Como deixar uma casa cheirosa e sem maus odores

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como deixar uma casa cheirosa e sem maus odores

Você certamente conhece pessoas que têm uma casa cheirosa, perfumada e sem maus odores, que quando visita sente-se bem, não é mesmo?

Na verdade elas provavelmente conhecem truques simples e baratos para deixar sua casa assim. Você quer aprender como fazer isso? Então nos acompanhe nesse texto.

Primeiramente é preciso que você entenda que ter uma casa cheirosa vai muito além de perfumá-la, é preciso eliminar os maus odores.

Então, vamos primeiro ensinar a eliminar os maus odores mais comuns em uma casa.

Como eliminar os maus odores de uma casa

Perfumar uma casa sem eliminar os maus odores vai deixá-la com uma mistura de bons aromas com ruins, portanto, não perca seu tempo fazendo isso. Ou seja, preocupe-se sempre em eliminar os geradores de maus odores antes de perfumar seus ambientes.

Limpeza regular

Manter a limpeza em dia é fundamental para eliminar os maus odores. Portanto, limpe sempre os pisos, tapetes, móveis, cortinas e qualquer outra superfície onde os odores podem se acumular. Certifique-se sempre de remover imediatamente quaisquer fontes maus cheiros que você enxergue, como resíduos de comida, lixo, entre outros.

Com menos frequência, mas com regularidade, você também precisa limpar armários, despensa e sapateiros. Além de limpar, descarte tudo o que está vencido e não mais será consumido ou usado.

Use saquinhos de chá para eliminar o mau odor dos sapatos. Quando for limpar os sapateiros, se seus sapatos estiverem liberando mau cheiro, então os saquinhos de chá secos são capazes de tirar esse odor e absorver a umidade.

Ventilação

Uma ventilação adequada a cada ambiente é essencial para eliminar odores indesejados. Portanto, sempre que possível, abra as janelas e portas para permitir a circulação de ar fresco. De preferência faça isso diariamente, mesmo que por pouco tempo.

Além disso, use ventiladores ou um sistema de ventilação adequado para ajudar a remover o ar viciado e trazer ar fresco para dentro de sua casa.

Desumidificação

A umidade excessiva pode levar ao crescimento de bactérias e fungos, causadores de mofo, que podem causar odores desagradáveis.

Portanto, use desumidificadores para controlar os níveis de umidade em áreas úmidas, como banheiros, porões e outras áreas molhadas ou pouco ensolaradas.

Além disso, um produto excelente para acabar com o mofo é o Desodora.

Eliminadores de odores

Existem produtos específicos projetados para neutralizar os maus odores, como sprays neutralizadores de odores, velas perfumadas ou purificadores de ar.

Mas, certifique-se de escolher produtos seguros e não tóxicos, como por exemplo o Desodora, que citamos acima.

Limpeza de estofados cortinas e tapetes

Tapetes, cortinas, sofás e outros tecidos absorvem maus odores ao longo do tempo. Sendo assim, limpe-os regularmente para remover esses maus odores.

Observe a forma que cada um deles deve ser limpo para evitar estragá-los ou aumentar ainda mais os maus odores.

Borrife bicarbonato de sódio nos tapetes e carpetes. Se você tem carpetes ou tapetes então uma boa ideia é usar bicarbonato de sódio neles para retirar maus odores.

Para isso, experimente espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no tapete e deixe ele trabalhar durante toda a noite. Então, pela manhã, passe o aspirador.

Além disso, se você tem tapetes de sisal, então veja essa dica de limpeza.

Como deixar uma casa cheirosa

Lixo

Certifique-se de esvaziar regularmente as lixeiras e descartar corretamente o lixo.

Use borra de café para amenizar o mau cheiro do lixo. Uma dica para manter o cheiro do lixo sob controle é usar pó de café usado.

Isso é bem simples de fazer, basta colocar a borra do café no fundo do lixo, antes de inserir o saco. Você observará que não mais sentirá o mau odor do lixo. Mas, periodicamente substitua esse pó de café por outro usado a menos tempo.

Esgoto

Verifique se não há problemas de encanamento que possam estar causando odores desagradáveis de esgoto. Por exemplo, um ralo mal vedado sempre exala maus cheiros.

Então, se necessário, chame um encanador para fazer uma inspeção ou, se possível, faça você mesmo.

Mantenha também a caixa de gordura sempre limpa, veja essa dica.

Limpeza de eletrodomésticos

Eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar louça e forno podem acumular resíduos de alimentos e causar odores desagradáveis.

Portanto, limpe-os regularmente e verifique se não há problemas de vazamento ou mau funcionamento.

Além disso, outros eletrodomésticos como batedeira, liquidificados e mixer, por exemplo, que entram em contato direto com os alimentos, devem ser bem limpos imediatamente após seu uso. Isso porque, se você esperar para limpá-los, além do cheiro impregnar, fica mais difícil remover os resíduos grudados.

Remoção de odores persistentes

Se você tiver um odor persistente em sua casa, como cheiro de mofo, é importante localizar a causa e resolvê-la. Como escrevemos acima, o Desodora é um excelente equipamento para fazer isso.

Lembre-se sempre que uma casa cheirosa não combina com maus odores persistentes.

Pode ser necessário contratar serviços profissionais de limpeza ou reparo para lidar com problemas mais graves.

Como deixar sua casa cheirosa

Eliminados os maus cheiros, agora sim você pode partir para uma aromatização dos ambientes da sua casa. Para isso, aproveite as dicas a seguir.

Faça o seu próprio aromatizador

Esta é uma dica muito simples de por em prática. Para criar um aromatizador de baixo custo, pingue algumas gotas de óleo essencial em tufos de algodão e espalhe pela casa.

Depois coloque-os dentro de jarros, vasos ou outros objetos que fazem parte da decoração.

Se preferir, você pode até fazer o seu próprio aromatizador com os seus aromas favoritos. Por exemplo, esmague as cascas de laranja e adicione alecrim e menta. Depois, adicione água e álcool em partes iguais.

Em seguida, coloque essa a mistura em um borrifador e pode use-o nos ambientes que você quer perfumar.

Você pode ainda fazer uma vela com cascas de laranja, ou ainda cultivar frutas cítricas em uma xícara.

Você também pode usar incensos ou velas, apesar da maioria dos incensos terem um aroma muito forte, há quem goste. As velas e os incensos são um dos métodos mais populares para perfumar ambientes.

Como deixar uma casa cheirosa - velas

Perfume sua geladeira

A geladeira é outro equipamento que costuma gerar maus odores, portanto, além de limpá-la regularmente, você pode perfumá-la com cascas de frutas cítricas.

Para fazer isso, coloque as cascas dentro de um recipiente pequeno e adicione sal marinho, em seguida coloque em uma das prateleiras da geladeira.

Outra opção para perfumá-la é usando baunilha. Sempre que terminar de fazer a limpeza, retirando também o que esteja causando maus odores, umedeça um pano pequeno com extrato de baunilha e passe pelas superfícies.

Perfume suas gavetas e armários

Você pode usar velas perfumadas, sachês, ou até mesmo sabonetes cheirosos para perfumar suas gavetas e armários.

Distribua esses itens com seus odores preferidos dentro de gavetas ou até no meio da roupa que tem no armário.

Você observará que sempre que abrir um destes compartimentos, sentirá um cheirinho agradável e a sua roupa estará sempre perfumada. Quando não perceber mais o aroma, pode usar esses itens normalmente e substituí-los por outros nas gavetas.

Conclusão

Lembre-se sempre de que a prevenção e a limpeza é sempre a melhor forma de evitar maus odores. Portanto, mantenha uma rotina regular de limpeza e evite o acúmulo de sujeira e umidade em sua casa para que ela fique cheirosa.

Mantendo sua casa assim, você pode pensar em perfumá-la com os aromas de sua preferência.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
A influência dos aromas em nossa vida
Ar-condicionado portátil vale a pena?
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *