Como escolher uma televisão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como escolher uma televisão

Escolher uma televisão nova pode ser uma tarefa bastante desafiadora por causa da variedade de opções disponíveis à venda.

Atualmente, as televisões têm evoluído muito, oferecendo uma ampla variedade de recursos que podem facilitar seu uso e melhorar a experiência em assistir.

Portanto, nesse artigo iremos te passar algumas dicas importantes que podem ajudar a escolher uma televisão que atenda às suas necessidades específicas.

Dicas para escolher sua próxima televisão

Existem várias características importantes que você pode levar em consideração ao escolher uma televisão. No entanto nem todas elas serão úteis para você.

Sendo assim, a partir dos itens que compõem uma televisão que vamos listar a seguir, faça sua escolha pessoal.

Tamanho da tela

Primeiramente, certifique-se de escolher um tamanho de tela que seja adequado ao tamanho do espaço disponível e à distância entre você e a tela.

Isso porque é provável que o tamanho da tela seja o fator mais importante a ser considerado na escolha de uma televisão.

Um fator determinante para escolher o tamanho da tela é o tamanho da sala onde a televisão será usada, ou seja, ela não pode ficar desproporcional ao espaço.

Além disso, e talvez mais importante ainda, é a distância entre o sofá e a televisão. De acordo com especialistas, a distância ideal para assistir televisão deve ser de pelo menos duas vezes a largura da tela da televisão.

Mas é importante ressaltar que eles se referem à largura da tela e não às polegadas da TV. Isso porque as polegadas de uma TV são medidas na diagonal entre a ponta inferior de um lado até a ponta superior do outro lado.

Portanto, se você está procurando uma televisão para uma sala pequena, uma tela de 32 polegadas seria uma boa escolha, enquanto uma sala maior pode requerer uma tela de 55 polegadas ou mais.

Isso porque se você sentar muito perto de uma tela grande não saberá para onde olhar. Ao contrário, se sentar muito longe de uma tela pequena, perderá os detalhes da imagem.

Resolução da tela

A resolução da tela é outro fator importante a ser considerado se você valoriza a qualidade da imagem.

A resolução é a quantidade de pixels que compõem a tela, portanto quanto maior a resolução, mais nítida será a imagem.

As opções de resolução mais comuns de encontrar são 720p (HD), 1080p (Full HD), 2160p (4K) e 4320p (8K). Então, se você está procurando uma televisão para assistir a filmes e programas de TV em alta definição, uma televisão com resolução 1080p ou superior seria a melhor escolha.

No entanto, se você é um entusiasta de tecnologia e quer a melhor qualidade de imagem possível, uma televisão 4K ou 8K seria a escolha ideal.

Como escolher uma televisão - resolução

Tecnologia de tela

Existem várias tecnologias de tela disponíveis à venda, sendo que cada uma conta com vantagens e desvantagens.

As tecnologias de tela mais comuns são LCD, LED, OLED, QLED e HDR.

As televisões LCD já fornecem uma imagem nítida e brilhante. Enquanto as televisões LED são uma variação das LCD, que usam luzes de LED para fornecer iluminação de fundo.

As televisões OLED têm a capacidade de produzir imagens de alta qualidade, com cores mais vibrantes e um contraste mais nítido. Já as televisões QLED têm uma tecnologia de ponto quântico que oferece um espectro de cores mais amplo, além de um brilho mais intenso.

Por fim, a tecnologia HDR reproduz uma maior gama de cores e um maior nível de contraste, resultando assim em uma imagem mais realista.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é a quantidade de vezes por segundo em que a imagem é atualizada na tela. A taxa de atualização é medida em Hertz (Hz) e é um fator importante para quem gostam de jogar videogames ou assistir a eventos esportivos ao vivo.

Quanto maior a taxa de atualização mais suave e menos borrada fica a imagem. A maioria das televisões modernas tem uma taxa de atualização de 60Hz, no entanto algumas têm uma taxa de atualização de até 120Hz ou mais.

Qualidade de imagem

Além da resolução que referimos acima, a iluminação de fundo (backlight), o contraste, o brilho e as cores também influenciam na qualidade da imagem.

Portanto, verifique se a televisão tem outros recursos de qualidade de imagem para uma experiência de visualização agradável.

Como escolher uma televisão - família assistindo

Conectividade

A conectividade é importante para que você possa conectar sua TV a outros dispositivos, como reprodutores de Blu-ray, consoles de jogos e computadores. Verifique se a televisão tem portas HDMI, USB e outras portas de entrada e saída necessárias para a sua configuração.

Alguns televisores vêm com um sistema operacional integrado, permitindo que você acesse aplicativos e serviços de streaming de vídeo diretamente na TV. Verifique se o sistema operacional é fácil de usar e se oferece acesso aos serviços que você deseja usar.

A qualidade do áudio também é importante para. Sendo assim, certifique-se de que a TV escolhida tenha alto-falantes de qualidade ou considere a possibilidade de conectá-la a um sistema de som externo.

Veja mais detalhes sobre conectividade no item a seguir.

Recursos adicionais

As televisões modernas vêm com uma ampla variedade de recursos adicionais que podem melhorar sua experiência de visualização. Entre esses recursos adicionais é possível destacar:

Smart TV: esse recurso permite o acesso aos aplicativos e streaming de conteúdo online.

Conexão Wi-Fi: possibilita conectar a TV à internet sem fio.

Portas HDMI: recurso para conectar dispositivos externos, como players de DVD ou consoles de jogos.

USB: permite reproduzir conteúdo armazenado em dispositivos externos, como pen drives e computadores.

Tuner de TV digital: esse recurso serve para acessar canais digitais de televisão aberta.

Comandos de voz: permite que você controle a TV usando comandos de voz.

Som: uma TV pode incluir alto-falantes integrados e recursos de áudio, como por exemplo suporte a Dolby Atmos e outras tecnologias de som.

Recursos de acessibilidade: há ainda recursos como closed caption, audiodescrição e outras opções para pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Controles parentais: recurso que permite aos pais controlarem o acesso a conteúdo inadequado para crianças.

Conclusão

Enfim, essas são algumas das características mais importantes que você deve considerar ao escolher uma televisão.

No entanto, considere suas necessidades pessoais e seu orçamento ao escolher uma TV que atenda às suas necessidades.

Algumas vezes a diferença de preço não é muito significativa em uma compra parcelada, portanto também leve isso em consideração.


Leia também:
Você sabe o que significa home staging? Ele é muito importante na compra e venda de imóveis
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Lista de chá de casa nova: confira dicas para montar a sua!
Dicas de organização para ambientes pequenos
O que significa 127V e 220V?
Decoração de quartos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *