Por que lavar roupas novas antes de usar?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Por que lavar roupas novas antes de usar - capa

Você sabe que sempre deve lavar as roupas novas antes de usá-las? Isso mesmo, a maioria das pessoas usa sem lavar a primeira vez, mas isso pode ser um problema.

Portanto, se você costuma usar roupas novas antes de lavá-las, reveja esse hábito. Segundo especialistas, nunca devemos usar roupas novas sem lavá-las primeiro.

Descubra porque você deve lavar as roupas novas

Embora possa ser difícil resistir à ótima sensação de usar roupas novas sem lavar, é recomendável que qualquer roupa que entre em contato direto com a pele seja lavada antes de usar. Principalmente roupas íntimas e camisetas.

Vamos listar a seguir alguns dos principais motivos pelos quais você deve adotar o hábito de lavá-las.

Roupas novas podem abrigar patógenos ou germes

Durante o processo de fabricação, as roupas provavelmente vão entrar em contato com várias pessoas e superfícies, incluindo poeira, sujeira, germes e bactérias.

Antes mesmo das roupas serem fabricadas, seu tecido – geralmente em rolos – circula por diversos locais e, muitas vezes, sem proteção. Depois que as roupas são fabricadas, elas são embaladas, ou não, e enviadas de um lugar para outro por meio de vários meios de transporte antes de chegarem à loja.

Nesses processos, sua nova peça de roupa pode ter entrado em contato com patógenos e germes ao longo do caminho. Embora você não consiga ver esses organismos microscópicos, isso não significa que eles não estejam presos ao tecido.

Além disso, várias pessoas – compradores e vendedores – podem ter manuseado essa peça na loja antes de você comprá-la.

Por fim, é possível que que você já tenha visto imagens de fábricas de roupas com ambientes em condições precárias que nos chegam de outras partes do mundo. Então, grande parte da roupa que compramos provém dessas fábricas.

Por que lavar roupas novas antes de usar - roupa em arara

Roupas novas podem conter bactérias persistentes

Isso é mais raro de acontecer, mas como você pôde ver acima, antes de chegar até você uma roupa pode ter passado por dezenas de mãos.

Além disso, dependendo de quanto tempo as roupas ficaram na loja e de quantas pessoas as experimentaram, é possível que as bactérias permaneçam nas fibras e sejam transferidas de uma pessoa para outra através do tecido.

Roupas novas costumam conter substâncias químicas

Tente lembrar, talvez você já tenha sentido um coceira no corpo após usar uma roupa nova.

Muitos fabricantes incluem acabamentos químicos nas roupas para melhorar sua textura e reduzir as rugas. No entanto, essas substâncias podem irritar pessoas com a pele sensível.

Isso mesmo, é preciso remover essas substâncias químicas. As roupas novas geralmente passam por processos como tingimento, acabamento e aplicação de produtos químicos para melhorar a aparência e a durabilidade.

Essas substâncias químicas são corantes, alvejantes e amaciantes, que, além de poder irritar a pele sensível, podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Mas erupções alérgicas não são o único problema de saúde associado a produtos químicos adicionados às roupas, segundo um estudo feito na Universidade de Estocolmo, Suécia.

Nesse estudo, os pesquisadores testaram 31 amostras de roupas compradas em lojas de varejo e que eram “de cores variadas, assim como material, marca, país de fabricação e preço, e destinadas a um mercado amplo”. Eles encontraram um tipo de composto químico chamado “quinolina” (ou um de seus derivados) em 29 das 31 amostras, e os níveis desse produto químico tendiam a ser especialmente altos em roupas de poliéster.

Adiciona-se a quinolina por ela conter propriedades antimaláricas, antimicrobianas, antitumorais, antifúngicos, analgésicos, anti-inflamatórios. No entanto, se ela cumpre a função de nos proteger dessas doenças que poderiam ser agregadas durante o processo de manejo das roupas, ela pode causar irritação na pele.

Como o resíduo desses produtos geralmente fica suspenso sobre o tecido, ao lavar as roupas novas você vai eliminá-los.

Por que lavar roupas novas antes de usar - lavando roupa

Roupas novas podem transferir corante para a pele

Muitas vezes os fabricantes adicionam corantes aos tecidos coloridos. Esses corantes podem se transferir para a pele ou outras roupas, causando assim irritações ou manchas.

Além disso, segundo médicos dermatologistas, alguns corantes encontrados em roupas novas podem causar dermatite de contato ao entrar em contato com a pele. Esses corantes têm alérgenos que podem reagir com a pele e causar inflamação.

Essa condição se manifesta como uma erupção cutânea e irritação na pele alguns dias após o contato com o corante. Normalmente, o corante suspenso se desprende da roupa nova devido ao suor e ao atrito. Mas você pode removê-lo e reduzir sua exposição a reações alérgicas lavando roupas novas antes de vesti-las.

Roupas novas algumas vezes têm mau cheiro

Algumas roupas novas podem ter um odor desagradável pelo tempo de armazenamento e ao processo de fabricação, devido ao uso de produtos químicos ou a outros fatores.

Portanto, lavar as roupas ajuda a eliminar esses odores e deixá-las com um cheiro fresco e agradável.

Conclusão

Embora você não precise necessariamente lavar todas as roupas novas antes de usar, é uma boa prática adotar essa medida para garantir conforto, higiene e evitar possíveis reações alérgicas.

No entanto, antes de lavá-las, certifique-se de seguir as instruções na etiqueta de cuidados.

Além disso, não há muitas peças de roupa que você não deva lavar antes do primeiro uso, com exceção talvez dos casacos ou outras peças exteriores que não fiquem na sua totalidade em contato com a pele.


Leia também:
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Cuidados com roupas de couro
Aprenda a fazer spray para passar roupa caseiro
Como remover pelos de roupas e estofados
Mancha de beterraba: como remover?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *