O que é depressão?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

O que é depressão - capa

A depressão é uma doença mental comum que afeta o modo como uma pessoa se sente, pensa e age.

É caracterizada por uma sensação persistente e avassaladora de tristeza, desesperança e falta de interesse ou prazer por coisas que deveriam ser agradáveis.

Além disso, a depressão pode levar a sintomas físicos, como fadiga, insônia, perda de apetite e dores corporais. Assim como também pode afetar a capacidade de uma pessoa em se concentrar, tomar decisões e se envolver em relacionamentos sociais.

Entenda melhor o que é depressão

A depressão (transtorno depressivo maior) é uma doença médica comum e grave que afeta negativamente como a pessoa se sente, pensa e age.

Ela pode ser causada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, incluindo história familiar, estresse, traumas, doenças médicas, desequilíbrios químicos no cérebro e uso de drogas ou álcool.

A depressão causa sentimentos de tristeza e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas. Além disso, ela pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e diminuir a capacidade de agir no trabalho e em casa.

A boa notícia é que ela é uma doença tratável quando corretamente identificada. Seu tratamento pode passar por uma combinação de terapia, medicamentos, assim como mudança no estilo de vida. Algumas dessas mudanças podem envolver exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

No entanto, se você acredita que esteja sofrendo com uma depressão, é importante que a primeira coisa a fazer seja procurar ajuda profissional.

A depressão afeta cerca de um em cada 15 adultos (6,7%) no período de um ano. Além disso, uma em cada seis pessoas (16,6%) experimentará essa doença em algum momento de sua vida.

Ela pode ocorrer a qualquer momento, mas, em média, aparece pela primeira vez no final da adolescência até meados dos 20 anos de idade.

As mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer de depressão, alguns estudos mostram que um terço das mulheres experimentará um episódio depressivo maior em sua vida.

Além disso, existe um alto grau de hereditariedade (aproximadamente 40%) quando parentes de primeiro grau apresentam depressão.

Sintomas da depressão

Os sintomas da depressão podem variar de leve a grave e, entre eles, os mais comuns são:

  • Sentir-se triste ou ter um humor deprimido;
  • Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram apreciadas;
  • Alterações no apetite, assim como perda ou ganho de peso não relacionado à nenhuma dieta;
  • Problemas para dormir ou dormir demais;
  • Perda de energia ou aumento da fadiga;
  • Aumento da atividade física sem propósito;
  • Sentir-se inútil ou culpado;
  • Dificuldade em pensar, concentrar-se ou tomar decisões;
  • Pensamentos de morte ou suicídio.

Esses sintomas devem durar pelo menos duas semanas e devem representar uma mudança no nível anterior de funcionamento para um diagnóstico preciso.

Além disso, condições médicas como por exemplo, problemas de tireoide, tumor cerebral ou deficiência de vitaminas podem provocar sintomas de depressão. Portanto, é importante descartar causas médicas gerais, e isso só pode ser feito por um profissional de saúde.

Diferença entre depressão e tristeza ou luto

A morte de um ente querido, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento em geral são experiências difíceis para uma pessoa suportar.

Sendo assim, é normal que sentimentos de tristeza ou pesar se desenvolvam em resposta a essas situações. Então, há pessoas que ao experimentar perdas muitas vezes se descrevam como “deprimidos”. Mas estar triste não é o mesmo que ter depressão.

O processo de luto é natural e único para cada pessoa e compartilha algumas das mesmas características da depressão. Tanto o luto quanto a depressão podem envolver tristeza intensa e afastamento das atividades habituais, mas eles são diferentes em aspectos importantes.

Enquanto no luto, os sentimentos dolorosos vêm em ondas, muitas vezes misturados com lembranças positivas do falecido. No entanto, na depressão, humor e interesse (prazer) diminuem por mais de duas semanas.

Além disso, no luto, a autoestima geralmente é mantida. Na depressão, sentimentos de inutilidade e auto-aversão são comuns.

Por fim, no luto, pensamentos de morte podem surgir ao pensar ou fantasiar sobre “unir-se” ao ente querido falecido. Na depressão, os pensamentos estão focados em acabar com a própria vida pelo sentimento de inutilidade ou de ser indigno de viver ou por ser incapaz de lidar com a dor da depressão.

O luto e a depressão podem coexistir. Para algumas pessoas, a morte de um ente querido, a perda do emprego ou ser vítima de uma agressão física ou de um grande desastre podem levar à depressão. Sendo assim, quando o luto e a depressão ocorrem simultaneamente, o luto é mais profundo e dura mais do que o luto sem depressão.

A distinção entre luto e depressão é importante e pode ajudar as pessoas a obterem ajuda, apoio ou o tratamento de que precisam.

O que é depressão - mulher na cama

Quais são os fatores de risco para depressão?

Primeiramente é preciso esclarecer que a depressão pode afetar qualquer pessoa, até mesmo pessoas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais.

São vários fatores podem desempenhar um papel no desencadeamento da depressão:

Bioquímica: diferença ou desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro podem contribuir para  os sintomas de depressão.

Genética: a depressão pode ocorrer em famílias em função da hereditariedade. Por exemplo, se um gêmeo idêntico tiver essa doença, o outro tem 70% de chance de também tê-la em algum momento da vida.

Personalidade: pessoas com baixa autoestima e que, portanto, são facilmente subjugadas pelo estresse ou que geralmente são pessimistas parecem ter maior probabilidade de sofrer de depressão.

Fatores ambientais: a exposição contínua à violência, negligência, abuso ou pobreza pode tornar algumas pessoas mais vulneráveis ​​à depressão.

Como é tratada a depressão?

O que é depressão - psicoterapia

A depressão está entre os transtornos mentais mais tratáveis. Sendo assim, é provável que entre 80% e 90% das pessoas com essa doença respondam bem ao tratamento. Além disso, quase todos os pacientes obtêm algum alívio de seus sintomas.

Mas antes de um diagnóstico ou tratamento, um profissional de saúde deve realizar uma avaliação diagnóstica completa, incluindo entrevistas, exames físicos e clínicos.

Em alguns casos, um exame de sangue pode ser feito para garantir que a depressão não se deva a uma condição médica, como um problema de tireoide ou deficiência de vitaminas. Então, se esse for o caso, reverter a causa médica aliviaria os sintomas semelhantes aos da depressão.

A avaliação identificará sintomas específicos e explorará históricos médicos e familiares, bem como fatores culturais e ambientais com o objetivo de chegar a um diagnóstico e planejar um curso de ação.

Tratamento com medicamento

A química do cérebro pode contribuir para a depressão de uma pessoa, assim como pode influenciar seu tratamento. Por esse motivo, antidepressivos podem ser prescritos para ajudar a modificar a química do cérebro.

Esses medicamentos não são sedativos, “superiores” ou tranquilizantes, eles não são formadores de novos hábitos. Geralmente, os medicamentos antidepressivos não têm efeito estimulante em pessoas que não sofrem de depressão.

Os antidepressivos já podem produzir alguma melhora na primeira ou segunda semana de uso, mas os benefícios completos podem não ser observados por dois a três meses.

Sendo assim, se um paciente sentir pouca ou nenhuma melhora após várias semanas, seu psiquiatra pode alterar a dose do medicamento ou adicionar ou substituir outro antidepressivo.

Em algumas situações, outros medicamentos psicotrópicos podem ser úteis. Portanto, é importante informar ao seu médico se um medicamento não funcionar ou se você tiver efeitos colaterais.

Os psiquiatras geralmente recomendam que os pacientes continuem a tomar a medicação por seis meses ou mais após a melhora dos sintomas. O tratamento de manutenção de longo prazo pode ser sugerido para diminuir o risco de episódios futuros para pessoas de alto risco.

Tratamento com psicoterapia

A psicoterapia às vezes é usada sozinha para o tratamento da depressão leve. No entanto, se ela for de moderada a grave, a psicoterapia costuma ser usada junto com medicamentos antidepressivos.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado eficaz no tratamento da depressão. A TCC é uma forma de terapia focada na resolução de problemas no presente. A TCC ajuda a pessoa a reconhecer pensamentos distorcidos e negativos com o objetivo de mudar pensamentos e comportamentos para responder aos desafios de uma maneira mais positiva.

A psicoterapia pode envolver apenas uma pessoa, mas pode incluir outras. Por exemplo, a terapia familiar ou de casal pode ajudar a resolver problemas de relacionamentos íntimos. Assim como, a terapia de grupo reúne pessoas com doenças semelhantes em um ambiente de apoio e pode ajudar o participante a aprender como os outros lidam com situações semelhantes.

Dependendo da gravidade da depressão, o tratamento pode demorar algumas semanas ou ainda mais para apresentar efeitos. Em muitos casos uma melhora significativa pode acontecer depois de 10 a 15 sessões.

Conclusão

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, ela “é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.”

Você não deve subestimar a depressão, ao contrário, deve enfrentá-la e tratá-la. Portanto, se você acredita que esteja passando por um processo depressivo, sempre procure um médico.

Se está difícil enfrentá-la sozinho, então peça ajuda aos seus familiares e amigos. Não tenha vergonha, afinal uma parcela enorme da população mundial passa por isso.

Além disso, se você observar esses sintomas em algum familiar ou amigo, acolha-o, esse é uma atitude muito importante.

pessoa acolhendo outra


Leia também:
Sincronicidade espiritual: o que é
Uma casa suja e bagunçada aumenta a depressão. Como resolver?
Por que é importante ter esperança?
A importância de ter um hobby
Descubra 10 efeitos do ciclo circadiano sobre a saúde
O que significa sonhar com dinheiro?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *