Qual a diferença entre depressão e ansiedade?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

diferença entre depressão e ansiedade - capa

Afinal, depressão e ansiedade, qual a diferença?

A depressão e a ansiedade são transtornos emocionais diferentes, embora possam ter algumas características e sintomas em comum.

Diferença entre depressão e ansiedade

Em resumo, enquanto a depressão em geral se caracteriza por uma sensação de tristeza profunda e falta de interesse em atividades, a ansiedade é marcada por preocupação excessiva e sensação de tensão.

No entanto, é importante lembrar que esse dois transtornos podem ocorrer juntos e, em muitos casos, são tratados de formas semelhantes.

Basicamente a depressão é uma condição que pode afetar o humor, o pensamento, o comportamento e o estado físico de uma pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns da depressão são tristeza persistente, falta de interesse em atividades que antes traziam prazer, fadiga, alterações no apetite e no sono, sentimentos de inutilidade ou culpa, dificuldade de concentração e pensamentos suicidas.

Por outro lado, a ansiedade é uma resposta normal do corpo ao estresse ou perigo percebido. Mas ela se torna um transtorno quando essas sensações se tornam excessivas e interferem nas atividades cotidianas da pessoa. Alguns dos sintomas da ansiedade são preocupação excessiva, irritabilidade, tensão muscular, insônia, dificuldade de concentração e sintomas físicos como sudorese, tremores e palpitações.

Depressão ou ansiedade, qual eu tenho?

Como já explicamos acima, a ansiedade e a depressão são tipos de transtornos do humor, mas apresentam uma diferença. Entre outras coisas, a depressão causa sentimentos de tristeza, desesperança e energia reduzida. De uma forma um pouco diferente, a ansiedade cria sentimentos de nervosismo, preocupação ou pavor.

Além disso, também conforme já explicamos, embora as duas condições sejam diferentes, você pode ter as duas ao mesmo tempo. Agitação e inquietação podem ser sintomas tanto de depressão quanto de ansiedade.

É normal ter sentimentos de ansiedade ou depressão de vez em quando, praticamente todas as pessoas passam por isso em algum momento. Mas quando esses sentimentos acontecem com frequência e interferem em sua vida, você pode ter um distúrbio tratável.

Sendo assim, seus sintomas podem ajudar seu médico a descobrir qual dessas duas condições você tem, ou se você tem ambas. Além disso, alguns tratamentos funcionam tanto para ansiedade como para a depressão.

diferença entre depressão e ansiedade - tristeza

O que é depressão?

Conforme já explicamos mais detalhadamente em outro artigo, a depressão afeta como você se sente e age. Sendo assim, quando você está deprimido, pode ter sintomas como:

  • Tristeza, desesperança ou ansiedade;
  • Perda de interesse em coisas que você já gostou de fazer;
  • Falta de energia;
  • Comer mais ou menos do que costumava;
  • Dormir muito ou pouco;
  • Problemas para pensar ou de concentração.

No entanto, para que seus sintomas sejam considerados depressão, você precisa tê-los a maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos 2 semanas. Além disso, não devem ter uma causa médica, como um problema de tireoide. Mas somente seu médico poderá verificar se há condições médicas que causam sintomas como os da depressão.

O que é ansiedade?

As preocupações e os medos são partes integrantes da vida de todas as pessoas. Mas quando esses sentimentos não desaparecem ou são excessivos, eles podem ser sinais de um transtorno de ansiedade.

Você pode ter um problema de ansiedade se sentir frequentemente:

  • Preocupações constantes;
  • Ficar irritado ou no limite da paciência;
  • Suado ou trêmulo;
  • Sensação de estar fora de controle.
Ansiedade x Depressão

Não é incomum ter ansiedade e depressão, e seus tratamentos são semelhantes, mas como é cada transtorno de humor?

Existem alguns tipos de transtornos de ansiedade, cada um com seus próprios sintomas.

O transtorno de ansiedade generalizada é quando você se preocupa com muitas coisas diferentes.

Já o transtorno de ansiedade social é uma preocupação excessiva quando você está perto de outras pessoas.

Por fim, o transtorno do pânico causa sentimentos súbitos de medo, com sintomas como dor no peito e coração acelerado.

As fobias são medos intensos de lugares ou coisas, como espaços fechados ou animais.

O transtorno obsessivo-compulsivo ocorre quando você tem um padrão de pensamentos ou medos que faz com que você repita certos comportamentos.

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) geralmente acontece depois que você passou por algo difícil ou traumático. Pode aparecer como flashbacks, ataques de pânico ou sentimentos de ansiedade quando algo aciona sua memória do evento.

Sintomas de ansiedade e depressão

Tanto a depressão quanto a ansiedade são muito comuns e muitas vezes acontecem juntas. Sendo assim, cerca de 60% das pessoas com ansiedade também apresentam sintomas de depressão. Além disso, cada condição pode fazer com que os sintomas da outra piorem ou durem mais.

Os mesmos genes podem estar por trás de ambas as condições. Ansiedade e depressão também podem se originar das mesmas estruturas ou processos no cérebro. Estresse e trauma no início de sua vida podem desencadear depressão e ansiedade.

Se você tem ansiedade, então pode estar em maior risco de depressão. Segundo especialistas, evitar as coisas que você tem medo pode levar à depressão.

Como tratar a depressão e a ansiedade?

Em algumas situações, pode ser mais difícil para um médico diagnosticar e tratar a depressão e a ansiedade quando elas ocorrem juntas. Portanto, é muito importante informar o seu médico sobre todos os seus sintomas.

diferença entre depressão e ansiedade - superando

Psicoterapia e medicamento

Tanto o tratamento para ansiedade como para depressão envolve psicoterapia, medicação ou uma combinação dos dois, mas que pode ter alguma diferença.

Se você informar o seu médico sobre todos os seus sintomas, ele terá melhores condições de decidir qual tratamento pode ser melhor. Mencione também todos suplementos e medicamentos que você toma, mesmo que sejam fitoterápicos ou naturais, caso possam afetar seu tratamento.

Além disso, pode levar algumas semanas ou até meses para o seu tratamento fazer efeito. Você pode ter que experimentar algumas opções antes de encontrar o certo para você.

Exercícios

Fazer exercícios é comprovadamente um estimulante de humor, e isso é bom tanto para o corpo quanto para a mente. O exercício também aumenta a autoestima e confiança e pode melhorar os relacionamentos. Sendo assim, ele é considerado um tratamento auxiliar para a depressão leve a moderada.

Técnicas de relaxamento

Praticar exercícios de ioga, meditação e respiração também podem ser excelentes alternativas auxiliares no tratamento. Meditar por apenas 2 a 5 minutos durante o dia pode aliviar sua ansiedade e melhorar seu humor. Tente estratégias simples como estas:

  • Concentre-se em sua respiração;
  • Imagine uma bela imagem em sua mente;
  • Repita uma palavra ou mantra simples, como “amor” ou “felicidade”;
  • Organize sua dieta alimentar.

Alimentos nutritivos podem aumentar o humor e a energia. Escolha proteínas magras junto com um pouco de gorduras saudáveis, como nozes e sementes, para ajudá-lo a se sentir mais calmo e satisfeito. Além disso, preencha metade do seu prato com frutas e vegetais coloridos e limite o consumo de açúcar, cafeína, álcool e alimentos processados.

Mas isso não significa que você precise banir totalmente as guloseimas, é possível consumi-las com moderação.

Procure ajuda

Relacionamentos fortes ajudarão você a se sentir melhor. Compartilhe sua condição com a família e amigos e deixe-os saber o que você está passando para que eles possam apoiá-lo e incentivá-lo.

Em hipótese alguma deixe de procurar um médico ou um terapeuta, isso é fundamental para qualquer uma das condições, tanto ansiedade quanto depressão.

Enfim, embora haja diferença entre esses dois transtornos, depressão e ansiedade, é importante que você saiba que o dois precisam ser tratados.

diferença entre depressão e ansiedade - conversando com a família


Leia também:
Brasileiros têm altos níveis de ansiedade
Uma casa suja e bagunçada aumenta a depressão. Como resolver?
Por que é importante ter esperança?
Significados espirituais da mandala
Descubra 10 efeitos do ciclo circadiano sobre a saúde
Síndrome do Pânico, o que é?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *