Suco de beterraba: benefícios e malefícios

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

suco de beterraba - capa

O suco de beterraba é mais um dos alimentos queridinhos do momento, e realmente ele é excelente para a saúde, mas saiba que seu consumo também pode trazer malefícios.

Primeiramente é preciso esclarecer que, em geral, consumir muito de qualquer coisa é prejudicial.

Portanto, nesse artigo vamos procurar orientar sobre os benefícios do suco de beterraba, assim como, alertar para os possíveis malefícios.

Por que devemos ter cuidados com o suco de beterraba?

Acreditar e copiar modismos alimentares nem sempre é uma boa ideia. Por exemplo, a beterraba é rica em betaína e oxalato, por isso seu consumo pode agravar problemas renais existentes ou dar origem a novos. Portanto, é preciso ser muito cauteloso se você tiver problemas com cálculos renais.

Além disso, a beterraba tem uma boa quantidade de ferro, magnésio, cobre e fósforo. Sendo assim, consumir muito suco de beterraba pode aumentar o nível desses metais e fazer com que se acumulem no fígado. Isso prejudicará o fígado e o pâncreas, algumas vezes irreversivelmente.

Outro exemplo? A beterraba é muito saudável para quem tem baixos níveis de ferro e pressão alta. No entanto, pessoas com baixa pressão arterial, baixo teor de cálcio, altos depósitos de ferro no corpo e grávidas ou tentando engravidar devem consultar seu médico antes de adicionar suco de beterraba às suas dietas.

Benefícios do suco de beterraba

Há pesquisas que mostram que beber suco de beterraba pode beneficiar sua saúde. Listaremos abaixo os principais benefícios comprovados pela ciência.

Baixar a pressão arterial

Suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial. Pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam 250 mililitros de suco de beterraba diariamente tiveram redução na pressão arterial sistólica e diastólica.

Acredita-se que os nitratos, compostos do suco de beterraba que se convertem em óxido nítrico no sangue e ajudam a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos, sejam a causa.

Aumentar a resistência física

De acordo com um estudo, beber suco de beterraba aumenta os níveis de nitrato no plasma e, portanto, aumenta o desempenho físico.

Nesse estudo, ciclistas que beberam 2 xícaras de suco de beterraba diariamente melhoraram seu desempenho em um percurso de 10 quilômetros em aproximadamente 12 segundos. Ao mesmo tempo, eles também reduziram sua produção máxima de oxigênio.

Melhorar a força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca

Os resultados de outro estudo sugerem outros benefícios oferecidos pelos nitratos no suco de beterraba. O estudo mostrou que pessoas com insuficiência cardíaca tiveram um aumento de 13% na força muscular 2 horas depois de bebê-lo.

Retardar a progressão da demência

De acordo com um estudo, os nitratos ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas idosas e, portanto, ajudar a retardar o declínio cognitivo.

Depois que os participantes consumiram uma dieta rica em nitrato que incluía suco de beterraba, suas ressonâncias magnéticas cerebrais mostraram aumento do fluxo sanguíneo nos lobos frontais. Os lobos frontais estão associados ao pensamento cognitivo e ao comportamento.

Ajudar a manter o peso

O suco de beterraba é baixo em calorias e praticamente não tem gordura, portanto, é uma ótima opção para um smoothie matinal.

Prevenir o câncer

A cor da beterraba provém de betalaínas, que são antioxidantes solúveis em água. De acordo com um estudo, as betalaínas têm a propriedade de prevenir alguns tipos de células cancerígenas.

Acredita-se que as betalaínas sejam eliminadores de radicais livres que ajudam a encontrar e destruir células instáveis no corpo.

Excelente fonte de minerais e vitaminas

A beterraba é uma boa fonte de potássio, um mineral e eletrólito que ajuda os nervos e os músculos a funcionarem adequadamente.

Quando os níveis de potássio ficam muito baixos, podem ocorrer fadiga, fraqueza e cãibras musculares. Além disso, potássio muito baixo pode levar a ritmos cardíacos anormais com risco de vida.

Além do potássio, a beterraba também é rica em ferro, magnésio, manganês, sódio, zinco, cobre e selênio.

Por fim, é rico em folato, que é uma vitamina B e que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como espinha bífida e anencefalia. Também pode diminuir o risco de nascer um bebê prematuro.

Melhorar a saúde do fígado

A beterraba combate doenças hepáticas. Elas acontecem quando o fígado fica sobrecarregado devido a fatores como uma dieta pobre, consumo excessivo de álcool, exposição a substâncias tóxicas e estilo de vida sedentário.

A betaína ajuda a prevenir ou reduzir os depósitos de gordura no fígado, assim como ajuda a proteger o fígado de toxinas.

Reduzir o colesterol

Um estudo de feito com cobaias descobriu que o extrato de beterraba reduziu o colesterol total e os triglicerídeos e aumentou o HDL, ou colesterol “bom”. Também reduziu o estresse oxidativo no fígado.

Os pesquisadores acreditam que o potencial de redução do colesterol da beterraba é provavelmente devido aos seus fitonutrientes, como os flavonoides.

suco de beterraba - mulher bebendo

Malefícios do suco de beterraba

Como você pôde ver acima, a beterraba é uma fonte poderosa de várias substâncias benéficas para nosso organismo. No entanto, como você também pôde ver, ela é potencialmente perigosa para pessoas que têm algumas doenças crônicas. Além disso, em doa forma geral, tudo o que é consumido em grande quantidade traz malefícios.

Portanto, o que muitas pessoas não sabem, é que o suco de beterraba tem vários efeitos colaterais que podem fazer mais mal do que bem para a pessoa média se consumido sem precaução.

A seguir, listaremos alguns desses malefícios.

Provocar cálculos renais

Os altos níveis de betaína e oxalato na beterraba podem agravar problemas renais existentes ou dar origem a novos cálculos. Portanto, as pessoas que têm cálculos renais devem evitar a todo custo consumir suco de beterraba.

Mesmo as pessoas com rins frágeis devem consultar seu médico antes de adicionar beterraba à sua dieta diária.

Paralisar temporariamente as cordas vocais

Consumir suco de beterraba diretamente ou de forma concentrada pode levar a uma paralisia temporária das cordas vocais.

Embora a palavra temporária possa parecer uma condição que não seja grave, não é tão simples quanto parece, especialmente quando realmente acontece. Isso porque uma paralisia das cordas vocais pode deixar a pessoa inquieta e ansiosa. Também há casos de ataques de pânico devido a essa condição.

No entanto, isso pode ser evitado, consumindo-o de forma diluída ou misturado com outros vegetais e frutas. Apenas o suco concentrado de beterraba pode criar esta situação.

Causar beetúria

Beetúria é a condição de vermelhidão da urina (e em alguns casos nas fezes) devido ao consumo excessivo de suco de beterraba. A urina (ou fezes) pode aparecer completamente vermelha, o que pode dar a sensação de que o sangue está sendo liberado com ela ou pode ser rosa claro.

Embora essa não seja uma doença, mas definitivamente é algo que pode ter um efeito alarmante em alguém que não conhece sua causa. Isso porque apenas o fato de sua urina estar cheia de sangue pode ser suficiente para causar um ataque de pânico em muitas pessoas. Em especial pessoas saudáveis que de repente enxergam sua urina ou fezes vermelhas.

Causar deficiência de cálcio

Várias pesquisas sugerem que beber suco de beterraba pode levar a uma redução nos níveis de cálcio no corpo humano.

Portanto, o esse suco pode ter um impacto negativo nos ossos. Especialmente para mulheres que começam a relatar baixos níveis de cálcio após os 30 anos. Assim como a geração mais velha, que já apresenta estruturas ósseas fracas e várias doenças de deficiência de cálcio e, portanto, pode ser motivo de preocupação.

Aumentar demais os níveis de minerais

Por ser rico em várias substâncias, o suco de beterraba pode aumentar os níveis acumulados de minerais como cobre, ferro, magnésio e fósforo no corpo.

Assim como, pode levar à hemocromatose, que é o acúmulo excessivo de ferro no corpo humano.

Causar febre

Os antioxidantes da beterraba levam a um processo chamado desintoxicação, que é a eliminação das toxinas do corpo.

A desintoxicação também é a última moda na internet, com várias celebridades postando sobre isso. No entanto, se consumida em grande quantidade, a desintoxicação repentina causada pela beterraba pode ocasionalmente levar a febre leve e outros sintomas semelhantes aos da gripe.

Com menos frequência, mas muitas pessoas também se sentiram desidratadas devido à desintoxicação excessiva.

suco de beterraba

Baixar demais a pressão arterial

Embora seja um alimento muito útil quem tem pressão alta, o mesmo não pode ser dito para quem tem pressão baixa.

A beterraba é conhecida por ajudar a baixar a pressão arterial e, portanto, pode ser perigosa para aqueles com pressão arterial baixa.

Sendo assim, se sua pressão arterial é regularmente baixa, não deve exagerar no suco de beterraba que você está consumindo. Além disso, evite o consumo regular de suco de beterraba se você foi diagnosticado com problemas de pressão arterial baixa.

Prejudicar a saúde do fígado

A beterraba tem uma quantidade razoável de ferro, magnésio, cobre e fósforo. Consumir muito suco de beterraba pode aumentar o nível dessas substâncias e fazer com que se acumulem no fígado. Isso prejudicará o fígado e o pâncreas, que também podem ser irreversíveis às vezes.

Provocar dores de estômago

Para pessoas com estômago sensível, que enfrentam altos e baixos em um nível regular, o consumo de beterraba em quantidade maior do que o normal não é recomendada.

Isso porque consumir beterraba em demasia pode causar flatulência, cólicas, inchaço, constipação e diarreia.

Portanto, pessoas com doenças gastrointestinais ou movimentos intestinais fracos devem evitar consumir beterraba em grandes quantidades. Em casos mais graves, interromper totalmente o seu consumo.

Causar erupções cutâneas

Muitas pessoas relatam alergias a vegetais de raiz, e o mesmo acontece com a beterraba. Embora não seja tão comum, a condição pode levar à irritação da pele, juntamente com febre baixa e calafrios.

Pode parecer um sintoma de gripe comum, mas se você perceber que está acontecendo após o consumo da beterraba, experimente retirá-la da sua alimentação.


Leia também:
Mel, benefícios e malefícios!
Benefícios da amora para a saúde
Benefícios do chá de lavanda
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Malefícios do amendoim
Qual a validade do exame toxicológico: aspectos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *