Algumas dicas para seu cão filhotinho crescer feliz e saudável

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Algumas dicas para seu cão filhotinho crescer feliz e saudável

Filhotes de cachorro são irresistivelmente fofos de se olhar e brincar, mas isso não significa que eles também não precisem de muitos cuidados e proteção!

Portanto selecionamos algumas dicas para você manter seu cãozinho de estimação feliz e saudável.

Como cuidar de um filhote de cachorro?

Sempre que adotamos um cão ainda filhote temos que ter em mente que se ele fosse um ser humano seria completamente indefeso e frágil.

Portanto, é muito importante adotarmos algumas atitudes para protegê-lo até que atinja um tempo de vida suficiente para saber se defender e lidar melhor com as situações do dia a dia, principalmente a ansiedade.

Ruído brando para combater a ansiedade

Essa dica pode parecer um hábito bobo e sem sentido de “pais caninos” que se sentem culpados, mas é muito válida e funciona: deixar uma televisão ou um rádio na peça onde ficará o seu filhote com o volume quase no mínimo vai mantê-lo calmo enquanto você estiver ausente.

Camomila para a ansiedade

Uma forma muito eficiente de manter o seu cão calmo em uma situação de estresse, como a caminho para o veterinário por exemplo, é a seguinte: pulverize o local onde ele está ou assento do seu carro com um pouco de chá de camomila.

Assim como para os humanos, o aroma do chá de camomila tem um efeito relaxante para os animais de estimação. Com isso você poderá passar mais tempo se concentrando no caminho e não no que seu cão está fazendo.

Roupas velhas para a ansiedade

Essa é uma outra forma eficiente de combater a ansiedade, então não jogue fora aquelas suas calças velhas! Coloque-as na cama do seu cão e ele ficará mais calmo e dormirá melhor, sentindo o seu cheiro por perto.

Esse truque também é útil se você estiver viajando com seu cãozinho separado de você – adicione uma peça de roupa usada que você não lavou na caixinha de transporte do seu cão e ele certamente ficará mais relaxado.

Calor para insônia

Se o seu cãozinho demorar um pouco para dormir, especialmente em uma noite fria de inverno, então use calor para deixá-lo mais confortável.

Coloque uma toalha grande na secadora de roupas por 5 a 10 minutos no máximo (ou aqueça-a com um ferro de passar), depois enrole a roupa de cama do seu cachorro na toalha aquecida.

Cães (essa dica também vale para os mais velhos) vão adorar a sensação de calor em seus músculos e, assim, se acalmarão mais rapidamente.

Óleo de coco para caspa e pele oleosa

Para eliminar a caspa canina massageie algumas colheres de sopa de óleo de coco morno no pelo do seu animal de estimação. Aguarde 15 minutos e então escove-o com cuidado.

O óleo de coco irá hidratar e esfoliar a pele do seu animal de estimação.

Você encontra óleo de coco na maioria das lojas de alimentos saudáveis e redes de supermercados.

Administrar pílulas e comprimidos com uma guloseima

Para se certificar de que seu cão realmente engolirá sua medicação em vez de deixá-la para trás em seu prato de comida ou devolver para o chão, utilize esse artifício: Corte dois pequenos pedaços de pão (pequenos mesmo), em torno de um centímetro quadrado, e espalhe neles pasta de amendoim, requeijão ou outro queijo pastoso ou patê.

Esconda a pílula dentro desse sanduíche e dê para o seu cão. Ele vai engolir tudo de uma vez só sem perceber que toou o remédio.

Use chá verde para higienizar as orelhas

Remova o acúmulo de cera nos ouvidos do seu animal de estimação com chá verde. Usando um conta-gotas, coloque várias gotas de chá à temperatura ambiente em cada orelha, massageando a base da orelha para soltar a cera.

Limpe o excesso com cotonetes ou algodão. Então, repita esse tratamento duas vezes ao dia até observar uma melhora.

Você deve consultar o seu veterinário para se certificar de que esta dica é boa para o seu amigo peludo em particular e deve interromper a utilização do chá verde se notar piora ou se a cera tiver cheiro ruim, o que pode indicar o início de uma infecção.


Leia também:
Você prepara em casa a comida do seu Pet? Então leia essas dicas importantes
A casa e os animais de estimação
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Saiba que plantas você deve evitar se tiver animais em casa
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil
Porque devo dar vermífugo para meu cão?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *