Aprenda várias maneiras baratas e eficientes para limpar o box do banheiro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Uma pergunta muito recorrente nos grupos de redes sociais é “Como eu faço para limpar o vidro do box do chuveiro?”.

Muitas pessoas relatam manchas nas portas de vidro do box do banheiro que não conseguem remover mesmo comprando produtos caros e específicos para isso.


Grande parte dos proprietários de casas modernas substituíram as antigas cortinas de plástico que separam o chuveiro do resto do banheiro por box de vidro ou de acrílico.

Essa medida trouxe com ela muitos benefícios, como um isolamento maior e mais eficiente da parte molhada do banheiro, muito mais higiene, pois não era raro encontrar cortinas plásticas mofadas em banheiros, aumento da luminosidade do chuveiro em algumas situações, além de deixar o banheiro mais bonito e agradável aos olhos.

Só que essa novidade trouxe com ela também uma mudança na forma de limpar e higienizar o banheiro, portanto, o que seria uma melhora na estética, pode acabar deixando o banheiro mais feio, com vidros opacos, manchados e com marcas de respingos e espuma que teimam em não sair.

E uma das piores sensações que sente quem limpa alguma coisa é parecer que ela continua suja, não é mesmo?

Muito embora existam vários produtos de limpeza à venda que prometem deixar as portas de vidro ou de acrílico do box do chuveiro impecável e brilhante, nem sempre isso acontece, ou, os que resolvem podem custar muito caro.

Entretanto, existem vários produtos baratos, muitos deles que já temos em nossa despensa, que podem resolver esse problema que aflige tantas pessoas de manter o box limpo, com boa aparência e brilhante. Vamos então descobrir quais são esses produtos e de que forma utilizá-los?

Mas antes de explicarmos melhor as três formas eficientes de limpar o box do banheiro, é preciso que você esteja ciente de que a frequência de limpeza também é importante para que seu box se mantenha como você espera.

Com qual frequência o box do banheiro deve ser limpado?

A rigor deveríamos limpar o box do banheiro após cada banho par evitar que fique marcado, mas sabemos que para a maioria de nós isso é uma tarefa impossível.

Se você não limpa o box do banheiro diariamente, uma alternativa paliativa para facilitar a limpeza semanal ou quinzenal, seja de vidro ou de acrílico é, diariamente se possível, borrifar um pouco de vinagre branco sobre os pingos e manchas de espuma.

Se você não deseja nem fazer isso, pelo menos com a água do próprio chuveiro retire a espuma que tenha ficado no box.

Se a espuma de sabão se acumular na superfície e nos trilhos das portas, a limpeza esporádica será muito mais demorada e difícil. No final desse texto ensinaremos uma forma mais eficiente de limpeza diária para quem tem mais tempo para isso e que não tenha o box já manchado.

1º Maneira: Limpar o box do banheiro com uma solução de vinagre

Essa forma de limpar funciona porque o ácido do vinagre ajuda a eliminar as marcas de espuma tanto das portas de vidro como das de acrílico.

Importante: Evite usar soluções que contenham vinagre se você tiver um piso do box de pedra natural, pois o ácido contido no vinagre poderá marcar ou manchar a pedra, alterando suas características naturais.

Como fazer

Prepare uma solução de vinagre para a limpeza despejando uma xícara de vinagre branco em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e aqueça por 30 a 45 segundos. Coloque o vinagre ainda quente em um borrifador e adicione algumas gotas de detergente líquido.

Pulverize essa mistura abundantemente no vidro do box, começando pelo topo e vá descendo. Deixe essa solução agir por pelo menos cinco minutos.

A seguir, esfregue, enxágue e limpe o box. Novamente, começando pelo topo, esfregue a superfície com uma esponja ou pano macio. Lave com água pura para remover a solução e seque com um pano de microfibra ou de algodão.

Embora você nunca deva usar um esfregão ou uma escova abrasiva nas portas do box, pode usar folhas de jornal ou outro papel similar para a secagem, elas têm uma abrasividade leve que pode ajudar a concluir a limpeza e secagem sem arranhar a superfície.

Se algumas manchas ainda resistirem, utilize um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja macia sobre elas, a ação abrasiva suave do bicarbonato de sódio não risca o vidro ou o acrílico.

2º Maneira: Limpar o box do banheiro com suco de limão

Os limões não são tão ácidos quanto o vinagre mas também funcionam, e se você acrescentar à mistura um lubrificante fica mais fácil ainda de utilizá-lo e pode ficar mais eficiente. Da mesma forma que alertamos na limpeza com vinagre, evite usar o suco de limão se o piso do seu box for de pedra natural.

Como fazer

Essa solução é adequada para manchas mais leves de sabão. Coloque o suco de limão em um borrifador e aplique da mesma forma que ensinamos a aplicar o vinagre.

Começando pelo topo do box, borrife a solução, aguarde cinco minutos e depois esfregue com uma esponja. Nesse caso não é necessário enxaguar, apenas seque e lustre a superfície com um pano de microfibra ou algodão.

3º Maneira: Limpar o box do banheiro com amônia

A amônia é um ingrediente importante e geralmente está presente nos produtos de limpeza de janelas de vidro, porque aumenta o seu brilho sem deixar riscos.

Importante: Nunca use amônia se você também estiver limpando o banheiro com alvejante. A mistura de amônia e água sanitária pode formar vapores tóxicos e até mesmo fatais.

Como fazer

Prepare uma solução de amônia misturando uma colher de sopa de amônia com um litro de água quente (não precisa ser fervendo) e coloque em um borrifador.

Certifique-se de que o banheiro esteja bem ventilado, pois o cheiro da amônia é muito forte, desagradável e pode ser tóxico. Borrife na superfície a solução de amônia ainda quente, aguarde cinco minutos e esfregue a superfície com uma esponja macia. Seque com um pano de microfibra ou de algodão.

Essas três formas acima são eficientes para a limpeza pesada e devem resolver o seu problema, com ênfase para a primeira e a terceira maneiras.

Se você tiver tempo e estiver com disposição para fazer a limpeza diária, ensinaremos a seguir a melhor forma de fazer isso.

Como limpar diariamente o box do banheiro

Depois de remover as manchas difíceis da espuma de sabão que está da superfície do box, estabelecer uma rotina diária tornará a limpeza muito mais fácil.

Prepare uma solução de limpeza diária. Para isso, em um borrifador misture meia xícara de álcool acima de 70º, meia xícara de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), uma colher de sopa de detergente líquido e três xícaras de água. Procure deixar esse borrifador dentro do box ou perto dele para ficar mais prático de utilizá-lo.

Diariamente retire o excesso de água da superfície com um rodo e borrife a superfície com a solução. Se possível, deixe a porta aberta ou procure deixar o banheiro arejado para secar mais rapidamente. Isso também ajudará a prevenir o surgimento de mofo.

Como limpar os trilhos do box do banheiro

Com o tempo, o acúmulo de espuma, o pó e a umidade tendem a deixar os trilhos do box opacos, forma sujeira e pode até criar mofo, portanto esse componente do box do banheiro também exige a nossa atenção na hora de limpar.

O problema é que alguns pontos do trilho do box são de difícil acesso, portanto mais uma vez a eficiência do vinagre pode ajudar e muito nessa tarefa.

Como fazer

Utilize uma toalha de papel, algodão ou um pano para tapar os orifícios de drenagem ou as eventuais fendas existentes no trilho. Despeje vinagre branco dentro dele o suficiente para preencher toda a caixeta e deixe descansar durante toda a noite.

Após esse período de tempo use uma escova de dentes ou outra escovinha que consiga alcançar todos os espaços para remover as manchas e a sujeira. Enxágue bem a área com água pura e seque.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar destas:
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Como limpar o micro-ondas respingado
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa
Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
Para que servem os aquecedores de toalhas?

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *