Mancha de beterraba: como remover?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Mancha de beterraba - como remover - capa

Muitas pessoas adoram e consomem beterraba quase diariamente, mas o que muitas dessas pessoas não sabem é o que fazer quando ela mancha, situação muito comum.

Nesse artigo vamos ensinar como remover mancha de beterraba de superfícies porosas de tecido.

Primeiramente, sempre remova o excesso de beterraba. Se a mancha ainda estiver úmida, então use uma colher, uma faca sem serrinha ou um guardanapo para remover o excesso de beterraba. Mas tome cuidado para não esfregar a mancha, pois isso pode fazer com que ela se espalhe.

Em seguida, seque a área com uma toalha de papel limpa, um tecido absorvente, ou uma fatia de pão, o que é ótimo para absorver líquidos. Mas não esfregue nessa etapa, pois isso fará com que a mancha penetre ainda mais no tecido.

Como remover mancha de beterraba de roupas de tecido?

Cubra a mancha com suco de limão ou vinagre para dissolvê-la (você também pode usar um detergente líquido). Se preferir, ao fazer isso, você também pode esfregar a mancha com uma escova macia.

Então, deixe descansar assim por cinco minutos.

Em seguida, enxágue com água em abundância para garantir que o ácido do limão ou vinagre não danifique o tecido. Na maioria dos casos, ao fazer isso a mancha já terá desaparecido.

Mas caso ela persista, lave a mancha com uma solução de 1 colher de sopa de sabão em pó e 3 xícaras de água morna. Em seguida, lave a roupa como de costume.

Se a mancha persistir, então trate-a com um removedor de manchas comercial.

Se mesmo assim ela ainda persistir (que mancha teimosa), então, uma última opção é usar um alvejante a base de cloro (água sanitária) ou água oxigenada. Mas atenção, nesse caso você pode danificar irreversivelmente o tecido. Portanto, verifique sempre a etiqueta de instruções.

Isso porque, esses produtos podem causar perda de cor, portanto, teste primeiro em um local discreto.

Além disso, não deixe que esses produtos permaneçam no tecido por mais de um minuto antes de enxaguar bem com água em abundância.

Mancha de beterraba - removendo

Como remover mancha de beterraba de tapetes e estofados?

Remova todo o resíduo de beterraba possível com um aspirador ou uma toalha úmida.

Então, misture 1 colher de chá de detergente líquido em um copo com água.

Em seguida, aplique uma pequena quantidade da mistura na mancha, começando nas bordas externas e indo em direção ao centro.

Não esfregue vigorosamente, deixe essa mistura trabalhar aos poucos e suavemente.

Por fim, seque com uma toalha bem absorvente e repita conforme necessário.

Se a mancha persistir, então experimente usar água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Mas teste primeiro em um ponto discreto do tapete para descobrir se isso não vai danificá-lo.

Se não houver mudança de cor em seu teste, então despeje sobra a mancha com peróxido de hidrogênio a 3% e deixe-o descansar por um minuto.

Por fim, remova a solução de detergente ou água oxigenada restante enxugando a área alternadamente com um pano úmido e uma toalha seca.

Se você preferir usar um removedor de manchas comercial também deve funcionar. Mas, da mesma forma, teste o limpador em um pedaço de tapete que fica escondido.

Então, siga as instruções do produto cuidadosamente. Aplique uma pequena quantidade do limpador em um pano (não use panos que possam soltar cor) e trabalhe suavemente, das bordas para o centro.

Por fim, seque, não esfregue, pode ser necessário repetir isso várias vezes para remover a mancha.

Depois que a mancha desaparecer, enxugue a área alternadamente com água limpa e uma toalha seca para remover qualquer produto restante.

Conclusão

Não espere a mancha de beterraba secar, sempre que possível tente removê-la assim que acontecer.

Mas é importante que você saiba que alguns tecidos e cores podem reagir de maneira diferente ao tratamento de manchas.

Portanto, sempre verifique as instruções de cuidado do tecido antes de tentar remover uma mancha e faça um teste em uma área discreta do tecido para evitar danos ou descoloração.

Mancha de beterraba - toalha manchada


Leia também:
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Como tirar mancha de caneta esferográfica em tecido
Mancha de vinho em tecido, como remover?
Como tirar mancha de café em tecido?
Alho: como descascar e como conservar?
Por que lavar roupas novas antes de usar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *