Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

raças de gatos

Conheça as diferentes raças de gatos. Você sabia, que assim como os cachorros, cada raça de gato tem comportamentos e hábitos diferentes?

Existe o mito de que gatos são todos iguais, frios, indiferentes, distantes e egoístas. Assim como, muitas pessoas afirmam que eles se apegam à casa e não ao dono.

Mas na verdade os gatos, apesar de serem animais independentes e saberem cuidar de si mesmos, também gostam de um carinho no momento certo.

Saiba tudo sobre raças de gatos

Existem várias raças diferentes de gatos, a World Cat Federation (WCF) reconhece 75 raças diferentes no mundo.

Cada país tem raças que são mais conhecidas e cada raça possui características físicas e comportamentais diferentes.

Portanto, se você pretende adotar um gato, vamos listar algumas das raças mais populares no Brasil, para desta forma você conhecer melhor cada uma delas.

Persa

A raça Persa é conhecida pela beleza de sua pelagem, longa e macia, que você deve escovar todos os dias. O seu focinho é achatado e simpático.

Além disso, os persas são muito carinhosos e adoram ficar no colo do dono sendo escovados. Eles cativam as pessoas com uma personalidade tranquila, são companheiros e fiéis.

Siamês



Os animais da raça Siamesa têm um corpo bonito, elegante, muito flexível e musculoso.

Eles apresentam pelo curto com coloração mais escura nas partes mais frias do corpo. São muito fiéis e leais ao seu dono, com quem quase sempre querem estar e pedir atenção. Acima de tudo, são uma ótima escolha para pessoas que gostam de conversar com seus animais e serem respondidos.

Mas é uma raça que mia bastante, portanto se você procura silêncio, talvez não seja ela a preferida.

Himalaio

A raça Himalaia surgiu do cruzamento de persa com siamês. Portanto, ele tem as características físicas do siamês e a pelagem longa do persa.

São mais robustos, como os persas. É um gato inteligente e simpático, não costuma miar e prefere a comodidade do sofá em vez de exercícios. Mas ele precisa tomar banho a cada quinze dias.

Maine Coon

Também conhecido como gato gigante. Afinal um representante da raça considerado de médio porte tem entre 12 e 14 kg. No entanto, apesar de sua estrutura corporal ser robusta, é um animal dócil, amigável, doce e brincalhão.

Os animais da raça Maine Coon são capazes de reconhecer palavras e ordens variadas. Adora “falar” com os humanos assim como adora água, um comportamento incomum nos felinos.

Angorá

A raça Angorá possui pelo longo, fino e sedoso. O seu nariz é achatado e podem apresentar um olho de cada cor. Contudo você precisará escová-lo toda a semana. De tamanho pequeno a médio, porte elegante e ossatura pequena.

Os gatos da raça Angorá adoram um carinho e apresentam verdadeira devoção aos “pais” humanos. Além disso, são ótimos companheiros para crianças.

Gato de Pelo Curto Brasileiro

O mais comum mesmo é o gato vira-latas, ou gato de rua ou somente gato de pelo curto brasileiro. Essa é uma mistura de várias raças e tem uma estrutura corporal harmônica. São muito resistentes e saudáveis, com temperamento independente, explorador e carinhoso.

Adoram sair para passear e por isso é importante que os tutores mantenham as vacinas em dia. Além disso, trata-se de um gato comunicativo que recebe as pessoas quando chegam de forma ansiosa ronronando e demonstrando afeto.

raças de gatos

Enfim, se você procura um gatinho aqui no Brasil, essas são as raças mais comuns. O gato comum ou vira-lata é o que existe em maior número. Frequentemente ele pode ser encontrado nas ruas, podendo ser de rua ou ser um “passeador” que tem casa. Além disso, são os mais abandonados em abrigos para animais.

Nós aconselhamos sempre que os bichanos sejam castrados para evitar super população. Assim como, você deve manter também as as vacinas sempre em dia e marcar visitas periódicas ao veterinário.

Antes de levar um animal de estimação para casa, pense bem na responsabilidade que está você assumindo. Serão muitos anos de convivência, que poderão chegar perto de 20 se o animal for bem cuidado.

Se você for adotar um gato, prepare sua casa para recebê-lo. Além disso, considere a possibilidade de ter mais de um, caso os humanos fiquem muito tempo fora de casa.


Leia também:
Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
10 passos para preparar sua casa para um filhote de gato
Gato absorve energias negativas?
Dicas de segurança de verão para os membros peludos da família
Tudo o que você precisa saber sobre toxoplasmose
Como o gato vê o ser humano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *