Como limpar o ventilador

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

crianças na frente do ventilador

Você sabia que limpar o ventilador é muito importante? Poucas coisas são mais refrescantes do que uma brisa fresca em um dia sufocante de verão, não é mesmo? Mas, nem sempre podemos contar com a natureza para trazer essa brisa. Portanto, os ventiladores assumem esse papel muito bem.

No entanto, precisamos tomar cuidado para que o ventilador não afete nossa saúde. Isso porque, mesmo com todo o do ar que circula pelas pás dos ventiladores, eles sempre acabam acumulando poeira.

Além disso, se o ventilador estiver em uma área próxima a uma geração de gordura, ela pode se depositar nas pás e na carcaça. O vapor e a gordura no ar são um ímã para a poeira, pois pelo ventilador circula todo o ar do ambiente. Também em locais com muita geração de poeira o acúmulo dela pode ser prejudicial.

Assim, se o motor aspirar sujeira e poeira, isso pode interferir no funcionamento adequado.

Portanto, sempre que você desligar ou ligar um ventilador observe se há poeira ou outro tipo de sujeira nas pás e na carcaça. Isso porque, a frequência que você vai precisar limpar o ventilador vai depender muito do nível de poeira que eles acumulam.

Ventilador sujo traz malefícios

Mas, o maior problema de deixar um ventilador sujo não é o fato de que ele possa vir a estregar em função disso. O que acontece é que ele afeta nossa saúde, provocando crises respiratórias, sinusites e alergias.

Assim, você pode fazer uma limpeza rápida e superficial, de acordo com o acumulo de sujeira, como também uma limpeza mais profunda, pelo menos no início das estações em que vai usá-los. Além disso, se você usa espanador de pó, aproveite o momento em que estiver usando e passe também no ventilador.

limpar ventilador com um pano

Qual a melhor forma para limpar ventilador

Antes de limpar qualquer tipo de ventilador, certifique-se de ele esteja desligado da tomada ou, para ventiladores que fixos com interruptores de parede, que estejam na posição desligada.

Limpeza com secador de cabelos

Para fazer uma limpeza superficial, não é necessário desmontar o ventilador para limpar suas pás. Então, use um secador de cabelo para tirar a poeira da superfície das pás e da carcaça.

Use o secador no ar frio, pois o calor pode danificar as pás, mantenha assim a uns 5 centímetros das pás. Além disso, procure girar o ventilador para limpar a parte de trás das pás da mesma maneira.

Limpeza com aspirador de pó

Se um ventilador tiver somente poeira e não gordura, então aspire-o. Você pode usar um aspirador portátil ou até mesmo um normal, se tiver fácil acesso ao ventilador com ele. Então, conecte a ponteira com escova e passe, com cuidado, por todas as superfícies do ventilador.

Assim, aspire todo o ventilador, a carcaça, as pás, cabos elétricos, enfim, todas as partes que tenham acúmulo de poeira. Além disso, preste uma atenção extra ao acúmulo de poeira nas saídas de exaustão do motor, pois o excesso de poeira pode travá-lo e danificar o ventilador.

Limpeza com um pano úmido

Depois de aplicar uma das técnicas acima, então, se ainda houver sujeiras grudada no ventilador, retire-as com um pano úmido.

Assim, limpe a carcaça e as pás com um pano úmido e um limpador multiuso, ou um pano umedecido com uma solução de água e detergente neutro. As pás do ventilador sujas não movem o ar com eficiência, mas tome cuidado para não dobrá-las. Isso porque as pás dobradas podem vibrar quando o ventilador estiver funcionando. Contudo, não deixe entrar líquido no motor, pois isso pode causar um curto circuito.

Além disso, se o ventilador estiver manchado, retire todas as manchas com um pano e algum produto de limpeza não abrasivo.

Como fazer uma limpeza mais profunda no ventilador

Antes de desmontar um ventilador para uma limpeza completa, consulte o manual de instruções ou o site do fabricante para obter instruções. Isso porque, ao desmontar um ventilador você pode perder a garantia caso ocorra algum problema.

Além disso, se você não estiver seguro de que vai conseguir desmontar e montar novamente, talvez o melhor seja levá-lo à um assistência técnica, pois eles com certeza saberão limpar seu ventilador.

aspirar ventilador

Desmonte todos os componentes possíveis

Usando um chave apropriada, solte os parafusos que prendem a carcaça. Muitos ventiladores têm clipes que prendem a malha de arame no lugar, então remova-os também.

Caso você não consiga separar a carcaça completamente, pode ser que de alguma forma ele esteja prenso por dentro. Nesse caso, não force, porque você poderá danificar seu ventilador. Portanto, se não for possível limpar dessa forma, é melhor não arriscar.

Além disso, observe bem de onde você está retirando cada parafuso ou peça e procure manter todos os parafusos e peças pequenas em um recipiente para que não se percam.

Então remova as pás. Assim, a maioria dos ventiladores tem uma tampa que prende as pás do ventilador à carcaça do motor. Então, solte a tampa na frente e remova as pás.

Mistura para limpeza

Prepare uma mistura com 3 xícaras de água e duas colheres de chá de detergente de louça. Então, coloque em um borrifador e agite bem para misturar.

Coloque todas as partes que você quer borrifar uma pia grande ou em um tanque e pulverize bem com a mistura de detergente líquido. Espere alguns minutos para que o detergente possa agir sobre a sujeira. Em seguida, esfregue um pano limpo em todas as superfícies.

Caso você tenha conseguido separar toda a estrutura do motor, pode lavar com água em abundância. Mas, mais uma vez, não custa lembrar, não deixe entrar líquido no motor.

Enxágue bem cada componente que possa receber água e seque bem com um pano limpo. Então coloque as peças em uma área arejada para secar por pelo menos 30 minutos, assim, cada peça deve estar totalmente seca antes de remontar o ventilador.

Caso alguma parte do ventilador não seja de fácil acesso, tente limpá-la com uma escova pequena, por exemplo, uma escova de dentes, ou com um pincel macio. Use também o aspirador de pó para remover as sujeiras que você não alcançar.

Remonte o ventilador na ordem em que foi desmontado, assim, comece com a última peça retirada e recoloque-a na base do motor. Não devem sobrar peças pequenas após uma remontagem adequada.


Leia também:
Como tirar adesivos de objetos
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Como remover manchas de álcool da madeira
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Como escolher uma televisão
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
Aprenda a fazer spray para passar roupa caseiro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *