Cachorro tem pesadelos?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

cachorro tem pesadelos

Será que o cachorro tem pesadelos? Assim como nem todos os sonhos dos humanos são bons, é possível concluir que os cães também podem ter pesadelos.

No entanto, é difícil ter certeza de que isso está acontecendo. Assim, pode ser tentador acordar o cão para confortá-lo, como faríamos com uma criança, mas existem alguns riscos associados aos pesadelos caninos que você precisa saber. Além disso, você deve compartilhar esses riscos com as outras pessoas da casa para protegê-las.


Assim, se você já acordou de um sonho conturbado, sabe que pode levar algum tempo para se lembrar de onde está e com quem está. Então, assim como algumas pessoas, os cães podem reagir agressivamente à pessoa que os acorda.

Portanto, fazer isso pode ser perigoso, ainda mais para crianças. Dessa forma, a melhor coisa que você pode fazer por seu amigo peludo que você acha que está tendo um pesadelo é esperar que ele acorde, e só então confortá-lo.

Tenho como saber se o meu cachorro tem pesadelos?

Um pensamento que todos os amantes de cachorros provavelmente já tiveram pelo menos uma vez na vida é conseguir entrar na mente de seu cachorro, não é mesmo?

A maioria das pessoas concorda que poucas coisas são tão adoráveis quanto ouvir seu cachorro latir ou rosnar durante o sono. Imaginamos que eles estão perseguindo outros animais no parque ou brincando conosco em seus sonhos. Mas, como ter certeza de que o cachorro está tendo sonhos agradáveis ​​e não pesadelos?

Para esclarecer essa pergunta, primeiramente precisamos entender como funciona o sonho dos cães.

Como os cães sonham?

Os cães sonham durante o sono REM assim como nós sonhamos durante esse estágio do sono, mas os cães atingem esse estágio muito mais rápido do que nós.

Mas, o que é sono REM? O sono REM é o estágio do sono no qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Dessa forma, durante esse período os olhos movem-se muito rápido, assim como ocorrem movimentos musculares involuntários. Nessa etapa do sono a atividade cerebral é similar à quando estamos acordados, assim, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados.

Nos cães, o sono REM em geral ocorre dentro de 15 a 20 minutos após adormecerem e pode durar apenas alguns minutos (até 5 minutos). Uma pesquisa demonstrou que de fato os cães sonham. Mas, embora as pessoas possam sonhar com o desconhecido ou com o futuro, a maioria dos cientistas acredita que os cães sonham com memórias, tanto em relação a seus donos quanto em experiências passadas.

Assim, um cachorro que está tendo pesadelos pode estar sonhando com algo que não gosta ou até mesmo com algo que lhe causa ansiedade. Isso pode variar dependendo do cão, mas qualquer situação que cause estresse ou ansiedade para ele pode levar a pesadelos

Por exemplo, situações que podem levar a pesadelos podem ser corte de unhas, banho, estresse com a ida ao veterinário e muito mais. Além disso, se seu cachorro tiver sido resgatado, então, mesmo que esteja vivendo em um ambiente saudável agora, ele ainda pode sonhar com suas más experiências.

cachorro com insônia

Mas como você pode saber se seu cão está tendo um sonho ou um pesadelo?

Conforme já dissemos, ser capaz de dizer se um cachorro está tendo um sonho bom ou um pesadelo à princípio pode ser complicado, mas existem algumas diferenças sutis. Assim, quanto mais você observar seu cão enquanto ele está dormindo, mais fácil perceberá os vários sinais a serem observados.

Então, de uma forma geral, se o seu cachorro está tendo um sonho agradável, você pode ver suas patas se contraindo, assim como suas orelhas e suas pálpebras. Dessa forma, você não deve ver sinais evidentes de estresse em seu cão.

Por outro lado, os pesadelos podem fazer com que um cachorro rosne durante o sono enquanto suas patas e seus olhos se contorcem. Além disso, eles podem até uivar, lamentar, choramingar ou até mesmo latir. Se o pesadelo for estressante o suficiente, então o cão pode acordar de repente assim como nós acordamos de um pesadelo muito chocante.

O que fazer se o cachorro está tendo pesadelos

Conforme já dissemos, se você acredita que seu cão está tendo um pesadelo, é importante que você não o acorde, a menos que seja absolutamente necessário. Isso porque, ao fazer isso, você pode assustá-lo e pode até ser mordido.

Embora essa situação possa ser angustiante, lembre-se de que a maioria dos pesadelos dura apenas alguns minutos. Portanto, seu melhor amigo vai retomar um sono reparador em pouco tempo.

Se o pesadelo do seu cão durar mais do que alguns minutos, então acordá-lo é uma maneira de cessar essa condição, mas tenha cuidado ao fazê-lo. Portanto, sempre o acorde com sua voz e evite tocá-lo. Assim, você pode de uma forma inicialmente baixa, chamá-lo pelo nome e, gradualmente falar mais alto, se necessário. Tocar uma música suave ou ligar a televisão também pode despertá-lo suavemente de seu sono.

cachorro dormindo

Como tentar evitar pesadelos em seu cachorro

Embora não haja muito que você possa fazer no momento em que seu cão está tendo um pesadelo, há coisas que você pode fazer para tentar evitá-los. Os cães costumam ter pesadelos com o que lhes causa ansiedade, portanto ajudar seu cão a superar seus medos pode ajudá-lo não apenas nas horas de vigília, mas também durante o sono.

Técnicas de treinamento como dessensibilização e contracondicionamento clássico são formas de ajudar um cão a não ter pesadelos.

Dessensibilização significa expor de um modo gradual a um estímulo que provoca o comportamento indesejado. Por exemplo, se um cão odeia cortar as unhas, gradualmente expondo-o cada vez mais a ver os aparadores de unhas. Assim, pegar a pata do cão, fazer com que os aparadores apenas toquem na sua unha, são formas de dessensibilizar o cão para cortar as unhas.

O contracondicionamento clássico é um termo de treinamento que significa, em essência, mudar a resposta emocional do cão a um estímulo específico. É associar um estímulo que normalmente causaria um comportamento indesejado ou causaria estresse ao cão com uma das recompensas favoritas dele. Por exemplo, oferecer uma guloseima, um brinquedo ou um simples afago na cabeça.

Assim, você pode combinar a dessensibilização com sessões de aparador de unhas com o lanche favorito do seu cão. No entanto, se você já tentou esses métodos e não conseguiu resolver o problema, ou se acredita não ser capaz de fazê-lo, existem treinadores que podem ajudar.

Conclusão

Enfim, embora não possamos conversar com nossos cães para descobrir com o que sonham ou com o que têm pesadelos, graças à pesquisa científica, podemos dizer com segurança que eles de fato sonham e de fato têm pesadelos.

No entanto, felizmente há coisas que podemos fazer para ajudar a evitar pesadelos e garantir que eles tenham apenas sonhos agradáveis.

Portanto, se você está preocupado com os pesadelos do seu cão e não sabe como resolver, então procure o conselho de um veterinário ou treinador para descobrir como aliviar os seus medos.


Leia também:
Como saber se meu cachorro está feliz
Será que os cachorros já nascem prontos para se comunicar com as pessoas?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Como cuidar de cães idosos?
É possível afirmar que um cão é mais ou menos inteligente em função da sua raça?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *