de ser.

Qual o maior desafio para praticar niksen?

O maior desafio do niksen é acreditar que não há etapas envolvidas. O fato de não haver um roteiro para não fazer nada pode ser paradoxal para as pessoas.

Você apenas tem que tentar e continuar tentando para que, com o tempo, você relaxe naturalmente. Se você quiser alguma comprovação de resultado em torno da prática, então anote pensamentos sobre como você se sente depois de fazer niksen por um período de algumas semanas.

Se você não sabe por onde começar, então comece olhando pela janela. Você não precisa ficar pensando no que vê, mas pode ser útil ter um ponto de partida. Comece simplesmente olhando para uma árvore e depois deixe os pensamentos irem para onde quiserem, sem prestar atenção neles.

Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto, encontramos livros da jornalista Olga Mecking, que foi fundo nesse conceito. 


Leia também:
O que é felicidade?
Tudo o que você precisa saber sobre mindfulness
Qual a diferença entre depressão e ansiedade?
O que são mudras, seus benefícios e significados
Descubra 10 efeitos do ciclo circadiano sobre a saúde
O que significa sonhar com dinheiro?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *