Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama - capa

O sofá-cama talvez seja um dos tipos de móveis dois-em-um mais tradicional e popular. Existem boas razões para ter esse móvel de uso duplo, mas pode ser que nem sempre ele seja a melhor escolha.

É verdade que esses curingas têm a capacidade de facilitar nossa vida de várias maneiras, em especial quando precisamos de uma solução para dormir inesperada.

No entanto, como qualquer outro móvel, nem sempre eles funcionam para todas as pessoas e situações. Em algumas situações específicas, pode haver outros tipos de móveis dois em um que atendam melhor as necessidades do momento.

O que é sofá-cama?

O sofá-cama é um tipo de móvel que serve como sofá para acomodar pessoas sentadas, mas que também pode ser transformado para virar uma cama na hora de dormir.

É uma peça versátil e funcional, ideal para quem tem espaços pequenos ou para quem costuma receber visitas mas não tem um quarto de hóspedes com cama disponível.

Existem diversos modelos de sofás-camas, desde os mais simples até os mais sofisticados, com diferentes tipos de estrutura e mecanismos de conversão.

Alguns modelos possuem um colchão embutido no próprio sofá, enquanto em outros, a própria almofada de sentar se transforma em colchão. Há ainda alguns modelos – mais raros -, que possuem um colchão separado que pode ser guardado quando não está sendo usado.

Nesse artigo vamos ajudá-lo a descobrir se um sofá-cama é a solução certa para você, mostrando os prós e contras dos sofás-camas.

Que vantagens um sofá-cama apresenta em relação a um sofá e uma cama separados?

Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama

As principais vantagens de ter um sofá cama em vez de ter uma cama e um sofá separados se resumem nos pontos a seguir.

É uma solução dois-em-um

Esse é o benefício mais óbvio de escolher um sofá-cama, ou seja, você está investindo recursos em um único item que pode cumprir duas funções distintas.

Um sofá-cama funciona como um sofá convencional, provavelmente tornando-se o principal item de assento em uma sala.

Ao mesmo tempo, você pode transformá-lo rapidamente em uma cama sempre que receber convidados por alguns dias ou mesmo em uma emergência de última hora. Por exemplo, se você convidou alguns amigos para jantar e ficou muito tarde para eles irem embora.

Economiza espaço

O sofá-cama é uma opção ideal para pessoas que moram em espaços pequenos, pois permite que elas tenham duas peças de mobiliário em uma única peça.

Sendo assim, você não precisa mais sacrificar um ambiente inteiro da sua casa para transformá-lo em um quarto de hóspedes.

Isso é especialmente conveniente se você precisar apenas da função colchão ocasionalmente, o que realmente não justificaria dedicar um espaço inteiro a essa função.

Flexibilidade

Um sofá-cama pode ser facilmente convertido em uma cama, o que é útil quando temos convidados para dormir.

Eles são mais baratos do que comprar um sofá e uma cama

O fato de um sofá-cama ser uma solução dois em um oferece um benefício do ponto de vista financeiro.

Isso porque, em vez de investir em um sofá e em uma cama separados, você economizará optando por um único item que funcione como ambos.

No entanto, como veremos nas desvantagens, isso só se justifica se você realmente precisar das duas funções.

Conveniência

Poder ter um sofá e uma cama em um único móvel. O que pode ser muito conveniente, especialmente para pessoas que querem montar um home office no mesmo espaço que um quartos de hóspedes.

Variedade

Há uma grande variedade de sofás-camas disponíveis no mercado, com diferentes estilos, tamanhos e materiais. Sendo assim, é possível comprar um que combine com qualquer ambiente.

Sofás-camas podem se parecer com sofás tradicionais. Portanto, o fato deles serem móveis super funcionais não significa que vão comprometer sua decoração.

A maioria dos sofás-camas modernos não parecem abrigar uma cama até puxar o colchão para fora, sendo assim, ninguém será capaz de identificar as diferenças.

Também é possível encontrar sofás-camas de diferentes tamanhos, o que significa que poderá acomodar o número certo de hóspedes. Por exemplo, um sofá-cama que se transforme em colchão para duas pessoas, mas seja um sofá de três lugares.

Que desvantagens um sofá-cama apresenta em relação a um sofá e uma cama separados?

Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama - almofada vira colchão

Existem algumas desvantagens também ao optar por um sofá-cama, conforme poderemos ver a seguir.

Conforto

Embora alguns sofás-camas modernos tenham melhorado muito em termos de conforto, a maioria ainda é menos confortável do que uma cama convencional.

Os sofás-camas são, sem dúvida, uma solução fantástica se você recebe visitas apenas ocasionalmente, e alguns podem ser superconfortáveis. Portanto, certifique-se de escolher um modelo com colchão de alta qualidade e estrutura confiável se seu uso for frequente.

No entanto, eles podem nem sempre substituir exatamente a sensação de dormir em uma cama tradicional. É por isso que, a menos que seja um colchão de excelente qualidade, essa não deve ser uma solução permanente.

Então, se você pensa em comprar um sofá-cama porque mora em um apartamento pequeno e planeja transformá-lo em cama todas as noites, preocupe-se com a qualidade do seu sono.

Geralmente eles são mais caros do que um sofá convencional

Os bons sofás-camas geralmente custam mais do que os sofás comuns, isso porque os bons e duráveis têm uma estrutura mais robusta.

Portanto, da mesma forma que o preço pode ser uma vantagem em relação à compra de um sofá comum e uma cama, se você não precisa da função cama, então não faz sentido comprá-lo.

Durabilidade

O uso frequente das duas funções de um sofá-cama pode levá-lo a um desgaste mais rápido do que um sofá convencional.

Dificuldade de uso

Algumas pessoas acham que os sofás-camas são difíceis de abrir e fechar (e muitos deles realmente são), o que pode ser um problema para quem têm dificuldades físicas.

Conclusão

Agora que você sabe tudo sobre os prós e contras do sofá-cama tem condições de e decidir por um com mais confiança.

Então, se você está se você procura um sofá confortável que possa se transformar em colchão apenas por algumas noites, pode optar por modelos que priorizem a qualidade de sofá.

No entanto, se a função colchão será muito usada, preocupe-se em escolher um modelo com um bom colchão.

Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama - sofá de abrir


Leia também:
Dicas para escolher sofá
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Sofás em promoção: dicas para não errar na escolha
Cuidados com roupas de couro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *