Como remover pelos de roupas e estofados

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

cachorro no sofá com mulher - remover pelos

Se você escolheu adotar um amigo peludo, então, não é preciso ser vidente para saber que você está precisando remover pelos da sua casa, não é mesmo?

Quase sempre podemos identificar um amante de animais de estimação, assim como a cor de seu animal de estimação através dos pelos grudados em suas roupas. Vamos descobrir então formas fáceis de remover esses pelos?

Como faço para remover pelos de tecidos?

Assim, o primeiro passo para reduzir o volume dos pelos de animais de estimação nas roupas e estofados é evitar que eles percam tantos pelos. Então, uma boa opção para fazer isso é com uma luva para remover pelos soltos. Além disso, na escolha do seu amiguinho peludo, você pode optar por raças menos propensas a perder pelos.

Contudo, você sabe que não importa o quão diligente você seja nesse cuidado, os pelos do seu animal de estimação continuarão caindo. Assim, quaisquer tecidos que tenham textura ou aderência estática (fibras sintéticas) acabarão tendo pelos sobre eles. No entanto, agora vamos te ensinar algumas maneiras de diminuir esse volume.

As fibras sintéticas com muita energia estática acumulada são as campeãs de aderência de pelos, então, se você for usar uma roupa sintética, esfregue um metal nela. Dessa forma, você vai reduzir muito essa energia. Então, vai parar de grudar pelos nessa roupa? Não, mas vai diminuir significativamente o volume.

Luvas de borracha e fita adesiva são eficientes

Para remover os pelos sobre os tecidos você tem várias opções, por exemplo, uma luva de borracha, rolo com cola tira pelos, fita adesiva, esponja, pano de microfibra, ou até mesmo uma escova.

Se você for usar uma luva de borracha (luva de látex para limpeza), então passe-a sobre o tecido sempre em uma única direção. É inacreditável como pode ser tão simples, os pelos irão se juntando e formarão uma bola.

Além disso, se você costuma usar os rolo com cola e estiver sem em casa, uma boa alternativa para remover pelos é fita adesiva. Para isso, enrole uma fita adesiva na sua mão ou em um outro objeto, com o lado adesivo para fora, vai funcionar muito bem.

Para roupas de lã com pelos, use um vaporizador de roupas ou pendure-as em um banheiro com vapor antes de usar um dos processos acima. Dessa forma, a umidade ajudará as fibras a relaxar e liberar os pelos, facilitando a escovação.

Como remover pelos de estofados

Para remover pelos de estofados, comece com um aspirador. Mas, esvazie bem o saco do aspirador antes de começar e repita isso com frequência em caso de haver muitos pelos. Dessa forma, você vai garantir que o aspirador mantenha o máximo de sucção possível.

Então, depois que você retirar a maior parte dos pelos, use as mesmas técnicas usadas em roupas para os pelos remanescentes. Ou seja, escove o estofamento com uma luva de borracha, rolo com cola tira pelos, fita adesiva, esponja, pano de microfibra ou até mesmo uma escova.

cachorro no sofá - como remover pelos

Como reduzir o volume de pelos espalhados pela casa

Grande parte dos pelos que caem dos animais de estimação e que depois acabam em nossas roupas e estofados vem dos móveis. Portanto, não negligencie no momento de tirar o pó.

Assim como, lave a roupa de cama do seu pet com frequência, pois é outro foco enorme de pelos. Então, após a lavagem, execute um ciclo de enxágue extra para garantir que esteja livre dos pelos.

Bem como, observe a lavadora depois de lavar a roupa de cama. Assim, se você observar que sobraram pelos no tambor, execute um ciclo de limpeza para limpar a máquina e esses pelos não ficarem na próxima carga de roupa.

Além disso, adicione meia xícara de vinagre branco ao ciclo de enxágue ao lavar roupas com muitos pelos de animais. O vinagre além de ser um ótimo bactericida, ainda ajudará as fibras do tecido a relaxar e, assim, soltar os pelos mais facilmente.

Por fim, uma última dica, nunca sobrecarregue a lavadora, isso vale para qualquer situação, mas principalmente para o caso de roupas com muitos pelos. Isso porque, as roupas precisam de espaço para se moverem livremente na água para que os pelos possam se soltar e serem levados pela água.


Leia também:
Como evitar que a tábua de corte escorregue
É recomendável usar xampu humano em nossos cães? E qual a maneira mais adequada para banhá-los?
Simbolismo das cores dos gatos
Como limpar o ventilador
Calos de apoio em cães são um problema?
Como tirar bolinhas das roupas
Descobrindo o melhor aspirador robô

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *