Síndrome do Pânico, o que é?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Síndrome do Pânico - Capa

Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico (TP) é um ataque de pânico súbito de medo intenso que desencadeia reações físicas graves quando não há um perigo real ou causa aparente.

Mas os ataques de pânico podem ser muito assustadores. Quando eles ocorrem a pessoa acredita que está perdendo o controle, tendo um ataque cardíaco, ou até mesmo morrendo.

Nesse artigo vamos detalhar melhor essa doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo.

A maioria das pessoas têm apenas um ou dois ataques de pânico em toda a sua vida, e o problema desaparece. Provavelmente quando se encerra uma situação de estresse.

Mas se você tem ataques de pânico recorrentes e inesperados e passa longos períodos com medo constante de ter outro ataque, você pode ter uma condição chamada Transtorno do Pânico (TP).

Embora esses ataques de pânico não representem risco de vida, eles podem ser assustadores e afetar significativamente sua qualidade de vida.

No entanto, há tratamentos eficazes para isso.

Transtorno do Pânico, quando o medo supera a razão

Você às vezes tem ataques súbitos de ansiedade e um medo avassalador que duram vários minutos? Nesse momento é provável que seu coração bata forte, você sue e sinta que não consegue respirar ou pensar com clareza.

Esses ataques ocorrem em momentos imprevisíveis e sem gatilho aparente, fazendo com que você se preocupe com a possibilidade de ter outro a qualquer momento?

Um transtorno do pânico não tratado pode afetar a qualidade de vida e levar à dificuldades tanto no trabalho como nas relações sociais. A boa notícia é que o Transtorno do Pânico tem tratamento.

No entanto, por vezes as pessoas confundem ansiedade com a Síndrome do Pânico, assunto esclarecido nesse texto.

Então, saiba mais sobre os sintomas da Síndrome do Pânico e como encontrar ajuda.

O que é Transtorno do Pânico?

As pessoas que sofrem de Transtorno do Pânico têm ataques de pânico fortes, frequentes e inesperados. Esses ataques são caracterizados por uma onda repentina de medo ou desconforto ou uma sensação de perda de controle, mesmo quando não há perigo ou gatilho aparente.

No entanto, como já comentamos, nem todas as pessoas que experimentam um ataque de pânico desenvolverão Transtorno do Pânico.

Os ataques de pânico geralmente incluem sintomas físicos que podem parecer um ataque cardíaco, como tremores, formigamento ou batimentos cardíacos acelerados. Além disso, eles podem ocorrer a qualquer momento.

Muitas pessoas com Transtorno do Pânico se preocupam com a possibilidade de ter outro ataque e podem mudar significativamente sua vida para evitar que ele aconteça.

Os ataques de pânico podem ocorrer tanto frequentemente, como várias vezes ao dia, quanto raramente, apenas algumas vezes por ano.

A Síndrome do Pânico em geral começa no final da adolescência ou no início da idade adulta. Além disso, mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver essa doença.

Síndrome do Pânico

Sinais e sintomas do transtorno do pânico

Os ataques de pânico em geral começam de repente e sem aviso prévio. Eles podem atacar a qualquer momento, quando você está dirigindo, fazendo compras, dormindo ou até no meio de uma reunião de negócios.

Você pode ter ataques de pânico ocasionais ou eles podem ocorrer com frequência.

As pessoas com Síndrome de Pânico podem experimentar os sintomas a seguir.

  • Ataques de pânico repentinos e repetidos de ansiedade e medo assustadores;
  • Sensação de destruição ou perigo iminente;
  • Sensação de estar fora de controle, medo da morte ou morte iminente durante um ataque de pânico;
  • Preocupação intensa sobre quando ocorrerá o próximo ataque de pânico;
  • Medo de frequentar ou evitar lugares onde ocorreram ataques de pânico no passado;
  • Sintomas físicos durante um ataque de pânico, como: coração acelerado; suadores; arrepios; ondas de calor; tremores; dificuldade ao respirar; aperto na garganta; fraqueza ou tontura; desmaios; mãos formigando ou dormentes; dores no peito; dores de estômago ou náusea; dor de cabeça.

Uma das piores coisas sobre ataques de pânico é o medo intenso de que você terá outro. Você pode ter tanto medo de ter ataques de pânico que evita certas situações em que eles podem ocorrer.

Mas, o que causa a Síndrome do Pânico?

Algumas vezes, o Transtorno do Pânico é comum em uma mesma família, mas ninguém sabe ao certo por que alguns membros da família o têm e outros não.

Cientistas já descobriram que várias partes do cérebro e certos processos biológicos podem desempenhar um papel crucial no medo e na ansiedade.

Alguns desses pesquisadores acreditam que os ataques de pânico são como “alarmes falsos” em que os instintos de sobrevivência típicos do corpo humano são ativados com muita frequência, com muita força ou alguma combinação dos dois.

Por exemplo, uma pessoa com Síndrome do Pânico pode sentir o coração batendo forte e presumir que está tendo um ataque cardíaco. Então, isso pode levar a um ciclo vicioso, fazendo com que uma pessoa experimente ataques de pânico aparentemente do nada, a característica central do Transtorno do Pânico.

Além disso, os pesquisadores estão estudando como o cérebro e o corpo interagem em pessoas com Transtorno do Pânico para criar tratamentos mais específicos.

Como é tratada a Síndrome do Pânico?

Se você identificou que tem sintomas de Transtorno do Pânico, então converse com um médico.

Depois de entender sua história, um profissional de saúde pode realizar um exame físico para se certificar de que um problema físico não relacionado não esteja causando seus sintomas.

Assim, um profissional de saúde pode encaminhá-lo a um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Mas o primeiro passo para um tratamento eficaz é obter um diagnóstico de um profissional de saúde mental.

Em geral, o Transtorno do Pânico é tratado com psicoterapia, medicamentos, ou ambos.

Psicoterapia para Síndrome do Pânico

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), um tipo de psicoterapia apoiada por pesquisas, é muito usada para tratar o Transtorno do Pânico.

A TCC provoca diferentes maneiras de pensar, se comportar e reagir aos sentimentos que acontecem durante ou antes de um ataque de pânico.

Dessa forma, os ataques podem se tornar menos frequentes quando você aprender a reagir de maneira diferente às sensações físicas de ansiedade e medo durante um ataque de pânico.

A terapia de exposição é um método comum de TCC que se concentra em confrontar os medos e crenças associados ao transtorno do pânico para ajudá-lo a se envolver em atividades que você evita. A terapia de exposição às vezes é usada junto com exercícios de relaxamento.

Síndrome do Pânico - medo irracional

Medicamentos para Síndrome do Pânico

Os profissionais de saúde podem prescrever medicamentos para tratar o Transtorno do Pânico. Diferentes medicamentos podem ser eficazes no combate aos sintomas.

Por exemplo, antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina e inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina.

Há ainda os betabloqueadores, medicamentos que combatem a ansiedade, como benzodiazepínicos.

Os antidepressivos são muito usados ​​para tratar a depressão, mas também podem ajudar a tratar os sintomas do Transtorno do Pânico. Mas eles podem levar várias semanas para começar a funcionar, é preciso ter paciência.

Esses medicamentos também podem causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas ou dificuldade para dormir. No entanto, esses efeitos colaterais geralmente não são graves, especialmente se a dose começar baixa e aumentar lentamente ao longo do tempo.

Os betabloqueadores podem ajudar a controlar alguns dos sintomas físicos do transtorno do pânico, como batimentos cardíacos acelerados, sudorese e tremores.

Embora os profissionais de saúde geralmente não prescrevam betabloqueadores para transtorno do pânico, a medicação pode ser útil em certas situações que precedem um ataque de pânico.

Os medicamentos sedativos que combatem a ansiedade podem ser muito eficazes na diminuição rápida dos sintomas do ataque de pânico. No entanto, algumas pessoas desenvolvem tolerância a esses medicamentos e precisam de doses cada vez mais altas para obter o mesmo efeito.

Algumas pessoas até se tornam dependentes deles. Portanto, o profissional de saúde pode prescrevê-los apenas por breves períodos de tempo.

O efeito pode demorar

Tanto a psicoterapia quanto a medicação podem levar algum tempo para funcionar. Além disso, as vezes é preciso experimentar mais de um medicamento antes de encontrar o mais indicado.

Somente um profissional de saúde pode encontrar o melhor medicamento, dose e duração do tratamento.

Um estilo de vida saudável também pode ajudar a combater o Transtorno do Pânico. Portanto, certifique-se de dormir o suficiente e fazer exercícios, ter uma dieta saudável e recorrer a familiares e amigos em quem você confia para obter apoio.

Quando procurar um médico?

Se você acredita que está com sintomas de ataque de pânico, então procure ajuda médica o mais rápido possível.

Os ataques de pânico, embora extremamente desconfortáveis, não são perigosos. Mas os ataques de pânico são difíceis de controlar por conta própria e podem piorar sem tratamento.

Os sintomas do ataque de pânico também podem se assemelhar aos sintomas de outros problemas graves de saúde, como um ataque cardíaco, por isso é importante ser avaliado pelo seu médico se não tiver certeza do que está causando seus sintomas.


Leia também:
O que é felicidade?
Qual a diferença entre depressão e ansiedade?
Por que é importante ter esperança?
Por que guardamos coisas velhas e inúteis?
Descubra 10 efeitos do ciclo circadiano sobre a saúde
O que é a Síndrome de Tourette?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *