A casa e os animais de estimação

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

A casa e os animais de estimação

Você tem, ou pretende ter animais de estimação? Mas, e sua casa? Está preparada?


Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2015 revelou que no Brasil há mais animais de estimação do que crianças. Eles demandam cuidados e alteram a rotina das casas. Perdem pelos, precisam de local para alimentação, banheiro, isso sem falar nos estragos que as vezes fazem e que perdoamos incondicionalmente.

O segredo é escolher os materiais certos de acordo com as características e necessidades dos seus animais, além disso, uma casa adaptada aos animais domésticos também será uma casa fácil de manter para quem tem crianças ou recebe convidados.

Sua casa é adequada ao seu animal de estimação? A seguir damos algumas dicas para manter sua casa, piso, paredes e móveis em condições apropriadas para abrigá-los.

Nem todos os bichinhos de estimação trazem consigo as mesmas necessidades de cuidados, peixes e aves, por exemplo, que não circulam pela casa, não exigem cuidados especiais para com ela, mas apenas com a higiene e limpeza deles mesmos.

As dicas abaixo referem-se a animais com pelos ou que circulem sujando e danificando objetos não apropriados para seu convívio.

Além disso, a adequação de alguns itens da casa também depende da liberdade de ação que seu animal de estimação terá dentro dela.

TAPETES

Prefira tapetes em vez de carpete, os tapetes podem ser lavados, sacudidos fora de casa ou mesmo descartados facilmente em caso de danos. O tapete absorve os odores, os pelos dos animais e absorve os resíduos trazidos da rua em suas patas, da mesma forma que ocorre com nossos sapatos. Compre tapetes de baixo custo e prefira os modelos de cerdas baixas, facilita muito sua substituição e limpeza.

Tapete de sisal é uma boa escolha, caso você não tenha animal de estimação que urine fora do lugar destinado a esse fim, pois eles não podem ser molhados, nesse caso ficam manchados e com mau cheiro. Os tapetes de sisal fornecem um cenário elegante e neutro, que combina com qualquer decoração escolhida, são duráveis o suficiente para suportar o tráfego do animal de estimação e muito fáceis de limpar, basta aspirá-los.

PISOS

Pisos com superfícies duras são os mais indicados. No caso de pisos de madeira, os melhores são os pisos flutuantes, porque são mais resistentes aos riscos das unhas e são fáceis de limpar.

Para pisos frios, prefira cerâmica ou porcelanato que são os mais fáceis de limpar e não absorvem os ácidos presentes na urina ou saliva dos animais. Mármore e granito são pisos porosos e mancham mais facilmente.

ITENS FRÁGEIS

Essa é uma regra básica para quem presa os enfeites da casa. Itens frágeis e animais de estimação são inimigos naturais e não podem ser colocados em contato direto. 🙂 A batida de uma cauda ou um golpe da pata de um gato ou de um cão vai acabar causando estragos, cedo ou tarde. Procure colocar os objetos mais frágeis em locais mais altos e sobre móveis que não possam ser derrubados nos casos brincadeiras mais animadas. Além disso, gatos costumam subir em móveis e derrubar os objetos que estão sobre eles para brincar, tente fixá-los, ou deixá-los a uma distância segura das bordas. Os itens de valor inestimável devem receber uma atenção especial.

CORES DE TECIDOS

Use a cor do pelo de seu animal de estimação como inspiração na hora de escolher as cores dos tapetes e estofados dos ambientes que ele terá acesso. Se forem lisos, então priorize a mesma cor do pelo, se forem estampados, deve fazer parte da estampa o cor do pelo. Dessa forma, os pelos resistentes à limpeza se misturarão com o desenho da estampa e ficarão “camuflados”.

PORTA DE ENTRADA

Se você mora em casa e seu animal de estimação tem livre acesso a área interna e externa da casa, defina um local de entrada e saída para ele. Dê preferência para um local fácil de limpar, assim suas patas deixarão marcas somente ali, e não pela casa toda.

BRINQUEDOS

É muito importante dar ao seu cão alguma coisa para roer e mastigar, ou ele pode acabará roendo seus móveis, principalmente enquanto for filhote, pés de cadeiras são os preferidos e ficam destruídos. Prefira brinquedos de borracha, porque são mais resistentes e fáceis de lavar.

Para os gatos, os arranhadores, são ótimos para evitar que arranhem móveis e desfiem sofás, cortinas e colchas. Brinquedos pendurados e prateleiras que possam escalar vão mantê-lo ocupado.

Se você optou por outros animais de estimação que sejam roedores, então tome cuidados redobrados, mantenha-os sempre ocupados com objetos que possam roer.

PINTURA DAS PAREDE

Opte por pintar as paredes com tintas de acabamento semibrilho ou acetinado. Elas são mais fáceis de limpar do que as com acabamento fosco.

TIPOS DE TECIDOS

Esqueça o uso de seda, algodão ou veludo. Descubra as alegrias dos tecidos acquablock, que são quase indestrutíveis, resistem muito bem a manchas, mau cheiros, bactérias e patas enlameadas.

Existem também tecidos sintéticos que imitam camurça (suede) e sarja. O couro é uma boa escolha por ser fácil de limpar e ser durável, mas pode furar com unhas de cães grandes e sofre arranhões com gatos que os escolham fara afiar as unhas.

Independente do tecido escolhido para o sofá, use mantas sobre ele, elas poderão ser trocadas e lavadas periodicamente.

CUIDADOS COM A CAMA

Se o seu cão ou gato dorme com você, use sempre protetor de colchão impermeável, pois caso ocorra algum acidente, só a roupa de cama precisará ser lavada, seu colchão ficará intacto. Se você tem alergia a pelos, manter a cama livre deles é fundamental para noites de sono tranquilas.

ASPIRE A CASA REGULARMENTE

Os pelos dos animais têm um odor e contém um óleo que irá atrair a sujeira para o tecido em que eles sentam. Para evitar que isso ocorra, aspire a casa regularmente. Também prefira aspirar em vez de varrer, pois ao varrer um ambiente, os pelos flutuarão e cairão em outro lugar.

HIGIENE

Mantendo o seu animal de estimação sempre limpo, consequentemente sua casa vai ficar limpa por mais tempo. Unhas sempre aparadas não vão arranhar pisos ou estofados. Regularmente escove o pelo e dê banho em seu animal, isso vai diminuir os pelos soltos e vai evitar que eles se espalhem por toda a casa.

Além disso, procure ventilar a casa para diminuir mau cheiros, uma dica eficiente para eliminá-los são aparelhos desodorizadores, leia também nossa postagem “Por que o Desodora funciona?


Leia também:
Como acabar com o mau hálito do meu cachorro?
Cachorro tem pesadelos?
Como limpar o micro-ondas respingado
Porque devo dar vermífugo para meu cão?
Calos de apoio em cães são um problema?

Compartilhe...

2 comentários em “A casa e os animais de estimação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *