Como treinar um cachorro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Como treinar um cachorro - capa

Treinar um cachorro é um processo que em geral requer paciência, persistência e, acima de tudo, repetição. Além disso, é preciso consistência no aprendizado para que ele guarde isso para sempre.

Apesar de você amar seu amigo peludo, há momentos em que ele te deixa em má situação porque não foi treinado para se comportar da maneira correta?

Então nesse artigo vamos ensinar como você pode superar esses momentos.

No texto “10 truques fáceis para ensinar ao seu cachorro” que publicamos aqui no blog, ensinamos como, de uma forma simples, você pode ensinar seu cão.

Agora vamos detalhar melhor as técnicas de treinamento e explicar porque elas funcionam. Portanto, ao usá-las você terá mais chance de sucesso.

Entenda como seu cachorro aprende

Primeiramente o que você precisa saber é que os cães aprendem de uma forma muito parecida como as crianças. A idade mental de um cão é próxima em inteligência aos humanos de dois anos de idade.

Sendo assim, as consequências imediatas são tudo com o que eles se preocupam. Além disso, à medida em que crescem, eles começam a entender nossas palavras. Há registros de cachorros que respondem a até 250 palavras.

No entanto, saiba que todo cão responde mais ao nosso tom de voz do que às palavras que estamos dizendo.

Tipos de inteligências caninas

Existem três tipos de inteligência canina reconhecidos pela ciência:

  • Instintiva;
  • Adaptável;
  • Trabalho e obediência.

Aprendizagem instintiva é quando cão age de acordo com seus instintos, ou seja, ela é inata. A aprendizagem adaptativa é o quão bem o seu cão aprende com o ambiente e com as situações ao seu redor para resolver problemas. Por fim, trabalho e obediência são o quão bem eles aprendem as tarefas e comandos que você lhes ensina.

Mas para que seu cão seja obediente, você deve se concentrar em um treinamento que use técnicas de obediência e os comportamentos específicos que você deseja deles.

Foi comprovado que o treinamento aversivo e baseado em recompensa funciona. No entanto, se você está treinando seu cão para ser um animal de estimação amoroso, considere apenas o treinamento de obediência baseado em recompensa.

Isso porque esse método não desenvolve respostas baseadas no medo em seu cão. Na verdade, reforça seu relacionamento de amor e confiança com ele.

Recompensas de treinamento de obediência

Como treinar um cachorro - cão dando a pata

Os cães são inteligentes o suficiente para aprender os comportamentos que desejamos que eles tenham. Eles também são inteligentes o suficiente para aprender o que podem fazer.

Portanto, se você está se perguntando como treinar um cão com um comportamento específico, então saiba que um dos métodos mais eficazes é dar-lhe guloseimas, elogios ou carinho.

Mais importante ainda, a melhor recompensa para dar a ele é aquela que ele mais deseja Sendo assim, se seu cão é motivado por comida, então guloseimas podem funcionar melhor do que elogios. No entanto, se ele deseja atenção de você, o afeto pode ser a melhor recompensa.

O foco principal é dar recompensas consistentes ao seu cão pelo comportamento que você deseja, sendo assim, não recompense o comportamento que você não deseja.

Em resumo, quando seu cão realiza o comportamento esperado, ele deve receber sua recompensa. Então, se você pedir para ele se deitar e não der uma guloseima até que ele se levante, ele ficará confuso. Isso porque ele não saberá para qual comportamento foi a recompensa.

Então, qual a melhor forma de treinar um cachorro?

A seguir listaremos algumas dicas que podem ajudar no treinamento de um cão.

Estabeleça regras claras

Antes de começar a treinar o seu cão, é importante que você estabeleça regras claras para ele seguir. Por exemplo, defina onde ele pode e não pode ir na casa, onde ele deve fazer suas necessidades, quando ele pode brincar, quando deve comer, entre outras regras.

Essas regras devem ser claras e consistentes e você também não deve contrariá-las para que o cachorro saiba o que é esperado dele.

Use recompensas e elogios

Como treinar um cachorro - petisco

Conforme já mencionamos acima, uma das melhores maneiras de treinar um cachorro é usando recompensas e elogios.

Os cães são animais sociais e adoram agradar seus donos, portanto quando seu cão fizer algo certo, recompense-o com um petisco ou um elogio. Isso vai ajudá-lo a entender o que é esperado dele e incentivá-lo a continuar fazendo dessa forma.

Comece com comandos simples

Comece o treinamento do seu cão com comandos simples, como “senta”, “fica” e “vem”. Mas ensine um comando de cada vez e, quando ele dominar um, passe para o próximo. Além disso, certifique-se de repetir o comando várias vezes para que ele entenda o que é esperado dele.

Seja consistente

A consistência é essencial para treinar um cachorro. Portanto, certifique-se de que todas as pessoas envolvidas saibam as regras e comandos e sigam as mesmas instruções.

Se cada membro da família estiver dando comandos diferentes ou permitindo comportamentos diferentes, então o cachorro ficará confuso e será mais difícil para ele aprender.

Seja paciente

Esteja ciente que o treinamento de um cão pode levar tempo e requer muita paciência. Portanto, não espere que ele aprenda rapidamente e não fique frustrado se ele não estiver progredindo tão rápido quanto você gostaria.

Lembre-se de que cada cão é único e tem seu próprio ritmo de aprendizado. Além disso, com o passar do tempo você também acabará descobrindo a melhor forma de abordá-lo e recompensá-lo.

Não use punições severas

Conforme já explicamos acima, nunca use punições severas para treinar seu cachorro. Funciona, mas isso pode traumatizá-lo e prejudicar a relação que você tem com ele.

Em vez disso, use o reforço positivo e recompensas para incentivar comportamentos adequados.

Use o ambiente para treinar

Use o ambiente para treinar o seu cão. Por exemplo, se você estiver ensinando o comando “fica”, comece com ele sentado em um local quieto e sem distrações que o estimulem a levantar.

À medida que ele aprende, aumente gradualmente as distrações, como brinquedos ou outros cães, para que ele aprenda a manter o comando mesmo em situações mais desafiadoras.

Treine seu cão todos os dias

O treinamento do seu cão deve ser um processo diário e continuado. Portanto, reserve alguns minutos todos os dias para trabalhar em comandos e reforçar comportamentos adequados.

Lembre-se de que a prática e a repetição são fundamentais para que o seu cão aprenda.

Socialize o seu cão

Socializar o seu cão é importante para ajudá-lo a se tornar um animal equilibrado e feliz.

cães socializando em uma praça

A socialização de um cão é um processo que ajuda a garantir que ele seja capaz de interagir de forma positiva com pessoas, assim como outros cães e o ambiente em geral. Portanto, aqui estão algumas dicas para socializar o seu cão:

Comece cedo: é importante começar a socialização do seu cão o mais cedo possível, se possível quando ele ainda é um filhote. Isso permitirá que ele se acostume com diferentes pessoas, animais e ambientes desde cedo.

Introduza-o em diferentes ambientes: leve o seu cão a diferentes lugares, como parques, praças e ruas movimentadas. Além disso, exponha-o a diferentes sons, cheiros e objetos.

Apresente-o a outros cães: permita que o seu cão conheça outros cães de forma gradual e supervisionada. Comece com cães que você conhece e que são amigáveis, e gradualmente aumente o número de cães e a intensidade das interações.

Ensine-o a interagir de forma adequada: ensine o seu cão a interagir de forma adequada com outros cães e pessoas. Incentive-o a ser calmo e gentil, e recompense-o quando ele se comportar bem.

Socialize-o regularmente: a socialização, assim como o treinamento, não é algo que deve ser feito apenas uma vez. É importante socializar o seu cão regularmente para ajudá-lo a se adaptar a diferentes situações e ambientes.

Considere a ajuda de um treinador: se você estiver tendo dificuldades para socializar o seu cão, considere a ajuda de um treinador profissional. Ele podem fornecer orientação personalizada e ajudar a desenvolver um plano de socialização adequado para o seu cão.

Conclusão

Enfim, para treinar seu cachorro você precisa basicamente de repetição, recompensa e consistência. O aprendizado vai depender mais de você do que dele.

Então, tente aplicar o que você aprendeu nesses truques, você e seu cachorro vão adorar o resultado.


Leia também:
Prós e contras de ter um animal de estimação
Quais as raças de cachorros mais dóceis?
Que frutas cachorros podem comer?
Quanto o seu cão entende você?
Por que cachorro uiva
Gato ou cachorro? Descubra qual o mais adequado para você!

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *