10 truques fáceis para ensinar ao seu cachorro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

10 truques fáceis para ensinar ao seu cachorro

Descubra como ensinar 10 truques muito fáceis para seu cachorro, assim você vai poder exibir toda a inteligência de seu peludo para a família e amigos.

Comece pelos básicos (senta, deita, aqui, fique), então, quando ele aprender a lógica de cada truque você pode avançar para outros mais divertidos.

Além disso, ensinar seu cachorro a rolar, girar, dar a pata, entre outros, é mentalmente estimulante para ele, além de ser uma boa maneira de criar vínculos e reforçar os comandos básicos. Portanto, mesmo que você não tenha experiência, pode ensinar tanto um filhote como um cão adulto a fazer truques divertidos.

Ensine truques para seu cachorro

Se você tem um cão em casa, com certeza sabe que é essencial que ele aprenda comandos, ainda mais se você mora em um apartamento. Afinal, no momento de fazer suas necessidades ele precisa saber onde pode e onde não pode, não é mesmo? Então, se você conseguiu ensinar isso, outros truques serão ainda mais fáceis dele aprender.

Além disso, essas seções de treinamento vão melhorar sua relação com seu amigo peludo e ao mesmo tempo garantir uma diversão para ambos.

No entanto, se você não sabe como ensinar truques para o seu cachorro, então veja a seguir algumas dicas para adestrar o seu melhor amigo.

Primeiramente uma dica inicial, use sempre as mesmas palavras e gestos para cada truque, dessa forma ele não vai ficar confuso.

1. Ensine seu cachorro a beijar

Ensinar um cachorro a beijar é um dos truques mais fáceis. Embora nem todas as pessoas gostem de uma lambida molhada, esse truque é muito apreciado pela maioria das crianças.

Então, para ensiná-lo, coloque um petisco preferido dele em sua bochecha, mão, ou onde quiser receber o beijo e diga “beijo”. Mas escolha uma única palavra de comando e repita, pode ser “dar beijo”, “beijinho”, “carinho”, ou seja, escolha um comando e use sempre o mesmo para esse truque.

Pratique este truque por alguns minutos várias vezes ao dia, assim, em pouco tempo ele virá dar um grande beijo sempre que ouvir o comando. Então, elogie seu comportamento.

2. Ensine seu cachorro a sentar

O comando para o cão sentar é outro muito fácil de ensinar e serve como base para ensinar vários outros comandos. Além disso, ele funciona para acalmar cachorros agitados.

Para ensinar um cão a sentar, pegue um petisco em uma das suas mãos, então, de frente para ele, dê o comando “senta”, enquanto move a mão por cima da cabeça dele para trás. Dessa forma, ele vai sentar para acompanhar o movimento da sua mão. No momento que ele sentar dê o petisco, elogie e faça um carinho.

Mas é essencial que, enquanto ele não sentar não receba o petisco, caso contrário não fará essa associação.

3. Ensine seu cachorro a ficar

Esse comando é útil para quando você quiser que seu cão fique parado, por exemplo, não pule nas outras pessoas ou não comece a atravessar um rua sem seu comando.

Faça-o sentar, conforme você aprendeu acima, e então diga “fica”. Em seguida, com a palma de uma mão aberta na frente dele sem tocá-lo, repita “fica”, se ele permanecer sentado, elogie-o. Afaste-se um pouco, se ele te seguir, volte sempre com a mão espalmada repetindo “fica”.

Repita isso até que ele fique ao você se afastar um pouco, então retorne e presenteie-o, elogie e dê carinho. Assim, aumente gradualmente o tempo que ele precisa ficar parado e a distância que você se afasta.

ensinando o cão a ficar

4. Ensine o comando aqui

Depois que seu cão aprender a sentar e ficar, esse comando fica muito fácil de ensinar. Ou seja, repita todo o comando anterior, então, distante dele e com um petisco diga “aqui”, “vem”, ou “vamos”. Se ele correr para você entregue o petisco, dê carinho e elogie-o.

5. Ensine seu cachorro a deitar

Fique em frente do seu cachorro com um petisco e use o comando “senta”. Então, com o petisco na mão, movimente-a para baixo até chegar no chão e diga “deita”. Em seguida espere que ele coloque o focinho no local onde você botou sua mão, dessa forma ele vai deitar para alcançar o petisco.

Quando ele fizer certo, entregue o petisco, elogie-o e dê carinho. Então repita várias vezes até que ele domine bem esse novo comando.

6. Ensine seu cachorro a rastejar

Primeiramente use os truques para seu cachorro sentar e deitar. Então, com ele deitado de frente para você, em vez de dar o petisco que está na sua mão, vá se afastando dele devagar. Mas mantenha sua mão com o petisco sempre próxima do chão. Dessa forma ele vai rastejar em direção ao petisco.

Então quando você achar que ele já rastejou o suficiente, presenteie-o, elogie e faça carinho. Aumente a distância aos poucos.

7. Ensine seu cachorro a rolar

Novamente, use os truques de sentar e deitar. Assim, quando ele estiver deitado de frente para você, com um petisco na mão diga “role”, enquanto move sua mão em círculos ao redor da sua cabeça. Dessa forma, ele vai girar o focinho e sua cabeça e, em seguida o corpo vão acompanhar.

Repita até que ele role pela primeira vez, sempre repetindo o movimento e o comando, então, quando isso acontecer, dê o petisco, elogie e faça carinho.

Esse truque pode exigir um pouco mais de paciência e treino, mas depois que ele aprender vai ser incrível.

ensinando o cão a rolar

8. Ensine seu cachorro a girar

Ensinar seu cachorro a girar (ou rodar sobre si mesmo) não exige nenhum comando anterior. Então, posicione-se de frente para ele com um petisco na mão. Em seguida dê o comando “gira” e mova o petisco para trás dele até que ele se vire para alcançá-lo, quando isso acontecer, volte sua mão para sua posição inicial. Assim, quando ele começar a girar em busca do petisco, deixe-o pegá-lo, elogie e faça carinho.

Esse truque pode ficar ainda mais divertido, se você, em vez de comandar “gira”, ou “roda”, diga “direita” e “esquerda”, por exemplo. Dessa forma, movimente sua mão para um lado ou para o outro de cada vez. Assim, você surpreenderá seus amigos mostrando como seu cão sabe diferenciar esquerda e direita.

9. Ensine seu cachorro a se fingir de morto

Embora pareça, não é tão difícil ensinar um cão a se fingir de morto, ainda mais se você já o ensinou a rolar.

Para isso, use os truques para seu cachorro sentar e deitar. Então, passe a mão com o petisco bem devagar em torno do seu pescoço, como se estivesse colocando um colar nele e diga “morto”. Quando ele deitar de barriga para cima, recompense-o, faça carinho e elogie.

ensinando o cão a dar a pata

10. Ensine seu cachorro a cumprimentar

Esse truque também é muito popular e divertido, além de ser muito fácil de ensinar. Dê o comando de sentar, então mostre o petisco com a mão aberta na frente dele, na altura da boca, mas um pouco afastado. É provável que ele estique a pata em direção da sua mão, então pegue-a e diga “dá a pata”, ou “toca aqui”, dê o petisco, faça carinho e elogie.

Conclusão

Existem muitos outros truques fáceis para você ensinar para seu cachorro, com palavras de comando como passear, xixi, comida, etc. Então, depois que você descobrir a técnica de como chegar até seu cão, pode partir para truques mais avançados.


Leia também:
A casa e os animais de estimação
Como saber se meu cachorro está feliz
Onde cachorros gostam de carinho?
Como cuidar de cães idosos?
É possível afirmar que um cão é mais ou menos inteligente em função da sua raça?
Como treinar um cachorro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *