Uma casa suja e bagunçada aumenta a depressão. Como resolver?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Está provado cientificamente que existe ligação entre a depressão e a casa desorganizada. É consenso entre os especialistas que uma casa suja e desorganizada aumenta ainda mais a depressão das pessoas que sofrem com essa doença.

Se você é uma das milhões pessoas no mundo que está ou já esteve deprimida, certamente está familiarizada com capacidade que a depressão tem de te tirar toda energia e motivação para fazer qualquer coisa. A simples ideia de executar qualquer atividade se parece com a participação em uma maratona de esforço hercúleo.


Acontece que esse é justamente um dos fatores que faz com que as pessoas deprimidas fiquem ainda mais deprimidas, pois elas entram em um círculo vicioso, no qual não realizam as tarefas mais básicas como manter uma casa em ordem, e essa falta de ordem na casa às afundam ainda mais em sua depressão.

Mas, o que é depressão? A depressão é um transtorno crônico sério e recorrente, que interfere no cotidiano das pessoas afetadas por ela, influenciando na sua capacidade de trabalhar, dormir, estudar, se alimentar e se divertir. Ela pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

A depressão se manifesta de várias formas, a mais comum é a alteração no humor, geralmente identificada por uma tristeza profunda e do sentimento de desesperança. Se você está assim, ou convive com pessoas assim, a melhor forma de resolver é procurando ajuda profissional.

Se você já fez isso, está sendo bem orientada por profissionais de saúde e lutando contra esse estado de tristeza e procrastinação, vamos sugerir a seguir que você também adote atitudes dentro de sua própria casa que certamente vão ajudá-la a sair dessa.

Se você está esperando por um estímulo para se lançar no enfrentamento da depressão, o que acha de guardar consigo essa frase? A limpeza é uma forma de respeito próprio. Seguir essas palavras certamente vai mudar suas perspectivas.

Dicas importantes para uma pessoa deprimida manter sua casa limpa e organizada

Se já sabemos que a depressão pode realmente afetar nosso nível de motivação e energia, então também sabemos o quanto pode parecer difícil para uma pessoa nesse estado realizar as tarefas do dia-a-dia em sua casa.

Entretanto, quem enfrenta essa situação sabe também que é incrível como tarefas simples, como aspirar o chão, limpar a cozinha e arrumar a desordem podem melhorar seu humor.

Embora você não tenha vontade de fazer nada quando está deprimida, fazer um esforço para se manter ativa de qualquer maneira trará resultados impressionantemente positivos.

Isso mesmo, realizar algumas tarefas têm o poder de melhorar seu humor quando você estiver se sentindo deprimida e, com isso, criar um ambiente positivo.

Entretanto, isso não acontecerá em um click. O ideal é começar criando hábitos diários. Sabemos que a depressão é uma luta diária, então o que você precisará fazer é dar o primeiro passo, começando pelo que for mais fácil de colocar em prática e ir avançando nos desafios. O efeito disso será muito gratificante.

Enfrente o trabalho de casa começando pelo que achar mais fácil

Quanto maior for o trabalho, mais difícil será enfrentar a tarefa. No entanto, pequenas tarefas, que são realizadas rapidamente, podem realmente ajudar a manter sua casa limpa e organizada.

Vamos listar apenas alguns exemplos de atitudes muito simples e que fazem toda a diferença em uma casa. Ao cuidar de algumas coisas imediatamente após o uso, sua casa ficará com a aparência de limpa e sem bagunça.

Tarefas simples, como lavar manualmente, ou enxaguar e colocar os pratos na máquina de lavar louça imediatamente após seu uso, em vez de deixá-los empilhados.

Adquirir o hábito de classificar sua correspondência, organizar e guardar o que você precisa manter e descartar o que não é importante. O resultado de fazer isso será muito melhor do que jogar toda a correspondência em uma pilha enorme e criar um desafio cada vez maior de ser enfrentado.

Enxágue rapidamente, com a água do chuveiro mesmo, o box do banheiro, quando terminar seu banho. Essa simples atitude evitará o acúmulo de sujeira e mofo e tornará a limpeza do banheiro muito mais fácil.

Tenha em mente sempre essa frase: O mais difícil é começar!

Independente do seu estado de espírito nesse momento, você se sente melhor enxergando sua cozinha…

Assim?

Ou assim?

Defina metas gerenciáveis e atingíveis

Com a casa já mais organizada pelo fato de você ter limpado e colocado no seu lugar algumas coisas imediatamente após o seu uso, dê a si mesma tarefas para realizar que pareçam administráveis a cada dia. Ao longo de uma semana, isso resultará em uma casa mais limpa.

Por exemplo, você pode limpar o banheiro no sábado, botar a roupa na máquina de lavar na segunda-feira. Cada tarefa que você se determinar pode levar cerca de trinta minutos, isso pode ser mais produtivo e fácil de realizar do que reservar um dia inteiro para a limpeza geral da casa.

Além disso, se você não estiver com vontade de limpar, o que é comum para uma pessoa em estado depressivo, uma tarefa que leva menos tempo é mais fácil de lidar do que uma lista longa e aparentemente interminável, não é mesmo?

Aprenda a fazer as tarefas com eficiência

As tarefas da casa que podem ser realizadas com mais rapidez têm maior probabilidade de serem realizadas quando você estiver adiando enfrentá-las. Invente alguns truques para diminuir o tempo que você gasta na limpeza de forma que todas as tarefas pareçam rápidas.

Isso pode ser tão simples quanto adotar uma abordagem de cima para baixo para enfeitar uma estante. Por exemplo, comece removendo a desordem, a seguir, limpe rapidamente os móveis, depois passe o aspirador.

Outro hábito que agiliza muito as tarefas, é reunir todos os materiais e utensílios que serão usados na limpeza desde o início. Isso eliminará a necessidade de ter que ir até o armário de limpeza a cada nova tarefa.

Rompa com a procrastinação

Quando não estamos com muita disposição ou nos sentimos mal, é muito frequente deixarmos tudo para amanhã. descubra técnicas para quebrar o desejo de procrastinar, isso com certeza evitará que as pequenas tarefas se acumulem e se transformem em uma grande.

Você pode começar organizando uma lista de tarefas diárias em um calendário e definindo um determinado horário a cada dia para cuidar de cada uma delas.

Algumas pessoas criam o hábito de adicionar diversão à rotina de limpeza. Faça isso, aumente o volume da música e dance durante suas tarefas, o tempo vai passar muito mais rápido. Leia também em nosso blog, você vai adorar: 16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

Não seja uma pessoa dura consigo mesma

Se dê descontos, esperar pela perfeição na realização de uma tarefa é se preparar para a decepção e o estresse. Perdoe-se por qualquer trabalho mal feito e estabeleça padrões razoáveis ​​para mantar sua casa confortável e higienizada.

Você não precisa desinfetar o banheiro como se fosse fazer suas refeições nele, correto? Se a roupa for dobrada e guardada, ótimo, a dobra não precisa ser impecável.

Se você vai fazer uma organização nas suas roupas e doar o que não usa mais, não se preocupe em limpar os armários no mesmo dia, agende para o dia seguinte.

Designando tarefas secundárias para outro dia, e não todas, você não se sentirá sobrecarregada agora. Leia também essa postagem que vai te ajudar muito: 14 dicas incríveis para organização de armários

Divida a tarefa com outras pessoas

Quanto mais pessoas moram em uma casa, mais trabalho é gerado, portanto nada mais justo que você divida as tarefas com elas, dessa forma ninguém fica sobrecarregado.

Combine para que todos façam a sua parte e ajudem a manter a casa limpa. Atribua tarefas semanais ou diárias para que todo o fardo não recaia apenas sobre você. Algumas famílias costumam designar um horário de limpeza, quando todos podem trabalhar por uma ou duas horas juntos.

Os outros moradores da casa estão relutantes? Divirta-se com o trabalho doméstico e crie um sistema de sorteio. Anote todas as tarefas em tiras de papel e peça a todos que tirem de uma tigela. Uma semana eles podem conseguir algo fácil e outra semana pode ser mais um desafio. Quem vai limpar o banheiro esta semana?

Quando todo o trabalho estiver concluído, planeje uma recompensa especial. Pedir a pizza favorita da família, ir ao cinema ou sair para tomar um sorvete é uma grande motivação.

Contrate alguém para ajudar no trabalho mais pesado

Se couber no seu orçamento, contratar alguém para ajudar nas tarefas mais pesadas é uma boa alternativa. Saber que outra pessoa fará uma limpeza geral pode liberar um pouco de sua preocupação em manter a casa limpa.

Porém, isso não significa que você deva depender de uma pessoa contratada para fazer tudo, ela não vai estar em sua casa todos os dias. Mesmo quando você está se sentindo deprimida, é importante trabalhar no gerenciamento de algumas das tarefas do dia-a-dia por conta própria.

E o mais importante. Se você está lutando para fazer dar certo, isso é um sinal de que o tratamento para depressão atual que você está fazendo com a ajuda de um profissional de saúde está funcionando. Também procure conversar com ele se estiver enfrentando problemas para cuidar da casa e manter as coisas limpas.

Segundo o IBGE, 16,3 milhões de pessoas acima dos 18 anos no Brasil sofrem com a depressão, portanto você não está sozinha, faça como muitas dessas pessoas, enfrente esse problema, não tenha vergonha de pedir ajuda.


Leia também:
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu
DIY – A tapeçaria como um hobby
O COVID-19 e a saúde mental
Jardinagem, o hobby que me encanta
10 hobbies que melhoram a inteligência
A importância de ter um hobby
A Covid-19 no Janeiro Branco
Porque devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *